Páginas

27 janeiro 2014

Vai desculpar-me...

... o filho do Dr.Evaristo Vieira. Acho que o seu Pai não se iria zangar connosco com a publicação deste "post"...
.
Recebi há pouco mais de uma semana, num email enviado pelo Dr.Manuel Guedes-Vieira, uma mensagem simpática sobre um apontamento que aqui deixei, precisamente há um ano, mas do qual só há pouco tempo tomou conhecimento.
As dúvidas com que deparei nessa altura ficaram agora desvanecidas... O filho do Dr.Evaristo, numa simpatia extrema, achou por bem dar-me as justificações pela "admiração" que, há um ano, senti ao ler um pequeno anúncio no jornal que leio todas as manhãs.

Dr.Evaristo Guedes Vieira
com os estagiários Figueira de Freitas, jjmatos, Salomé Pais 
e a DrªMagda Moscoso Botelho
(em Abril/64)
.

"Senhor Dr. João Matos,
Por mero acaso minha Mulher descobriu ontem o comentário , feito há um ano, sobre meu Pai. Fiquei sensibilizado pelas suas palavras e pelo que o comentador também escreveu. É sempre reconfortante, mesmo passados tantos anos, ir tendo ecos desta natureza. Como presumiu o "in memorian" foi da minha iniciativa - seu filho; é um hábito que pratico todos os anos, no aniversário de nascimento e no de falecimento, quer para ele quer para minha Mãe, e isso desde há bastante tempo; fazia-o utilizando o Diário de Notícias, mas agora uso o Público. Dia 26, se ler o Público, lá encontrará outro anúncio (minúsculo, de facto, mas a crise não permite mais!...). Estranha o remorso... Não é depois de 34 anos, é permanente, pois tenho plena consciência de que, muitas vezes, não fiz o que ele gostaria de me ver fazer: seguir uma carreira na área da Geografia, por exemplo, só me ter casado muitos anos depois dele nos ter deixado, e, sobretudo, nos seus últimos anos, já muito afectado pela esclerose, nem sempre ter paciência... São coisas que me pesam na consciência e sempre pesarão até ao dia em que, querendo Deus, nos voltarmos a encontrar.
Não conheço o Senhor Dr. Matos, mas as palavras que deixou sobre o meu Pai obrigaram-me a "abrir-me" e a deixar-lhe este esclarecimento.
Com os meus cordiais cumprimentos
Manuel Guedes-Vieira "
.
Voltei ontem a ter presente o "in memorian"....
.
Deixo aqui esta memória... e a muita saudade que deixou nos seus alunos... nos seus Amigos.
Talvez alguns deles possam ler estas palavras e sorrir ao recordarem o nome de um bom Professor que tiveram, no Liceu Normal de Pedro Nunes.

Sem comentários: