Páginas

25 agosto 2013

“Uma lei para os amigos”…

…é o título da coluna “A semana política”
publicada ontem, no Público, pela jornalista
São José Almeida.
.
Dele publico apenas alguns excertos…
.
Num destaque, provavelmente escolhido pela Redacção, podemos ler:

“Os critérios para a escolha dos funcionários abrem a porta à arbitrariedade e ao abuso do poder.”
.
São José Almeida
.
Diz São José Lapa, em dado momento:
“O discurso do Pontal é uma crítica ao Presidente da República, que enviou a lei da mobilidade dos trabalhadores na função pública para fiscalização do Tribunal Constitucional. Isto, porque o Presidente considera que as regras da nova lei que se referem à “cessação do vínculo laboral” podem não respeitar alguns preceitos constitucionais como o de “justa causa de despedimento, o regime de direitos, liberdades e garantias e o princípio da protecção da confiança."
Esta lei do Governo pretende alterar as regras de mobilidade dos funcionários públicos para facilitar os despedimentos.
.
…e, mais à frente, para terminar o seu artigo, São José Almeida escreveu o seguinte:

“Todos ouvimos já histórias de pessoas que trabalham no Estado e que, sabendo que não podem ser despedidas, abusam no absentismo.
Todos ouvimos já falar de incompetentes que estão nos serviços.
E todos sabemos também o que é a cartelização dos serviços públicos pelos partidos políticos que aí colocam os seus militantes.
Só que, quando ingenuamente pensamos que as novas regras poderão servir a moralização e funcionar para cortar abusos, percebemos que elas vão, afinal, abrir mais espaço à protecção dos amigos e dos afilhados políticos.
Eles vão aumentar a falta de critério e o abuso. E penalizar os mais fracos, os que não têm padrinhos nem cartão partidário.

Ou seja, além das inconstitucionalidades que possam comportar, elas vão introduzir a desigualdade e o tratamento de privilégio de quem é bem visto pelo chefe.

Sem comentários: