Páginas

18 maio 2011

Luisa Roberto Vaz......

"Mais tarde ou mais cedo toda a verdade é reposta no seu devido lugar… "
.
Em 13 de Agosto de 2008, publiquei aqui uma fotografia tirada no Jardim Escola João de Deus, em Castelo Branco em 1941, onde todos os alunos “posam para a posteridade”, devidamente enquadrados pelas três professoras daquela instituição.


Os alunos do Jardim Escola João de Deus em Castelo Branco - Ano de 1941


A dois passos de mim, a minha professora da Aritmética, ocupa a primeira posição na fila de trás.
Sempre a conheci com o nome de D.Maria Luisa Vaz Pinto!... Desde 1939 aquele nome viveu comigo, na minha memória.

Há uns dias, recebi uma simpática mensagem da sua filha, D.Isabel Vaz Santos, pedindo-me que rectificasse o nome da Mãe, no “post” que publiquei naquela data.
Por favor rectifique o nome da minha MÃE, professora no Jardim-Escola João de Deus, que consta no seu blogue (Maria Luísa Vaz Pinto); o verdadeiro nome é Luísa Roberto Vaz (solteira) e (dos Santos - após o casamento). Confusão originada pelo nome do irmão: padre Albano da Costa Vaz Pinto (Pinto - após o sacerdócio). Muito obrigada também por me ter proporcionado fotos da minha Mãe ainda solteira e essas eu não conhecia. Maria Isabel”

Antes de responder à D.Maria Isabel alterei o erro cometido… mas confesso a minha “frustração” ao saber, ao fim de 70 anos, que andei uma vida inteira a falar da D.Maria Luisa Vaz Pinto sem fazer a mínima ideia de que não era este o seu verdadeiro nome
Mas este erro, e a respectiva rectificação, tiveram também um aspecto que para mim foi muito positivo.

Na resposta que enviei à filha de minha primeira professora “a sério”, entendi que devia juntar, em anexo, uma foto muito antiga de um casamento que eu, a pés juntos, jurava ser o da D.Luisa Roberto Vaz, o real nome da “D.Maria Luisa” e Mãe da D.Isabel…
.
"Não me lembro de ter publicado esta outra foto que lhe envio em anexo. Penso que se trata do casamento de sua Mãe, a D. Luisa Vaz dos Santos."

A foto do casamento, uma "relíquia" para mim...


Mais uma frustração… Tratava-se sim, do casamento da tia, Amélia Vaz (Torrão), irmã da minha professora Luisa Vaz.
Ao enviar esta foto, do casamento, escrevi, em certa altura:
Penso no entanto que se trata do casamento da D. Luisa Vaz dos Santos, sua Mãe.
Também penso ter sido a minha Mãe, Maria Mendes de Matos, que era modista em Castelo Branco (na foto um pouco atrás do noivo e usando um chapéu escuro) quem fez o vestido de noiva que a D. Luisa usava neste memorável dia.
Julgo também que teria sido o meu Pai quem fez esta foto, uma vez que o não vejo ali presente.
Eu estou na primeira fila, à esquerda, e o meu irmão Olímpio, aparece muito aprumadinho, no outro extremo da primeira fila.
Não sei se conhece esta fotografia cuja data gostaria de ver rectificada, o que desde já lhe agradeço.
Fico imensamente satisfeito por ter surgido esta oportunidade de poder enviar-lhe esta relíquia que tenho guardado desde há muito, como de família se tratasse.
.
A resposta da D.Isabel não se fez esperar e vinha recheada de algumas fotos antigas e de algumas novidades, cheias de interesse para quem tem apreço por aquilo que está relacionado com tudo o se passa em Castelo Branco

A minha professora, D.Luisa Vaz, na Póvoa de Rio de Moinhos, preparada para a sua deslocação diária a Castelo Branco

A D.Luisa e a Mãe, junto do Fiat 500 que conduzia diariamente da Póvoa de Rio de Moínhos até ao Jardim Escola João de Deus, em Castelo Branco (foto obtida em 10.09.1942)

.A D. Luisa Vaz foi a segunda senhora do distrito de Castelo Branco a ter carta de condução e um carro que lhe permitia com maior facilidade a sua deslocação diária para o Jardim Escola.


.As fotos que se seguem têem um especial sabor...


A irmã D.Amélia com o marido e já com duas filhas
E aqui passo a citar a Maria Isabel, falando sobre a tia Amélia que vimos atrás, a "noiva do casamento" que eu confundia com o casamento da D.Maria Luisa Vaz:

"Esta foto mostra o casal de noivos, agora já com as duas filhas - 07/05/1948 - de saída para Angola.
O tio João, licenciado em Ciências Ultramarinas e anos mais tarde, doutorado, foi governador 24 anos (no Uíge e em Duque de Bragança)
A filha mais nova que está ao colo da mãe é a Teresa Lago, investigadora e directora do Centro de Astrofísica do Porto.
Ocupou o cargo de presidente do Conselho de Administração da Capital Europeia de Cultura 2001.
Como o mundo é pequeno... Quem nos diria que a DrªTeresa Lago tem origem aqui no nosso concelho, na freguesia da Póvoa de Rio de Moínhos??!!...


Maria Teresa Vaz Torrão Lago ( Lisboa, 18 de Janeiro de 1947) é astrónoma portuguesa fundadora e primeira directora do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (até Fevereiro de 2006).
Viveu em Angola, de 1948 a 1965.
Tirou o bacharelato em Matemática e licenciou-se em Engenharia Geográfica na Universidade do Porto, para seguir astronomia na mesma universidade.
Mais tarde partiu para Brighton, onde fez um curso no Observatório de Greenwich
. Viveu e estudou ali, tirou o mestrado e o doutoramento, regressando a Portugal em 1979.
Mais tarde foi convidada para dirigir os destinos da Porto 2001, onde para além de realizar a obra física, aprendeu muito sobre relações humanas, sobre qualidades das pessoas e do próprio Porto
.


Foi uma das 22 personalidades europeias na área das cidades escolhidas para membros fundadores do conselho científico do Conselho Europeu de Investigação (European Research Council).
É professora catedrática do Departamento de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Numa foto mais recente, a Profª Doutora Teresa Lago

Nota: Quando em 1998, eu e DrªFilomena Rodrigues criamos no LIceu de Setúbal, o Núcleo de Astronomia, tivemos oportunidade de conhecer algo da obra e da actividade da DrªTeresa Lago. Alguns dos nossos alunos, colaboradores desse Núcleo, continuaram os seus estudo no Porto, onde provavelmente também teriam sido seus alunos.

Sem comentários: