Páginas

07 setembro 2007

Beira Baixa - Notícias de 1953 - Agosto

1 de Agosto
Nascimento
Na manhã de 5ªfeira, deu à luz na Casa de Saúde de Castelo Branco duas lindas crianças do sexo feminino, a srª D. Virgínia de Matos Santos Pardal, esposa dedicada do nosso prezado amigo Antero Vaz Pardal. Mãe e filhas encontram-se bem.

1 de Agosto
Novo Licenciado
Na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra completou há poucos dias a sua formatura em Direito, o nosso prezado amigo Dr.Adelino Robalo Cordeiro.

15 de Agosto
Inauguração
Casa de Saúde de Castelo Branco
No dia 9, efectuou-se a inauguração das novas instalações desta Casa de Assistência de que é Director e Proprietário o sr.Dr.Alberto Trindade.
A cerimónia foi presidida por Sua ExªRevª Senhor Bispo de Portalegre, D.Agostinho de Moura
Não tendo havido convites, a assistência foi numerosa e selecta, tendo sido recebida à entrada pelo Dr.Alberto, por sua ExªEsposa e gentil filha.
Estiveram presentes:
Dr.José de Carvalho (Governador Civil)
Dr.Augusto Beirão (Presidente da Câmara), esposa e gentis filhas
Cónego Carreto, deputado
Dr.Alexandre Garrett, Provedor da Santa Casa da Misericórdia
José de Paiva Morão, Vice Provedor
Eng.Mário Albuquerque, Director da JAE
Comandante da Guarnição Militar (?)
RevºCónego Ventura, capelão da Casa de Saúde
Capitão Carreto, comandante da PSP
Dr.Ulisses Pardal
Dr.Frade Correia
Dr.Domingos Megre
Dr.Pedro Geraldes Cardoso
Dr.Ramos Proença
Dr.Seabra de Almeida
Dr.Santos Amaral
Dr.Oliveira Filho
Dr.António Trindade
Dr.Henrique Carvalhão

15 de Agosto
Novo Licenciado
Concluiu com boa classificação o curso de Ciências Económicas e Fianceiras o sr. Dr.Alexandre Duarte Leitão, da Póvoa do Rio de Moinhos. (Há uma "história" deliciosa, passada no Caia com este nosso conterrâneo que frequentou o Liceu de Setúbal, que eu ainda hei-de contar... noutra altura!)

22 de Agosto
Clima
Verão quente e seco
Continua quente e seco este verão calmoso que está fazendo boas demonstrações mesmo nas regiões naturalmente mais frescas e húmidas.
Contam-se por muitas centenas as povoações que sentem o rigor da seca e sofrem a falta de água para as primeiras necessidades.

22 de Agosto
Nova Professora
Concluiu há pouco o curso de Professora Oficial, em Évora, com a alta classificação de 14 valores, a srªD.Maria Adelaide Costa, filha do sr.Cândido Costa e irmã do sr.Eng. Rafael dos Santos Costa, da Câmara Municipal da Covilhã.

29 de Agosto
Nova Professora
Com a elevada classificação de 14 valores, concluiu em Évora, o curso de Professoa Oficial, a srª D.Maria Branca Fradique de Sousa Vidal, filha do nosso prezado assinante sr.José Vidal Sestay e da srª D.Maria Cândida Fradique de Sousa Vidal.

29 de Agosto
Liceu
Foi recentemente nomeado Reitor do Liceu de Castelo Branco, o Sr.Dr. Sebastião António Morão Correia, antigo Reitor do Liceu da Horta.