Páginas

04 janeiro 2012

Beira Baixa - 1964 - Abril

05 de Abril
O Conselho Municipal aprovou o Relatório e Contas da Gerência,
da Câmara Municipal da Castelo Branco, de 1963.
Presidiu à Sessão o Sr.António Liberato de Oliveira, estando presentes ao vogais Srs. Armindo Gonçalves Carvalhão, Domingos de Matos Romãozinho, José Robalo, João Carlos da Costa franco Frazão, Álvaro Lourenço dos Santos, Dr.Francisco José Palmeiro, António Gomes Belo, Fernando José Dias e João Gomes Leitão.
.
05 de Abril
Novos Corpos Gerentes do Grémio da Lavoura.
Realizou-se na última 3ªfeira, na sede do Grémio da Lavoura desta cidade, a eleição dos novos Corpos Gerentes para o triénio de 1964/66 (…)
Os novos Corpos Gerentes ficam assim constituídos:
Efectivos
Presidente – João Carlos da Costa falcão Franco Frazão
Vogal – Júlio Neves Grilo
Vogal – Joaquim dos Santos Bento Boavida
.
Substitutos:
Eng.José Maria Valente
Silvério Neves Grilo
Manuel José Bidarra
.
05 de Abril
Júlio Hermano Pedro
Em plena convalescença da intervenção cirúrgica a que foi há dias submetido na Casa de Saúde das Amoreiras, em Lisboa, encontra-se em Queluz, em casa de sua filha, o nosso estimado amigo Sr.Júlio Hermano Pedro, chefe da Circunscrição dos CTT, do Distrito de Castelo Branco.
.
05 de Abril
Espanha à vista
É já a saudade a falar por nós, alunos finalistas do Liceu de Castelo Branco.
Saudade de sete anos que vão findar e, mais de perto, saudade da excursão iniciada em 17 de Março e terminada em 22 do mesmo mês.
Partimoa a cantar e cantámos atá ao fim, até quando as gargantas, já cansadas, deixavam sair as vozes roucas, numa desarmonia total.
Creio contudo que, mais tarde, já distantes de tudo o que foi o 7ºAno, chegarão aos nossos ouvidos estes acordes, afinados pela magia da recordação! Mas agora aguardemos o futuro e falemos do presente para evocar o passado.
No meio da maior camaradagem, porque houve, graças a Deus, entre nós verdadeira camaradagem e alegria sã, começámos com uns ensaios tentando “hablar”o espanhol, já que somente alguns dos que íamos visitar, poderiam entender o português.
Assim chegámos a Cáceres, a Toledo que logo nos mostrou, vaidosamente, as suas “calles” muito típicas, como que a dizer que eram únicas sobre a terra; aqui se tornou mais forte o contacto com o novo povo, os novos costumes, a nova língua.
Começou a crescer a nossa curiosidade e, sempre com óptima disposição, vimo-nos na imponente Madrid, cheia de movimento, de mil cores que vem fazer da noite o simples prolongamento do dia; na Madrid dos museus e dos palácios, do “Parque do Retiro” com o lago azulado com os barquinhos a remos que, a balancear com elegância nos convidavam a experimentá-los, ao que de boa vontade acedemos
Cada vez mais alegres, cada vez mais animados, numa euforia própria da juventude activa, era impossível conceber a ideia de que íamos deixar a nação “nuestra hermana” e,Salamanca, última cidade a visitar, começava a descortinar-se lá ao longe.
Últimas compras, últimas fotografias, últimas brincadeiras, enfim, último dia!
Instantes apenas e “adiós España salerosa2. Mais tristes, entrámos na camioneta e a terra espanhola ia ficando sempre para trás, a olhar-nos, a ver-nos, diferentes, calados. Lá ficou sem saber que foi ela a selar as boas recordações que ficavam desta longa convivência, que foi ela a aumentar esta amizade que o tempo não destruirá. Apenas adivinhar que nós íamos sentir saudade.
E hoje, nos corredores do Liceu, recorda-se, fala-se e diz-se:
“Faz hoje quinze dias, Manuela, estávamos nós em Madrid!...”
.
Maria José Beirão Rafael
(finalista)
.
05 de Abril
Na página desportiva surge uma “entrevista” com Saraiva, o treinador/jogador do Sport Benfica e Castelo Branco, conduzida pelo Arnel Afonso.
.
12 de Abril
Menina Maria João Vaz Preto Abrunhosa
Encontra-se completamente restabelecida da intervenção cirúrgica a que foi submetida com pleno êxito, na “Clínica Dr.Peixoto de Meneses”, nesta cidade, a menina Maria João Vaz Preto Abrunhosa, filha do nosso estimado amigo Dr.João Caetano Abrunhosa
.
12 de Abril
O Dr. Ulisses Pardal é o novo Director do Asilo da Infância Desvalida.
Acedendo ao pedido do Sr. Governador Civil de Castelo Branco, Dr.Simplício Barreto Magro passou a dirigir o Asilo da Infância Desvalida, o nosso prezado amigo, Sr. Dr. Ulisses Vaz Pardal.
Congratulámo-nos com o acerto havido na escolha.
.
12 de Abril
Oleiros moderniza-se.
Graças ao espírito dinâmico e empreendedor do Sr. Manuel Rodrigues David, Oleiros passou a contar, a partir do último domingo com um moderno e bem apetrechado posto abastecedor de combustíveis.
.
19 de Abril
Pró Arte
Realizou-se na Biblioteca do Liceu mais um concerto promovido pela Delegação da Pró Arte, nesta cidade, o 58º e 2º da nova temporada, constando do programa obras de Carlos Seixas, Padre Soler, Bach, Beethoven, Chopin e Challier.
Estas composições foram executadas pela pianista Maria Fernanda Vandschneider que tem os prémios da Juventude Musical Portuguesa (1ºs), Nacional Guilhermina Suggia e internacional de Santiago de Compostela e Orense (3º)
(…) Para corresponder aos aplausos quentes que recebeu Vandschneider interpretou três números extra.
Sentiu-se uma vez mais a presença da juventude, fulcro impulsionador deste concertos.
.
26 de Abril
Major Guardado Moreira
Está nesta cidade, de visita à sua família, o Sr.Major José Guardado Moreira, antigo Comandante da G.N.R. e de Caçadores 6, que há algum tempo se encontra a prestar serviço, em missão de soberania, na nossa província de Angola
.
26 de Abril
Oleiros
Oleiros, encantadora e progressiva vila beirã, carece de um jardim, dum parque infantil e dum lavadouro público.

Sem comentários: