Páginas

24 abril 2011

Beira Baixa - 1963 - Abril

07/ Abril
O corpo do herói de Damão, Santiago de Carvalho, natural da nossa província foi sepultado na freguesia da Soalheira.
.
07/ Abril
Falecimento
Faleceu o sr.Dr.Lívio Lopes Ferreira, vítima de um brutal desastre na estação da C.P. de Castelo Branco. Causou a maior consternação em todo o Distrito, o brutal desastre, em consequência do qual faleceu, no passado dia 31, o sr.Dr. Lívio Lopes Ferreira, médico muito distinto e figura muito considerada em toda a Beira Baixa. (…) o brutal desastre causou a mais viva impressão, dadas as circunstâncias trágicas como ocorreu. Foi o sr.Dr.Lívio Lopes Ferreira acompanhar sua esposa srª D. Gabriela Pereira de Almeida Lopes Ferreira à estação da C.P. de Castelo Branco, a qual se dirigia a Lisboa onde ia ser submetida a uma intervenção cirúrgica e, no momento da despedida, ao descer da carruagem, com a composição já em andamento, deve ter escorregado, tendo sido apanhado pelo estribo da carruagem seguinte, pelo que foi trucidado pelo respectivo rodado que lhe decepou as pernas, causando-lhe outros graves ferimentos que lhe devem ter dado morte instantânea. Deixa o Dr.Lívio Lopes Ferreira viúva, a srª D.Gabriela Pereira de Almeida Lopes Ferreira e duas filhas do seu casamento, as sras. D.Maria da Graça Teixeira Maia, casada com o sr.Eng.Mário Pires Marques Maia, e a D.Maria de Lurdes Seabra Lopes Dias casada com o sr.Dr.José Pissarra Lopes Dias, Delegado de Saúde Adjunto, no nosso Distrito.Era irmão do sr.Higino Lopes Ferreira, comerciante na nossa cidade e cunhado dos srs. Drs. Jorge e José de Seabra, residentes no Porto.
.
07/ Abril
O sr.Ricardo Lumbrales foi vítima de um desastre de viação.
No passado dia 1, quando seguia de Coimbra a caminho de Lisboa, foi vítima de um desastre, por o veículo que conduzia ter chocado violentamente com uma camioneta, o nosso muito querido amigo e assinante, sr.Ricardo Adolfo Seguier da Costa Leite (Lumbrales), Director da Sicel. Sofreu fractura de uma perna pelo que deu entrada no Hospital da Universidade de Coimbra, onde se encontra internado.
.
14/ Abril
Cantares da Beira Baixa Marcelada (Marcha)
.
Eu venho di marcelada
Venho di colher loureiro
Lá nos campos do Castelo
Daqueli más Ramalheiro!
.
Vem di marcelada
Vem di marcelada!
.
Eu venho di marcelada
Venho di colher marcela
Lá, dos campos do Castelo
Daquela más amarela!
.
Vem di marcelada
Vem di marcelada!
.
Eu venho di marcelada
Venho di colher um cravo
Lá, nos campos do Castelo
Para dar ao namorado!
.
Vem di marcelada
Vem di marcelada!
.
Eu venho di marcelada
Venho di colher uma flori
Lá, nos campos do Castelo
Para dar ao meu amori!
.
Vem di marcelada
Vem di marcelada!
. …………….
Cancioneiro Monsantino…………….
por Eurico Sales Viana
.
14/ Abril
Sombras na Avenida!
Vai para três meses que os sete primeiros postes de iluminação da Avenida Marechal Carmona, a contar do nascente, e à direita de quem sobe, não petiscam! Há dezenas de lâmpadas eléctricas que, por essa cidade fora, não ferem luz! Resultado: sombras e desleixo… de quem? (mais uma crítica à HEAA…)
.
14/ Abril
Falecimento
Júlio Ribeiro Grilo
Na sua residência de Castelo Branco, faleceu com 85 anos, no passado dia 12, o sr.Júlio Ribeiro Grilo, natural da Sobreira Formosa, abastado proprietário que após alguna anos de estadia no Brasil, onde foi sócio fundador da empresa Grilo, Paz e Cª, e onde grangeou elevados bens e fortuna, regressou a Portugal, fixando residência em Monforte e, há alguns anos, em Castelo Branco. Era pai dos srs.João Neves Grilo, casado com a srªD.Maria do Carmo Wanderley Grilo, ausentes no Brasil, Silvério Neves Grilo, casado com a SrªD.Maria da Graça Melo Campos Neves Grilo, Júlio Neves Grilo casado com a SrªD.Maria Benedita Gorjão Maria Neves Grilo e da Srª.D.Maria Nogueira Neves Grilo, casada com o sr.Manuel Ferreira de Matos.
.
14/ Abril
Comparticipação para arruamentos urbanos. Através do Fundo do Desemprego foi concedida à Câmara Municipal de Castelo Branco, a comparticipação de 266.500$00, destinado a diversos arruamentos urbanos.
.
14/ Abril
Dr.Rui Penha
Durante a Sessão administrativa da Sociedade de Ciências Médicas – Secção de Otorinolaringologia, Audiologia e Fonologia, para eleição da respectiva direcção, foi o nosso muito estimado amigo e conterrâneo, Sr.Dr.Rui Penha, eleito para o cargo de Secretário adjunto.
.
21/ Abril
Cantares da Beira Baixa
A Margaça (modo di Balhar)
.
Eu julgava qu’a margaça
Qu’era mulher dalgum homem
Mas ela é ‘ma má erva
Nem os animais a comem.
.
Detrás do nosso Castelo
Corr’a água, nacem bredos;
Ond’istarás tu agora,
Arquinha dos meus segredos!
.
A margaça é ‘ma má erva
Ela mi pica na mão…
També a maldadi pica
Os homens no coração!
.
Anda cá si queris veri
Como é minh’álegria
Toda coberta di penas
Como anda a cotovia!
. …………….
Cancioneiro Monsantino…………….
por Eurico Sales Viana
.
21/ Abril
Dr.Henrique Mendes Carvalhão
A fim de tomar parte no IV Congresso Luso Espanhol de Cardiologia, deslocou-se à cida do Porto, onde se mantém até amanhã, o nosso muito estimado amigo e assinante, Sr.Dr.Henrique Mendes Carvalhão.
.
21/ Abril Quadro de Honra do Liceu Nacional de Castelo Branco. São os seguinte, os alunos do Liceu Nacional da Castelo Branco que, neste 2ºPeríodo, constam da Quadro de Honra daquele estabelecimento de Ensino Secundário: .....
7ºAno – Ciências José Manuel Martinho B.Marques .....
7ºAno – Letras Maria Lúcia Braga Dias .....
6ºAno Maria Arminda M de brito Clara Soares Nabais Maria Luisa Rebelo Correia Manuel Fernando P. Barata Manuel Sena da Cunha Pina Ezequiel Lopes Rafael José Alexandre Boavida Magro Beatriz Maria de Sousa Guedes .....
5ºAno António Alberto Monteiro Trindade Fernando José Moura de Brito José Manuel Romãozinho Sérgio da Silva Girão Maria José Martinho Sequeira. .....
4ºAno Amadeu de Oliveira P(eixoto) de Meneses Rui Manuel Correia de C. Taborda Ana Maria Pinheiro O.Guimarães Maria Filomena Matos Rosa .....
3ºAno Bernardino Garcia Páscoa Carlos Alberto Oliveira Joaquim Manuel Cabral P. Silva José Raínho Dias de Carvalho Maria Teresa Gil M, Silva Maria dos Santos Alves dos reis Isabel Martins Luís.
.
21/ Abril
Major José Guardado Moreira Por ter sido mobilizado para prestar serviço no Ultramar, deixou de exercer o cargo de 2ºComandante do Batalhão de Caçadores 6 e de Comandante Distrital da Legião Portuguesa, o nosso muito estimado amigo e assinante, Sr.Major José Guardado Moreira que nos enviou umj simpático ofício de despedida,
.
21/ Abril
Pedido de casamento
Pelos pais do noivo, Sr.Dr.Amadeu da Silva Leitão e sua esposa Srª.D.Maria da Luz Morais da Silva Leitão, realizou-se no passado dia 15, o pedido de casamento para seu filho Pedro de Morais da Silva Leitão, finalista do IST, da Srª.D.Maria da Graça Sanches Vaz Pardal, filha do nosso muito querido amigo e colaborador, Sr.Dr. Ulisses Vaz Pardal e de sua esposa Srª.D.Maria Amália Pestana Sanches Vaz Pardal.
.
21/ Abril
Até que enfim a subestação da Granja funciona… Segundo nos consta, já se encontra ligada à subestação da Granja, da Hidro Eléctrica do Alto Alentejo, uma zona da cidade. Diz-se também que, dentro de um mês, será feita a ligação à subestação, de toda a rede de Castelo Branco.
.
28/ Abril
A Torre e Espada foi concedida, a título póstumo ao Capitão Santiago de Carvalho.
O Chefe do Estado entregou no passada dia 24, no Palácio Nacional de Belém, à família do Capitão Saraiva de Carvalho que morreu heroicamente em defesa da Pátria, por ocasião da invasão do Estado Português da Índia, as insígnias do oficialato da Ordem Militar da Torre e Espada.
.
28/ Abril
Cantares da Beira Baixa
Senhora do Almurtão (cântico religioso)
.
Sinhora do Almurtão
Onde tendes a morada?
Na campanha da Idanha
Numa casa caleada!
.
Sinhora do Almurtão
Para lá eu vou andando.
Minha alma já lá’stá
Meu coração vai chegando!
.
Sinhora do Almurtão
Mandai sol que vai chover;
qui si molhem os vestidos Virgem,
di quem vos vem ver!
.
Sinhora do Almurtão
Qui tendes na mão aberta?
A alma duma donzela
Qui lh’a trouxeram d’oferta.
.
Sinhora do Almurtão
Quem vos deu o manto verdi
‘ma manina de Monsanto
Duma doença qui têvi!
.
Sinhora do Almurtão
Qui dais ó Vosso Manino?
Di manhã papinha doce
À noite Lête divino!
.
Sinhora do Almurtão
A vossa bênção me cubra
Tenho Mãe não tenho Pai
Sou filho duma viúva!
.
Sinhora do Almurtão
Meu coração cá vos fica
Preso ao vosso altar
Com var’i meia de fita.
.
Sinhora do Almurtão
Minhas costas vou voltari
Meu coração se vai rindo
Meus olhos vã a chorari!
. …………….
Cancioneiro Monsantino…………….
por Eurico Sales Viana
.
28/ Abril
Livro de finalistas do Liceu
Encontra-se publicado com caricaturas dos nossos muito estimados colaboradores Cruz Henriques e Vieira Lopes, o livro de Finalistas do 7ºAno, do Liceu da nossa cidade.

Sem comentários: