Páginas

27 dezembro 2018

Catalina Pestana...

...faleceu no passado dia 22 de Dezembro.
Tinha 72 anos.
.
Catalina Pestana nasceu a 5 de Maio de 1947. 
Viveu no Barreiro e fez o Liceu em Setúbal
antes de ir estudar Filosofia para a 
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

No ano letivo de 1961/62, Catalina Pestana 
frequentava o 3ºAno, no
Liceu Nacional de Setúbal
Foi então minha aluna na disciplina
de Ciências Naturais.
Nesse ano-letivo, foi uma boa aluna em Português, História e Ciências Naturais

Maria Catalina Batalha Pestana
com 14 anos
.
Transcrevo um breve excerto da entrevista que, em tempos, concedeu
à jornalista Felícia Cabrita, agora publicada no Jornal "i"



- Estudava onde nessa altura?
- No Liceu de Setúbal. Levantava-me às 5h30 da manhã e a minha mãe ia levar-me à paragem do autocarro, para depois apanhar o comboio e ir às aulas em Setúbal. Fui "colega" de comboio da Isabel do Carmo, mas foi o único trajecto comum.
.
- A sua descoberta de Deus dá-se quando?
- (…) Quando cheguei ao Liceu, era batizada mas mais nada. E encontrei a professora da minha vida, a mulher que mais me marcou depois da minha mãe: Joana Meira, professora de Português. Era católica, mas não foi o que ela que me ensinou que me levou a descobrir que queria conhecer melhor Deus. foi a pessoa e a sua qualidade humana. A professora que sou hoje tem muito mais a ver com aquilo  que ela era do que com o que aprendi nas faculdades. Portanto, tudo quanto ela fizesse eu queria experimentar e se ela acreditava em Deus era porque Deus era importante. Por outro lado, como o meu pai o proibira, tive a sorte de nunca ter andado na catequese no Estado Novo. Como era uma "miúda adulta", a Joana Meira não me ia dar a catequese infantil: aprendi a ler o Novo Testamento, muito mais atraente, e livrei-me das contradições do Antigo Testamento. Fis a primeira comunhão, a comunhão solene e o crisma, tudo no mesmo ano. Passado pouco tempo, era presidente da Conferência de S.Vicente de Paula no meu liceu e vice-presidente da JEC [Juventude Escolar Católica]
.
- Depois entrou na Universidade.
- Entrei na faculdade em 1967, no curso de Filosofia. Basicamente, nesse ano, andava a fazer que estudava e a fascinar-me por aquele mundo.. Depois, em 1968, passei a aluna voluntária: achei que tinha mais que fazer e ia lá só para os exames. Perdi muito, pois tinha ótimos professores. Mas sou uma mulher de muita sorte, poi, no caminho que percorri, encontrei pessoas notáveis. Com Joana Meira aprendi a ler poesia (ela tinha sido colega de Sebastião da Gama) e era ela que nos organizava para irmos ao Hospital do Outão (especializado em doenças ósseas), cantar para as crianças em recuperação.
.
A entrevista que Catalina Pestana concedeu a Felícia Cabrita, no jornal "i", é muito extensa mas é um documento que deve ser lido com atenção por muita gente.
.
in. Jornal "i", em
24 de Dezembro.
.
Catalina Pestana coordenou, entre 1990 e 1993, o Projeto Vida de Prevenção da Toxicodependência em Meio Escolar. A partir de 1998 (até 2002), passou a exercer o cargo de diretora do Plano para a Eliminação de Exploração do Trabalho Infantil. No final de 2002, Catalina Pestana foi escolhida pelo Ministério da Segurança Social e do Trabalho, liderado por Bagão Félix, para ser a provedora da Casa Pia de Lisboa. Atualmente é vice-presidente da Associação Rede de Cuidadores.

Sem comentários: