Páginas

20 novembro 2014

Histórias e memórias...

...é o título do livro que
S a r a    M o n t e i r o
apresentou no passado dia
     15 de Novembro
na Biblioteca Municipal
.
.
Sara Monteiro nasceu em Lisboa, é professora aposentada do ensino secundário e Licenciada em Filologia Germânica pala Faculdade de Letras de Lisboa. Exerceu a sua actividade profissional durante 36 anos em Setúbal nas Escolas Preparatória de Bocage e Secundária Sebastião da Gama. Actualmente é professora de Inglês, em regime de voluntariado na Universidade Sénior de Setúbal.

A escrita e a pintura são actividades que pratica com prazer nos tempos livres.
.
Fez o Curso Secundário em Castelo Branco, no Liceu de Nun'Álvares, que terminou em Junho de 1959 integrada numa geração que incluiu os seus colegas e amigos  Daniel Proença de Carvalho e Eduardo Marçal Grilo.
.
A Sara Marques (Monteiro) no Livro de Curso de 1958/59
dos Finalistas do Liceu de Nun'Álvares
.
No passado sábado, e em simultâneo, foi inaugurada também, na mesma Sala da Biblioteca Municipal, uma Exposição de Pintura que teve a presença da Presidente da Autarquia, Dr.ª Maria das Dores Meira, que presidiu à Cerimónia que ali decorreu com grande êxito. 
Foi recebida pela autora no átrio da Biblioteca.
.
Maria das Dores Meira e Sara Monteiro
no átrio da Biblioteca
.
Um "defeito" que continua a persistir em Setúbal é a falta de coordenação que existe na marcação dos eventos culturais, já de si bastante raros. Desta vez, numa só tarde, a Sr.ª Presidente teve de estar presente em três "acontecimentos", quase marcados à mesma hora... Não é possível estabelecer um código de pontualidade nestas circunstâncias... Mesmo assim, a Dr.ª Meira  não teve pejo em pedir desculpa à autora e a todos os presentes, pelo tempo que os fez esperar...
.
Seguiu-se a inauguração da Exposição.
.
A autora e o "seu" quadro preferido.
.
A mesa da presidência,
.
A Presidente  Maria das Dores Meira, ladeada pela pela Sara Monteiro e pela Maria Lin (a minha pianista preferida...),  proferiu algumas palavras simpáticas no início da sessão.
.
Amiga de há muito tempo, a Drª Maria Lin de Sousa fez o elogio da pessoa e da artista Sara Monteiro.
Lembro-me da Maria Lin "nos idos de 70".
Era então aluna do Liceu e da Academia  de Música e Belas Artes Luísa Todi... uma pianista admirável  que agora me recordou um pormenor muito bonito passado no dia 9 de Janeiro de 1972 (numa homenagem a Luísa Todi) mas... que eu já tinha esquecido totalmente. 
Há na verdade pequenas "coisas" a que não ligamos nada... mas que marcam a vida 
dos jovens com quem lidamos no dia a dia.
.
Assistência era "maior" do que a sala. E reagiu muito bem 
a tudo quanto se disse... Não se poupou nos aplausos
O Quaresma Rosa e a esposa, a Maria Alice Ferreira, o Alberto Alves e a Antonieta Gil, aqui presentes, são a prova disso.
.
E, no final, houve flores...
oferecidas pelas netas Cloe e Zoe
.
que, aqui, deixam a avó depois de cumprida a missão...
.
.
Também elas mereceram palmas
de todos os presentes.
Um pormenor da assistência no final
deste encontro com a Cultura.

Sem comentários: