Páginas

30 setembro 2022

No "Independente"... de hoje.

.
(Este texto foi escrito no dia 25 de Julho de 1997)
.
Comprei hoje o "Independente", o que já não fazia há muitos anos. Chamou-me a atenção um artigo sobre as respostas, dadas em exames orais a nível universitário, por alguns alunos que se pensam uns grandes "craks"!
Mas fiquei emocionado ao reler A.B.Kotter, nos "Bilhetes do Colares" que, pelo visto, ainda perduram... E recordei a Quinta da Beldroega... e revi a fiel Margarida... e todos aqueles "que frequentam a Beldroega e trazem para dentro dos seus muros a informação sobre a qual eu construo a imagem deste maravilhoso país que tão generosamente me acolhe no seu seio".

E esta crónica de hoje, como sempre numa tradução de J.Fonseca, também este a recordar, termina com um bom pedaço de prosa...

" Numa esquina da Madragoa ouvi uma petiza perguntar: "
- Ó tia, o que são engenheiros?"
- São doutores, filha", veio a resposta. 

Em mentes mais desenvolvidas tende-se a associar doutores às declinações do latim e engenheiros à tábua de logaritmos..."

Ainda neste Independente, num artigo de Carlos Macedo, médico psiquiátrico em tempos ligado ao PPD, e a propósito da "vocação" escreve-se o seguinte:

"Nasce-se médico, e se assim não fosse o número de bons médicos seria igual ao número de diplomados.

... O prof. Dr.D.Tomaz de Mello Breyner em conversa com Ladislau Patrício, contou-lhe que, ao terminar o Curso de Medicina, Sousa Martins lhe dera salutares conselhos, terminando com estas palavras: "Tomaz, quando entrares de noite num Hospital e ouvires algum doente gemer, aproxima-te do seu leito, vê do que precisa o pobre enfermo e, se não tiveres mais nada para lhe dar, dá-lhe um sorriso..."

.

Estátua de Sousa Martins
no Campo Mártires da Pátria, em Lisboa
(em frente do antigo edifício da Faculdade de Medicina.

José Tomás de Sousa Martins foi um médico e professor catedrático da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, antecessora das Faculdades de Medicina de Lisboa, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Ciências Médicas da UNL - Universidade Nova de Lisboa.

Sem comentários: