Páginas

01 março 2019

Albi Sport Clube...

Com o título "Assim nasceu o Albi Sport Clube"
li com interesse o artigo assinado por Artur Jorge,
no jornal "Reconquista", referente à passagem do 
40ºAniversário daquela instituição.
.
Ainda me lembro muito bem do "campo de ténis" situado logo à entrada dos Parque dos Loureiros, ali mesmo ao lado do enorme ecrã onde, nas noites de verão, nos deleitávamos com a passagem dos filmes naquela época tórrida que ia de Junho a Setembro… nos anos 40/50.
Ultrapassado no tempo, aquele campo de ténis tinha por vezes falta de "freguesia"...
As "pressões" sobre o melhoramento das suas instalações foram-se acumulando mas, só bastantes anos mais tarde tiveram algum sentido.
Uns anos depois, em 1979, num terreno situado na antiga quinta do Dr.Mota, e sob a bênção do Dr. Armindo Ramos, foram libertados 1,5 hectares, para um parque desportivo, área essa que foi concedida, por direito de superfície de 25 anos, ao Albi Sport.
"Tínhamos o terreno, era preciso construir. Mas não conseguíamos…" Foi o Presidente César Vila Franca quem fez avançar o projecto. "A Câmara, enquanto instituição pública não podia aceder a fundos específicos, só um clube. E lançou um repto: "Se o Albi liderasse o processo do pavilhão municipal, a autarquia fazia-lhe três courts." O Arq. Luís Grilo aceitou de imediato… E foi assim que começou o Albi. Desde logo orientado no sentido de servir a cidade.           
.
Em 21 de Fevereiro de 1979, foi fundado a Albi Sport Clube tendo como os seus primeiros órgãos sociais:
na Direcção: Luís Infante Chasqueiro (presidente), Mário Pombo, Simão Ferreira, Fernando Patrício, Júlio Peixoto, Sebastião Louro, Jorge Santos Silva e António Roberto;
Na Assembleia-Geral, o Arq. Luís Marçal Grilo (presidente), Fernando Dias de Carvalho, Nelson Meruje e António Mateus.       
No Conselho-Fiscal: Francisco Garcia (presidente), Jorge Albuquerque, Matos Pereira e Fernando Brousse.                  
.
Deixo a imagem do impulsionador dos actuais "courts" de ténis do Albi Sport Clube que foi também o seu primeiro Presidente da Assembleia Geral.
.
Arq. Luís Marçal Grilo
.
E mais deixo a sua opinião sobre a "ideia estapafúrdia", de um recente presidente do Albi Sport, ter substituído o emblema original, desta Instituição por um qualquer outro sem qualquer significado…
.
Diz Artur Jorge, jornalista de "Reconquista":
"O associado número 1 do Albi garante que não voltará a entrar nas instalações do clube enquanto o emblema original não for reposto. Luís Marçal Grilo fala de uma alteração inaceitável: "Não conheço em nenhuma parte do mundo uma colectividade que tenha rasgado o emblema. Como é possível ter acontecido no Albi? É selvagem. O emblema nasceu com o clube. Fui lá, vi um emblema que não é o do clube. Vim-me embora. Aquilo é outra coisa qualquer. O logótipo que arranjaram é uma cópia descarada e má do Open dos Estados Unidos. Uma vergonha. Noutro país caíam-nos em cima!"
Marçal Grilo saiu com alguma esperança do jantar de aniversário. "O presidente do clube disse uma coisa que me descansou: quer voltar às origens. Acho muito bem. Eu não faço lá falta mas, enquanto isso não acontecer, não entro no Albi" reiterou.
.
Cfr. Artur Jorge
"Reconquista"
28.Fev.2019

Sem comentários: