Páginas

14 abril 2014

Teresa de Sousa dixit...

...num artigo de Opinião que escreveu no "Público",
na sua Coluna de Domingo, ontem 13 de Abril 2014.
.
Teresa de Sousa
.
(…)
A que propósito e com que legitimidade Vasco Lourenço quer discursar nas cerimónias do Parlamento? Ontem admitia ao i a tentação de se candidatar às presidenciais, o que é perfeitamente legítimo. Na mesma entrevista culpa os partidos pela crise em que estamos mergulhados e admite que o seu desejo era uma democracia representativa misturada com uma boa dose de democracia de base, seja lá o que isto quer dizer. Perdeu a noção do tempo e das coisas. Continua a pensar que tem uma espécie de droit de regard sobre as decisões que o país toma. Esse estatuto não existe em democracia, onde a lei é a regra e onde a única fonte de legitimidade são os votos dos cidadãos. Será muito difícil de compreender estas verdades básicas? Assunção Esteves disse-lhe aquilo que tinha exactamente a dizer. Se dissesse o contrário é que nos deveríamos preocupar.
.
Bravo, Teresa de Sousa!
Gostei de ler...

2 comentários:

Mateus disse...

Até que enfim que alguém chama as coisas pelos seus nomes! E agora veio o empresário Henrique Neto dizer que a Presidente da AR nunca foi tida como sã da cabeça. Pois... São da cabeça é ele que tem feito grandes negociatas (não foi ele que esteve envolvido na "Operação Furacão" por se ter "esquecido" de pagar umas "massas" ao fisco?). Sãos da cabeça são todos os outros juízes reformados do Tribunal Constitucional, a começar por António Vitorino, que, em vez se irem para um cargo onde nada mais receberiam do que a própria pensão, preferem estar em administrações de empresas públicas ou para-públicas, fazer pareceres jurídicos pagos a peso de ouro, integrar gabinetes de advogados, ser consultores e até comentadores televisivos. Tudo isso dá muito mais dinheiro e causa muito menos ruído na opinião pública. A Dra. Assunção Esteves está a prestar um serviço ao país, sem qualquer compensação suplementar, quando podia estar muito sossegadinha em casa a gozar a reforma a que, tal como todos os outros juízes do TC, tem direito. Se ela não é boa da cabeça é só numa coisa: por estar na presidência da AR a aturar estes mal-agradecidos.
Ah, e do Einstein, enquanto estudante, também diziam que não era muito bom da cabeça... Medíocre, diziam os professores...

Olímpio Matos disse...

Muita gente lê e gosta de ler mas fica calada. Por mim falo ... Mas é só por estar à espera de que o conterrâneo passe à acção .
Continua a informar, por favor.
Abraço .