Páginas

11 janeiro 2012

Nos arquivos do Liceu...

Alunos e Professores do
Liceu de Setúbal
em
1916/1917

Optei por seleccionar neste trabalho apenas os nomes de algumas pessoas que conheci pessoalmente ou cujos nomes se relacionam com Amigos ainda presentes na nossa Cidade. De qualquer modo, pessoas bem conhecidas em Setúbal. E não só…

Em Outubro de 1916 era Reitor do Liceu o Dr. Manuel Nunes de Almeida, cujo nome foi perpetuado pela Comissão de Toponímia da Câmara Municipal que deu o seu nome à Praceta situada atrás do Liceu.

Havia apenas uma Turma em cada Classe, em qualquer dos cinco anos que constituíam então o Curso do Liceu.
.
Na 1ª Turma da 1ªClasse, aliás como em todas, havia um Presidente que dirigia as reuniões de Turma e um Secretário encarregado da escrituração das pautas e dos termos.
Esta turma tinha como Presidente Sebastião Tomás dos Santos recentemente chegado ao Liceu, onde tomou posse em 16 de Junho de 1916 e, tinha como Secretário, António Luis Vaz, professor antigo que tinha tomado posse em 6 de Fevereiro de 1906 e ainda permanecia como professor, no nosso Liceu, no ano lectivo de 1924/25.
Como alunos desta turma encontrámos algumas figuras que tiveram nome na nossa Cidade:
Dinorah Otelinda Catalão Batalha (a esposa do Sr. Augusto Pedrosa?)
Elisa Teodora Paninho
Humberto José Gomes
(o Pai do "Carlinhos da Rosel"?)
João José Duque de Santana
José da Costa Proença
(O Pai da Isaura Pescadinha?)
José Martins de Soveral Rodrigues (O meu Amigo Dr. Soveral)
Miguel Pereira Osório de Castro (Era Notário em Setúbal, em 1960)
Octávio Severino Prompto
.
Na 1ªTurma da 2ªClasse
O Presidente era o Dr. António Luis Vaz, já atrás mencionado e o Secretário era o Dr. António Luis Pereira de Almeida nomeado professor por Diploma de 28 de Novembro de 1914. Era Professor Auxiliar e só em 1919/20 passou a ser Efectivo.
Dos alunos desta turma, apenas podem ser reconhecidos:
Álvaro Claro Ramos que era filho do Sr. Manuel Ramos Reynaud e morava na Av. 5 de Outubro, 56 – 1º em Setúbal e
Agostinho da Silva que ainda há poucos anos estava entre nós e se mostrava até há bem pouco tempo, passeando com alguma desenvoltura, nestas ruas de Setúbal.
.
A 1ªTurma da 3ªClasse era da responsabilidade do Presidente Dr. Fernando Thomas Cavique dos Santos que, segundo os arquivos, apenas esteve no Liceu durante este ano lectivo e do Secretário Dr. Celestino Júlio Garcia Gomes que foi professor no Liceu em 1913/14 e 1916/17
Como alunos desta turma, aparecem-nos:
Álvaro Trindade Piteira (um dos proprietários do Cinema Casino Setubalense)

António Inácio Greck Torres
António Maria Duque de Santana
Fernando Gonçalves Sobrinho
Joaquim Garcia
(nunca ninguém podia estar triste ao pé do Sr. Joaquim Garcia que teve um fim de vida bem penoso e sem a alegria que esbanjou durante toda a sua vida)
José Gonçalves Sobrinho Júnior (foi funcionário do Banco de Portugal e gostava muito de utilizar a sua bicicleta no percurso diário entre a sua residência no Bairro do Liceu e a Agência do Banco, na Avenida Todi, onde sempre o conheci como funcionário)
Elina S. José Figueiredo Magalhães (tanto quanto posso recordar, por ser “memória de ouvido”, esta aluna fez uma carreira brilhante como Advogada
.

A 1ªTurma da 4ªClasse era da responsabilidade do Presidente Dr. João José Miranda nomeado professor do Liceu, por diploma de 31 de Janeiro de 1906 e se manteve até ao ano lectivo de 1927/28 sem qualquer interrupção. Tinha como Secretário o Dr. Fernando Thomas Cavique dos Santos.
Entre os alunos desta Turma encontrámos pessoas de muito destaque na vida citadina setubalense, muitos anos depois.
De entre eles, permito-me destacar o ilustre causídico Dr Manuel António da Assunção Antunes que foi Mestre e Mentor de muitos e bons Advogados que foram brilhantes na Barra dos nossos Tribunais e que fizeram o seu estágio, e colheram preciosos ensinamentos, com este antigo aluno do Liceu. Residia, ultimamente, antes de falecer, no edifício onde se situa o Restaurante Caravela, na Avenida Rodrigues Manito. Era um homem íntegro e independente que assumiu sempre de maneira frontal, a sua oposição ao regime então vigente.
António Silva Girão Calheiros
Carmina das Dores Viegas
Ema Alves das Neves
Isabel Leonarda Marques, que foi proprietária e Directora Técnica da Farmácia Marques, da rua Arronches Junqueiro, aqui em Setúbal.
Luis Silva Girão Calheiros
Virgílio Saraiva Fernandes
, o “Virgílio da Fundição”, que era pai da Nené (Rica) e do Luís Filipe Fernandes e chegou a ser Presidente do Vitória FC.
.
Da 1ªTurma da 5ªClasse foi Presidente o Reitor Manuel Nunes de Almeida que escolheu como Secretário o Dr. Fernando Thomas Cavique dos Santos
Como é natural, o número de alunos ia decrescendo da 1ª para a 5ªClasse.
Apenas dois nomes nos indicam figuras que eu conheci aqui em Setúbal:
Jaime António Aldeano de Faria, pai do José e do Jaime Forte de Faria e
Jorge Alberto Carvalho Salgado.
.
Escrito em

24.08.2007

1 comentário:

Manuel Poirier Braz disse...

Tudo o que diz do Dr. Manuel Antunes é rigorosamente verdade e merecido. Muito mais se poderia acrescentar, acerca deste tão distinto advogado, que conheci e com quem privei muitas vezes, no seu escritório da Praça de Bocage onde, por gentileza dele, era a sede do Núcleo de Intercâmbio Cultural, de que fui um dos fundadores. Um abraço, muita saúde e um bom ano.
Manuel Poirier Braz