Páginas

19 fevereiro 2013

Setubalense - 1966 - Janeiro

03 de Janeiro
Emílio Curado de Oliveira
Na sua residência, na rua da Misericórdia, 14 – 2º, faleceu na 6ªfeira (31.12.65), o conhecido farmacêutico, Sr. Emílio Curado de Oliveira, de 87 anos, viúvo, natural de Nisa  e que há cerca de 62 anos se radicou em Setúbal, onde foi prestante cidadão, elemento considerado na Classe de que fazia parte e conquistou simpatias e firmes amizades em todas as camadas sociais, tanto pela correcção do seu trato, como pela dedicação pelo seu semelhante de que deu magnânimas provas.
Militando, politicamente, entre os elementos que nesta cidade coadjuvaram o advento da República, foi vereador na primeira Câmara Municipal do novo regime, enfileirando mais tarde no partido moderado que foi chefiado pelo Dr. António José de Almeida, posição que manteve até ao Movimento do 28 de Maio, data em que exerce as funções de Vice-Presidente do Município, na Câmara Municipal eleita no ano anterior e que era presidida pelo também já falecido Dr. Carlos Botelho Moniz.
O extinto cujo funeral se realizou anteontem com grande acompanhamento, ficou depositado num jazigo do Cemitério de Nossa Senhora da Piedade.
.
03 de Janeiro
Notícias pessoais
Foi enriquecido com um menino o lar do Sr. Dr. Vitor Manuel Pina de Abreu e da Sr.ª D. Maria Fernanda Ramos de Abreu.
.
08 de Janeiro
Notícias pessoais.
Teve o seu bom sucesso, numa clínica da capital, a Sr.ª D. Maria de Fátima Monteiro Cabral Adão Canas Moreira.
.
10 de Janeiro
Capitania do Porto de Setúbal
O Capitão-de-Fragata João Alves Martins deixou a Capitania do Porto de Setúbal e é substituído pelo Capitão-de-Fragata Eugénio da Silva Gameiro.
.
10 de Janeiro
Tribunal
Foi colocado no 11º Juízo Cível da Comarca de Lisboa, o Juiz de Direito de 1ªClasse, Sr.Dr. Henrique Justino Rocha Ferreira.
.
10 de Janeiro
Associação de Socorros Mútuos Setubalense
Assembleia-Geral
Presidente – José Valentim Madeira
Direcção
Presidente – Manuel José de Goes
Conselho Fiscal
Presidente – Leopoldo Carlos Santos
.
19 de Janeiro
Falecimento
Marcelino Pais Cabral
Na sua residência na Avenida Luisa Todi, 584, faleceu ontem o Sr. Marcelino Pais Cabral, de 78 anos, viúvo, natural de Nelas.
Era pai das Sras. D. Alda Celeste Cabral Graça e da D.Maria Antonieta Pais Cabral Elias.
.
19 de Janeiro
Alain Bosquet proferiu, no Salão Nobre da Câmara Municipal, uma conferência subordinada ao tema “Où va le jeune Roman Francais?”
.
19 de Janeiro
Casamento
Na Igreja de Santa Maria da Graça, realizou-se em 8 de Janeiro, o casamento da Sr.ª D. Maria Carolina Carvalho Costa com o Sr. Eng. Carlos Manuel da Silva Clérigo.
.
19 de Janeiro
O Dr. Fernando Heitor Barros Sequeiros tomou posse, ontem, do cargo de Juiz de Direito.
.
24 de Janeiro
Clube Setubalense
Assembleia-Geral
Presidente – Dr. Carlos Patrício Paul
Vice-Presidente – dr. Manuel José Constantino de Goes
Secretário – Dr. José Caldeira Areias
Secretário – José Cândido Arôcha
Direcção
Presidente – Dr. Rogério Peres Claro
Vice-Presidente – Eng. José Catela das Neves
Secretário – Luis Filipe da Silva Gomes
Secretário – José Gonçalves Miguens
Tesoureiro – Luciano Ângelo Rouillé
Suplentes – Eng. Armando Athaíde de Medeiros
Eng. Humberto Santana Ferreira da Cunha
Dr. António David Gomes
Conselho Revisor de Contas
Presidente – Dr. Alberto Barreto de Carvalho
Secretário – Eng. João Botelho Moniz Borba
Relator – Dr. José Maria Cardoso Ferreira
.
26 de Janeiro
Vitória FC
Continuam os boatos à volta de Jaime Graça, sobre a possível transferência do jogador para um clube de Lisboa, na próxima época.
.
26 de Janeiro
Expropriação
O Conselho de Ministros, por despacho de 31 de Dezembro de 1965, declarou a utilidade pública e a urgência de expropriação, requerida pela Câmara Municipal de Setúbal, de uma parcela de terreno de 550 m2 e um prédio urbano com a área de 24,91 m2, necessários à obra de construção de um arruamento entre a Praça do Brasil e a Avenida Alexandre Herculano (Avenida de Goa).
.
31 de Janeiro
O Sarau Vicentino no Liceu de Setúbal
No Ginásio do Liceu de Setúbal aconteceu um excelente serão cultural põe exclusiva culpa do Grupo de Teatro do Liceu Gil Vicente.
(…)
Foi representado um episódio do Auto de Mofina Mendes, o Auto da Alma e Exortação da Guerra.
(…)
A abrir a sessão, O Reitor do Liceu de Setúbal, Sr. Dr. Estêvão Ferreira Moreira, num improviso brilhante, traçou em meia dúzia de palavras, a equivalência do Teatro Vicentino com a actualidade do teatro de Garcia Lorca, Beckett e até de Sarte, no sentido social e humano de que se reveste a obra do fundador do Teatro Português.
O Liceu Nacional de Setúbal contribuiu para o brilho do agradável serão, com algumas canções executadas pelo seu Orfeão Maior, dirigido pelo professor Américo Vieira.
E, finalmente, uma homenagem ao grande Poeta Bocage prestada pelo Grupo de Teatro de Gil Vicente, que nos tocou profundamente.
Duas grandes figuras nacionais reviveram na noite invernosa para nos afagar carinhosamente com o calor da mensagem que nos legaram e que os homens provaram não esquecer.
(Assina: Carlos Ferreira)
.
31 de Janeiro
Novo médico
Defendeu tese, no dia 26, Na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, obtendo a alta classificação de 19 valores, o Dr. Valter Manuel de Pádua Marcelino.

Sem comentários: