Páginas

20 agosto 2011

Setubalense - 1963 - Fevereiro

2 de Fevereiro
Misericórdia
O Dr.Gonçalo Vaz Pinto é o novo Provedor da Misericórdia

.
Provedor - Dr.Gonçalo Vaz Pinto
Secretário - Eng.Agrónomo Artur Manuel Parreira da Gama
Tesoureiro - Rafael Emílio Croner Torres
Mesários:
Eng.Eduardo Alfredo Martins da Silva Pinto
Fernando Batalha Lopes Pedrosa
Eng. Rodrigo José dos Santos de Sousa Félix
Mesários substitutos:
Eng. António Jaime Batista de Sousa Fialho
Arnaldo Teixeira
Dr.Joaquim Pereira da Silva Advirta
.
2 de Fevereiro
Vida Municipal
A Câmara Municipal mantem o pelouros e apenas o pelouro da Biblioteca e Instrução foi atribuído ao vereador sr.Eng. Raul Veríssimo de Mira e o dos Serviços do Cemitério e Jardins ao vereador Carlos Pinto.
No Conselho Administrativo dos Serviços Municipalizados de Setúbal, mantiveram-se os vogais srs. Afonso Henriques Rocha e Manuel Pacheco Calanane Wengorovius.
.
4 de Fevereiro
Cidade
Três heróis setubalenses passam a ter os nomes em novas ruas da cidade.
A Câmara deliberou no sentido de serem dados os nomes dos setubalenses Tenente Jean Marie Filiol de Raymond, Tenente Aviador Carlos António Alves e Major Alfredo Augusto Xavier Perestrelo da Conceição a ruas da cidade, no Bairro do Liceu.
.
4 de Fevereiro
Sociedade Histórica da Independência de Portugal
Corpos Gerentes:
Assembleia Geral
Presidente - José Lopes da Silva
Secretário - Humberto Américo Ferreira da Cunha
Secretário - António Henrique de Oliveira

.
Direcção
Presidente - Coronel Augusto de Carvalho
Secretário - Tenente César Paz Segurado
Secretário - Tenente Manuel Simões Rosa
Vogais - José Veríssimo Abrantes
Vogais - Manuel Vidigal Biscaya Alves
Suplente - Benjamim Silva Coelho

.
Conselho Fiscal
Presidente - Eng. Humberto Santana Ferreira da Cunha
Secretário - Dr.Raul Assis de Carvalho
Relator - Leonardo Neto Pereira
Suplente - João Manuel Costa Teixeira
.
4 de Fevereiro
Clube Naval Setubalense
Tomaram posse hoje, os novos Corpos Gerentes cuja Direcção é presidida por Manuel José Tavares.
.
4 de Fevereiro
Artigo de Fundo
A propósito do novo Orfeão
"Por terras de Portugal numa missão mais nobre..."
Assim principiavam a cantar os oitenta orfeonistas do Velho e saudoso "Cetóbriga", pois eram estas as primeiras estrofes do bonito hino que o Maestro Armando Gomes inspiradamente musicou para o categorizado coral sadino…
E, depois, sob a regência competente e única do também saudoso Dr.Henrique da Rocha Pinto, o orfeão "Cetóbriga" iniciava então o recital.
Alfredo Keil, Luis de Freitas Branco, Adolfo Portela, Padre Silvestre Serrão, Ruy Coelho, Idalécio e Idalino Cabecinha, Pinto Ribeiro, Oscar da Silva, Isidro Aranha, António Eduardo da Costa Ferreira e tantos outros nomes da música nacional, tinham no Orfeão um tradutor exímio das suas composições.
E, a par dos portugueses, autores como Puccini, Verdi, Massenet, Gounod, Schubert, Donizetti, Beethoven, Rossini, Schumann, Mascagni, Bach e Wagner.
O público extasiava-se, aplaudia em delírio e o Cetóbriga andava de boca em boca, elogiado, enaltecido, considerado como poucos o terão sido por quantos amavam a música.
Enriqueceu Setúbal, o velho e saudoso "Cetóbriga". Por si mesmo, pelo nível invulgar a que se guindavam as suas apresentações no País, o "Orfeão Cetóbriga" era, sem exagero, um magnífico cartaz de propaganda da Raínha do Sado.
Não receamos pois afirmar que a cidade lhe ficou a dever um relevante serviço, o qual não pode, nem deve, em momento algum, ser ignorado pelos setubalenses, qualquer que seja a sua esfera de acção adentro da vida local.
Os mais novos... não conhecem, senão de a ouvirem contada pelos saudosistas (compreenda-se o termo no bom sentido...) a história do extraordinário orfeão que, de 23 de Janeiro de 1926 a Dezembro de 1941, "cantando espalhou por toda a parte" o nome de Setúbal.
Artigo de Fundo em 4 de Fevereiro de 1963.
.
6 de Fevereiro
Desporto
O Director Geral dos Desportos, Dr.Valadão Chagas, recebeu os Directores do Clube Naval Srs.Manuel José Tavares, José Fernandes Alves Cândido, Mário Reynaud Dias e Alberto Guilherme Alves.
.
11 de Fevereiro
Indústria do Frio - Uma nova actividade em Setúbal
Foi feita a escritura de constituição da Sociedade GelRio - Frigoríficos de Setúbal, Ldª, com um capital de 2000 contos e tendo como sócios os senhores:
João José Marcelino Nunes
Dr.José Cardoso Ferreira
Júlio Severino Marques dos Santos
Leonardo Neto Pereira
Manuel Joaquim Guerreiro Ataz
e
António José da Silva.
.
13 de Fevereiro
Cultura
Celestino Alves inaugurou hoje uma exposição de Pintura, na Galeria do Diário de Notícias, em Lisboa, ao Chiado.
.
20 de Fevereiro
Nascimento
No Hospital de S.Bernardo, teve na passada 2^feira (18.02.63) o seu bom sucesso, a Srª.D. Maria do Rosário Trindade Mendes dos Anjos, esposa do sr.Luís Mendes dos Anjos, funcionário do BNU em Lisboa. Mãe e filhinha encontram-se bem. (nasceu a minha futura aluna Ana Luisa Anjos)
.
25 de Fevereiro
Marinha
Ten. António Carlos da Ponte
Foi nomeado para desempenhar o cargo de Ajudante de ordens do Sr. Ministro da Marinha, o Sr. Primeiro-tenente António Carlos Fuzeta da Ponte
.
27 de Fevereiro
Orfeão Luisa Todi
Iniciaram-se já sob a Direcção do Sr. Professor Américo Vieira, os ensaios do Orfeão Luisa Todi, na sala de Canto Coral da Escola Técnica.
.
27 de Fevereiro
Tertúlia CCS
No próximo sábado, o Presidente da Tertúlia. Sr. Maldonado Gonelha, falará sobre "Temas de electricidade", e "A electricidade na economia nacional".

Sem comentários: