Páginas

17 fevereiro 2023

Foi Agualusa ...

 ...quem o escreveu,
num texto publicado em
5 de Novembro de 2000,
no suplemento "Pública".

José Eduardo Agualusa
.
Do trabalho “Complexo de Peter Pan” que hoje se publica na Pública, respigo alguns apontamentos que penso terem sido feitos à medida...

        “Está-se jovem. É-se velho. Ou seja: depois de chegarmos a velhos, apenas nos resta a certeza de que em breve seremos ainda mais velhos”

        ... e um pouco mais adiante podemos ler:

        “Na juventude, por exemplo, tudo é transitório e o futuro, qualquer futuro, inevitavelmente precário e mesmo, por vezes, assustador. O passado, pelo contrário, costuma ser estável. A melhor coisa do passado é que está sempre lá, belo ou terrível, e lá ficará para sempre (cacos espalhados pelo chão)” - (1)
         “O passado prospera à medida que o futuro diminui. Gostaria de ser historiador. Diriam de mim, talvez: este tipo tem ainda um grande passado pela frente. E eu seria feliz.”

        E mais além:

        “No meu caso é até pior: sinto que estou a mentir quando revelo a alguém a minha idade. Não, não posso ter nascido há tantos anos... Na maior parte do tempo sou ainda um menino...”
(...)
       “Vem-me à memória uma frase de um outro autor brasileiro, Rubem Braga, ao completar 50 anos: 
“ Uma injustiça. Sem dúvida alguma. Logo comigo, que tinha tanta vocação para ser rapaz... A vocação em mim não se extinguiu. Os meninos reconhecem-me e riem-se. Sabem que sou um deles...”

        Quase no final, acrescenta em certa altura:

        “... e muitos pensam que Michael Jackson foi sempre branco. Bob Marley, a propósito, morreu em 1981, aos 36 anos. Na altura, lembro-me bem, achei que ele já tinha boa idade para morrer.”

        Como é brutal ouvir um tipo proferir estas palavras!! 
.
in. "Público"
   05.11.2000

.
NB-1
Oh! Meu Deus...
Onde é que eu já ouvi isto?!...

(Uma tareia na alma...
Faz partir um coração
Há "cacos" por todo o lado...
Não há um "caco" no chão!...)
jj

Sem comentários: