Páginas

29 março 2023

Olha o que eu fui descobrir...

... num "diário" que eu já escrevia na altura.
.

29/11/1951        

De tarde fomos para a estrada dos Escalos jogar à bola. Era eu, o Pires Antunes, o Zé Amaral, o  Armindo Taborda, o António Tavares, o Virgílio Vaz e o Frey Roy . No fim de umas discussões "descabidas", o Frey Roy, que era o "dono" da bola, acabou por proibir o Tavares, o Taborda, o Amaral e eu próprio de tocarmos na bola! Acabou assim o jogo e de lá, até à cidade, demos-lhe "cabo da tola"... Cá em cima, já na cidade, dando por finda a discussão, apresentou a irradiação de mim e do Tavares, do grupo do "Young-Boys"...
.
Daquela "equipa", agora já só restamos três, o Tó Tavares, o João Frey Roy e eu.
Todos já no fim dos "oitenta"...

Nota: 
Aqui deixo a "famosa" linha avançada do "Young Boys", numa foto tirada no dia 15 de Outubro de 1950.
Só o Frey Roy não aparece por ter sido ele o fotógrafo.
.
O "quinteto avançado" do Young Boys,
com jjmatos, António dos Santos Tavares, José Amaral Branco dos Santos, Armindo Marques Taborda e Tó Zé Pires Antunes.
.
Frey Roy era o "nome de guerra" por que era conhecido em toda a parte, o nosso colega João Alberto Ferreira da Silva , oriundo da Covilhã. Era um ou dois anos mais novo do que nós mas estava hospedado numa casa onde os "covilhanenses" mais velhos, do meu ano escolar, estavam hospedados.
Era conhecida pela "Casa do velho Inácio" , um homem a quem todos tinham, muito respeito.
.
Muitos anos mais tarde, em 15.12.1973, encontrei o João Ferreira da Silva na cerimónia da inauguração do Bairro da Urbissado, em Setúbal. Foi uma festa...

.
O "mais novo de todos nós", o Frey Roy, está agora assim:
.
João Alberto Ferreira da Silva
Um Professor cheio de vida.
.

Sem comentários: