Páginas

20 abril 2014

O "beijo" do poeta...

... João de Deus.
.
João de Deus
.
Beijo

Beijo na face
Pede-se e dá-se:
              Dá?
Que custa um beijo?
Não tenha pejo:
              Vá! 

Um beijo é culpa,
Que se desculpa:
              Dá?
A borboleta
beija a violeta:
              Vá!

Um beijo é graça,
Que a mais não passa:
              Dá?
Teme que a tente?
É inocente...
              Vá!

Guardo o segredo,
Não tenha medo...
              Vê?
Dê-me um beijinho,
Dê de mansinho,
              Dê!
.
Como ele é doce!
Como ele trouxe
              Flor,
Paz a meu seio!
Saciar-me veio,
             Amor!

Saciar-me? louco...
Um é tão pouco,
             Flor!
Deixa, concede
Que eu mate a sede,
             Amor!

Talvez te leve
O vento em breve,
            Flor!
A vida foge
A vida é hoje
            Amor!

Guardo segredo
Não tenhas medo
            Pois!
Um mais na face,
E a mais não passe!
            Dois...

Oh! Dois? piedade!
Coisas tão boas...
            Vês?
Quantas pessoas
Tem a Trindade?
            Três!...

Três é a conta
Certinha, e justa...
            Vês?
E que te custa?
Não sejas tonta!
            Três!

Três, sim: não cuides
Que te desgraças:
             Vês?
Três são as Graças,
Três as Virtudes;
             Três

As  folhas santas
Que o lírio fecham,
             Vês?
E não o deixam
Manchar, são...quantas?
             Três!

.
João de Deus,
in "Campo de Flores"

Sem comentários: