Páginas

29 setembro 2011

Esse homem fatal e atento...

"Dr. Pinto Monteiro, olhe para Berardo & capitalismo chico-esperto"
In. "Expresso"
em 22 09 2011

O Procurado Geral da República, Dr.Pinto Monteiro

"O dr. Pinto Monteiro, esse homem fatal e atento, acha que há indícios de crime nas contas da Madeira. Pois claro, dr. Pinto Monteiro. Bater no ceguinho é uma actividade digna como outra qualquer. Mas onde andou V. Exa. quando o ex-primeiro-ministro transformou Portugal inteiro numa opaca Madeira em tamanho XXL? Onde? E, já agora, outra perguntinha: se há indícios de crime na Madeira, não existe nada nas contas e continhas e esqueminhas do BCP/CGD/Berardo/Vara? Nos nossos excelsos códigos napoleónicos, não existe uma figura, uma alínea para aplicar ao esquema entre o CGD/BCP/Berardo/Vara? Nada?
Não sabe do que estou a falar, meu caro? Não tem mal, eu refresco-lhe a memória. A CGD - o banco estatal português (isto é, meu e seu) e que deveria usar as escassas poupanças dos portugueses no fomento da nossa produção - gastou centenas de milhões de euros para financiar investidores privados para que estes tivessem a possibilidade de fazer uma OPA silenciosa sobre outro banco, o BCP. Um único indivíduo, um senhor que se veste à zorro, obteve da CGD uns míseros 360 milhões de euros para comprar quase 5% do BCP. E sabe o que é notável? Este zorro da África do Sul, o Johnny Berardo, deu como garantia à CGD as próprias acções que comprou.

Joe Berardo
Não é um esquema notável? Se as coisas corressem bem, o Johnny vendia as ações e metia o lucro no seu bolso, sem nunca arriscar um cêntimo do seu próprio dinheiro. Se tudo corresse mal, quem se lixava era a própria CGD e os contribuintes (eu e V. Exa.). Parece que a realidade optou pela segunda hipótese. Consequências deste capitalismo chico esperto? Ainda não vi nada."
.
Artigo da autoria do jornalistaHenrique Raposo

Sem comentários: