Páginas

20 novembro 2022

O Mundial de 2022...

 ...começa hoje.
.
Uma "crónica" a que o jornalista
Diogo Cardoso Oliveira
deu o nome de 
"Malta, a festa não era aqui?"
no "Público" desta manhã.
.
Diogo Cardoso Oliveira
.
Imagine ser convidado para a festa do ano. Um evento incrível e um festão de arromba, pelo qual o mundo ansiava - e o organizador preparava-o há 12 anos., prestando-se até a desprezar seres humanos para que a festa fosse perfeita. Chegado ao local indicado no convite, está tudo muito morno. Pouco barulho, poucas pessoas. Pior:  obras inacabadas por um anfitrião que há mais de uma década preparava ao detalhe o dia da festa. é isto que se sente no Qatar a respeito do Mundial 2022, que, até ver, de arromba tem pouco.
Em Doha, os organizadores da "festa" parecem ter alterado o local sem avisarem os convidados e, a menos de 24 horas do pontapé de saída do Mundial 2022, só temos metade desse conceito: há 2022, mas nem parece que há Mundial.
(...)
Mas falava de ambiente. Nesse tema, a avaliação mais justa deste "Mundial-fantasma" não será fora do centro e nas zonas residenciais, mas na zona do FIFA Fan Festival, uma das apostas fortes da organização para entreter os adeptos. Nessa zona há mais pessoas? Há, claro. E, hoje, que começou o festival, mais ainda. mas parece ambiente de Mundial? De todo - e muito menos uma "atmosfera única", como antecipa a FIFA.
Tanto assim é que, quando cinco senegaleses começam a cantar e a dançar no passeio marítimo, alguns polícias puxam o telemóvel para filmarem - o "forrobodó" que deveria já ser trivial nas ruas de Doha é um oásis e surpreende até quem já deveria nem ligar à azáfama.
Mas mesmo nas "fan zones" o cenário está diferente do expectável, já que são frequentadas, sobretudo, por pessoas locais. Os traços físicos, a indumentária e a língua deixam claro que uma larguíssima percentagem das pessoas que andam pelas ruas são qataris ou, no máximo, visitantes de países próximos, como o Dubai, Bahrain, Irão ou Arábia Saudita.
É cedo para tirar conclusões sobre um eventual boicote generalizado ao Mundial 2022? Muito cedo, até porque algumas selecções só entram em acção no final da próxima semana e os adeptos podem vir mais em cima da hora. Mas fica, para já, a pulga atrás da orelha. Falamos daqui a uns dias."
.
in "Público"
20.Nov.2022

Sem comentários: