Páginas

26 julho 2020

Eles foram professores do Liceu...

Maria Alcinda Coelho da Veiga Lima.

Maria Alcinda da Veiga Lima
. 
Era licenciada em História e entrou no Liceu de Stúbal no ano lectivo de 1969/70.
Em ofício recebido pelo Reitor do Liceu, datado de 27 de Setembro de 1969, informa-se que “por portaria desse dia, Maria Alcinda Coelho da Veiga Lima foi nomeada para exercer o cargo de professora de serviço eventual neste liceu, no próximo ano lectivo.” Com uma nota em destaque: “A candidata tem o prazo de 5 dias, a contar desta data, para declarar se aceita o referido cargo, pelo que, findo este prazo, deve V. Ex.ª indicar imediatamente a esta Direcção-Geral, a não-aceitação do serviço”.
Em 3 de Outubro de 1969, é recebido um telegrama da candidata, emitido na estação das Picoas, que dizia: “Aceito nomeação. Maria Alcinda Veiga Lima.”
.
Uns meses mais tarde, em 12 de Março de 1970, a Direcção Geral do Ensino Liceal informa o Reitor do Liceu:
“Em referência ao ofício dessa Reitoria lº22, nº217, de 10 do corrente, que acompanhou o requerimento em que a professora desse Liceu, Maria Alcinda Coelho da Veiga Lima, solicitou autorização para se ausentar para o estrangeiro, durante as férias da Páscoa, informo V. Ex.ª de que, por despacho de hoje, foi deferida a pretensão da requerente.
Junto remetemos a autorização, em duplicado.
A Bem da Nação
O Director Geral
Em 12 de Março de 1970(*)
.
Alcinda da Veiga Lima foi uma excelente professora que no início da década de 70 regeu a disciplina de História a par de um grupo de professoras que deixou nome na Memória do nosso Liceu: Manuela David Gomes, Regina Moreirinhas e Maria Teresa de Sousa Uva.

(*) - Este documento mostra aquilo a que estavam sujeitos os professores quando eram destacados para acompanhar os passeios que os alunos finalistas  costumavam fazer nas férias da Páscoa...

Sem comentários: