Páginas

18 dezembro 2012

National Gallery Washington...

A Carta
Pierre Bonnard
1867 - 1947.
A Carta

A arte de Bonnard pode ser considerada uma tardia adesão à grande revolução figurativa que teve lugar em França, nos meados do século XIX. As lutas, os conflitos internos e a vitória final do que tinha sido a vanguarda impressionista não são mais do que uma recordação longínqua; em seu lugar encontramos a tranquilidade doméstica e um certo fascínio amável.. Os quadros de Bonnard, na esteira da paixão dos Americanos pelo impressionismo, ocupam lugar de relevo nas suas colecções.É hoje possível afirmar-se que as suas obras mais importantes estão expostas nos Estados Unidos.
.
Cfr.Hereward Lester Cooke
in. "Grandes Museus do Mundo
Ed.Verbo - Setembro/1973

.
Num texto de Catharina Mafraa, de Janeiro de 2008, podemos ler, a respeito desta obra que: "A carta" (1906) é uma das obras mais conhecidas de Pierre Bonnard. 
Nesta tela, o artista representa com simplicidade uma jovem de cabelos castanhos reluzentes, com a cabeça inclinada em sinal de intensa concentração na escrita de uma carta.
Bonnard está menos interessado na personalidade da mulher do que no seu fascínio. Para deleite seu, ele parece tê-la emparedado com a linda orla do encosto carmim, a parede atraentemente matizada, e no lado aberto e livre, a caixa e o envelope. O verde da caixa é a cor mais clara da pintura, dirigindo nosso olhar para cima, rumo aos azuis carregados e vivos do vestido simples e à cabeça da moça, voltada para baixo."
.
Cfr. Noblat
2008 11 27
Brasília

Sem comentários: