Páginas

26 julho 2011

No 25º Aniversário...

Em 24 de Junho de 1978, comemorando os 25 anos do nosso Curso Liceal, no Liceu de Castelo Branco, lembro-me de nos termos reunido nas instalações de uma fábrica, Campil, próximo da Azambuja, por especial deferência do Rui Versos.
.
Organizei então um pequeno cartão com a Ementa do almoço, no qual rabisquei alguns textos de conhecidos poetas, alusivos à ocasião... e á velhice...
Como se se pudesse ser velho com 43 anos de idade!...
a idade que todos tínhamos então.

.
Lidos agora, mais de trinta anos passados, estes textos parece terem sido escolhidos fora do seu tempo… Ficariam mais de acordo com a idade que temos agora.


O rosto da Ementa


...e a "ementa propriamente dita", que eu fiz puxando um pouco a brasa "às minhas sardinhas"... e relembrando ao mesmo tempo, com alguma saudade, a nossa professora de Ciências Naturais, DrªJulieta Neves, a Tia Anica, como nós lhe chamávamos.. Era muito "bera" para nós, mas nunca deixou de ser uma excelente professora!...

Sardinhas, feijoada, febras de porco, queijadas de laranja, pastéis de feijão, laranjas nacionais, vinho branco, café... faziam parte do cardápio daquele almoço servido pelo Hotel Abidis, de Santarém.
.
Depois acrescentei umas "versalhadas", inspiradas na Ceia dos Cardeais, umas:
.
... nos versos do nosso Livro de Despedida, outras:
...e, ainda, no excerto de um poema lindo a que Eugénio de Castro, deu o nome de "O Amor e a Saudade"Numa última página, reproduzi um diálogo admirável entre o Cardeal Gonzaga de Castro, bispo da Albano e camerlengo e o bispo de Palestrina, Cardeal de Montmorency. Júlio Dantas foi muito feliz quando escreveu este trecho da Ceia dos Cardeais.


Em Junho de 2003, já não me "atrevi" a organizar o Encontro do 50º Aniversário do nosso 7º Ano... Por motivos óbvios...

Sem comentários: