Páginas

31 janeiro 2014

Fiapos de tempo...

Na Biblioteca do antigo Liceu Nacional de Setúbal decorreu ontem, ao fim da tarde, a apresentação do livro "Fiapos de tempo" da autoria de Ana Maria Vilhena, ex-Professora daquele estabelecimento de ensino.
.
A obra "Fiapos de tempo"...
.
...e a autora

                                Dr.ª Ana Maria Vilhena
.
No início da sessão, a Dr.ªAna Maria Vilhena, que foi professora nesta Escola até há bem poucos anos, teceu algumas considerações sobre a metodologia seguida na procura de muitos documentos que serviram de base à construção do "enredo", sobre os locais e sobre a história onde se desenrolou aquilo que nos conta no seu livro.
. 
A autora no início da sua exposição...
...e um sector da assistência.
.
No final da sessão, decorreu uma curiosa troca de impressões entre a autora e algumas das pessoas ali presentes.

A intervenção da Dr.ª Clara Lopes
.
"Fiapos de Tempo é a crónica romanceada da vida quotidiana numa vila de província, desde o primeiro quartel do século XIX até maio de 1936. Baseada em personagens e factos reais, a narrativa é filtrada pelo olhar crítico e o falar característico de um pequeno agricultor alentejano e de sua família.

O protagonista —
Jacinto Maria — homem de maneiras rudes e espírito contestatário, foi um seguidor convicto do ideário republicano, desde os seus primórdios, e tornou-se militante sindicalista, com responsabilidades a nível regional. Perseguido pelas suas convicções e pelo seu activismo político, conheceu a dureza do cárcere durante o primeiro governo de Afonso Costa.

Pouco a pouco, confrontado com as perturbações políticas, económicas e sociais que agitaram o país ao longo dos primeiros anos da República e, posteriormente, com a ditadura do Estado Novo, tornar-se-ia um homem amargo e ressentido, frustrado nos seus sonhos revolucionários
.
A autora Ana Maria Vilhena
.
Ana Maria Vilhena Fernandes Pereira de Vilhena nasceu no antigo Congo Belga, em 1950 e radicou-se em Portugal em 1959.

Completou o ensino secundário em Santiago do Cacém, e licenciou-se em Filologia Românica, em 1974, pela Universidade Clássica de Lisboa.

Foi professora efectiva de Português e Francês e leccionou durante quarenta anos, no ensino secundário, em Portugal. Foi Leitora do Instituto Camões, em França, onde completou um Mestrado, em 1992, e um Doutoramento em Linguística, em 1996.

Sem comentários: