Páginas

18 novembro 2014

Anthímio de Azevedo...

... faleceu ontem, vítima de doença prolongada. Tinha 88 anos.
.
 Anthímio José de Azevedo

Surgiu pela primeira vez na televisão nos anos 1960 quando a meteorologia passou a fazer parte da programação da RTP. Tornou-se uma "vedeta do tempo". Mas Anthímio de Azevedo estava apenas a fazer o que lhe competia e não percebia o quanto estava a mudar a forma como as pessoas olhavam para o seu trabalho: "Não sei porquê, sou considerado uma das vedetas da meteorologia. Cheguei a saber que me chamavam 'o explicadinho' da meteorologia, porque explicava as coisas. Há uns anos fui passar férias ao Algarve, entrei num hotel e um dos funcionários disse-me: 'Muito gosto em vê-lo pessoalmente. Aprendi muita coisa de geografia consigo.' Já tinha sido chamado por um amigo engenheiro que me dizia o mesmo. Não me apercebia de que dava tantas explicações. Sinto-me marcado por uma diferença de tipo de apresentação, mas não tive a mínima noção de que estava a fazê-lo, fazia-o naturalmente. (cfr. "Correio da Manhã")
.
Conheci o Anthímio de Azevedo em 1975, quando ambos fazíamos parte de um grupo de Associações de Pais que acabavam de se formar por todo o país. As Associações de Pais nasceram em Portugal à sombra da liberdade de associação, em 1974. A situação de instabilidade das escolas, as sucessivas greves de professores e alunos, forçaram à intervenção dos Pais, que só então acordaram para a necessidade de participar na vida da Escola e se tornaram mediadores, pacificadores e também exigentes, quanto à resolução de problemas.
As APs nasceram por todo o país. Cedo verificaram que era preciso conjugar esforços: forma-se a Inter-Pais (74/75) e pouco depois, em Abril de 1976, realiza-se o I Encontro Nacional de Aps.
Um ano depois, em 1 de Fevereiro de 1977 meia centena de Associações de Pais forma o SNAP - Secretariado Nacional da Associações de Pais cujo objectivo era "congregar a nível nacional a actuação das Associações de Pais no exercício do direito e dever que a pais e encarregados de educação assiste de participarem na educação integral dos seus filhos e educandos".
.
Das reuniões semanais no edifício da 5 de Outubro e do contacto com o grupo de trabalho então formado, resultou um conhecimento amigo com Anthímio de Azevedo e com outros Pais e Encarregados de Educação com quem então trabalhei.
.
Hoje sinto a falta de um amigo.
.
Que descanse em paz.

Sem comentários: