Páginas

05 agosto 2008

Alexandre Soljenitsin

Soljenitsin morreu no domingo passado em Moscovo. Tinha 89 anos.
Alexandre Soljenitsin

"O escritor que precipitou o princípio do colapso do comunismo soviético"
"Com um só livro, "O Arquipélago de Gulag", mudou quase de um dia para o outro a precepção da tragédia soviética e do sistema concentracionário. Faz parte daqueles escritores que são os grandes sociólogos da sua época."
.

São dois destaques do artigo de Jorge de Almeida Fernandes, no Público de hoje.

Capa da 1ªedição publicada em Portugal,
pela Bertrand, em Setembro de 1975
.
"Foi com o coração oprimido que me abstive, durante anos, de publicar este livro, já então concluído; o dever perante os vivos prevalecia sobre o dever perante os mortos. Agora, porém, que as forças de segurança do estado dele se apoderaram, nada mais me resta do que a sua publicação imediata."
A.Soljenitsin
Setembro de 1973
.
"Uma simples carta, escrita a um amigo em Janeiro de 1945, provocou a prisão do capitão de artilharia do Exército Vermelho Alexandre Soljenitsin.
Naquela carta estavam escritas algumas amargas palavras contra os privilégios existentes no seio do Exército e contra a conduta de Estaline em relação à guerra. Estaline não admitia, no entanto, qualquer espécie de crítica à sua actuação como político e como homem. Por isso, Soljenitsin vê-se condenado, sem qualquer julgamento, a oito anos de prisão e mais quatro de exílio.
Assim começou a dura vida de um jovem físico e matemático de 27 anos que acabou por abandonar as ciências puras, passando a dedicar-se apenas às lides literárias."
.
Em 1952, "Um dia na vida de Ivan Denisovitch" foi publicado na Rússia com grande êxito. Krushtchev, que continuava com a sua política de desanuviamento, permitiu que este livro fosse puvlicado, uma vez que ele iria aprofundar muitas das críticas contra Estaline. No entanto, a estrondosa venda deste livro impressionou vivamente as autoridades soviéticas que, terminado o degelo político de Krushtchev, proibiram a divulgação de todos os seus livros.
Começou então a fase de literatura clandestina: "O Primeiro Círculo", "Pavilhão dos cancerosos" e "Agosto de 1914" foram já publicados no Ocidente e difundidos na Rússia clandestinamente.
...a difusão do "Gulag", em 1974, culminou com a sua expulsão do país e a consequente retirada do direito da cidadania russa.
Assim viveu na Rússia um cidadão que dá pelo nome de Alexandre Soljenitsin, escritor e Prémio Nobel da Literatura em 1970."

Sem comentários: