Páginas

01 julho 2022

Setubalense - 1974 - Novembro

.
04.11.1974
Rotário acometido de doença súbita.
Quando, num restaurante desta cidade participava na reunião do Rotário Club de Setúbal, foi acometido de doença súbita, o Dr. Luís Garcia Anselmo, de 62 anos, que se encontrava aposentado como juiz de 1ªVara, do Tribunal de Trabalho de Setúbal.
Faleceu ao dar entrada no Hospital de S.Bernardo.
.
08.11.1974
Sessão de esclarecimento político, do Movimento Social Popular.
“É preciso que acordemos um dia e que o país seja nosso”, disse o Frei Bento Domingos.
.
11.11.1974
Liceu do Barreiro não é coito de fascistas.
… Saneados ou transferidos?!
“ O Maurício é um professor que foi saneado do Liceu de Setúbal no fim do ano lectivo passado e que pretende vir agora dar aulas no Liceu do Barreiro. Este sujeito sempre se distinguiu pela maneira zelosa como aplicava a disciplina fascista, utilizando a “ajuda” de suspensões e outras medidas repressivas tanto sobre os alunos como professores.
Ele impunha a sua vontade como lei, de tal maneira que chegou a adiantar o relógio da Escola, passando esta a ter uma hora diferente da do resto da cidade.
Barreiro não é guarida.
…O Liceu do Barreiro não pode ser guarida para a canalha fascista!
A luta contra a reacção passa pelo saneamento efectivo de todos os fascistas!
Terão de ser os estudantes e os professores do Liceu a lutar pelo saneamento do Maurício, mas teremos todos de ser vigilantes, não permitindo que sejam reaccionários a educar a juventude!
Na verdade, alertamos para que se tome cuidado com certos “saneamentos”!
O referido comunicado termina com a seguinte palavra de ordem: “Uma só solução, esmagar a reacção”!
Trata-se de “um comunicado” emitido por um “Comité de vigilância anti-fascista, de Setúbal” e por um “Grupo de Combate à Reacção, do Barreiro” (cujas origens desconhecemos)
.
Apenas uma nota à parte (que não vem no Setubalense deste dia, mas é de minha autoria):
"Só um bandalho, comuna e totalmente ignorante podia ter escritoeste bocado de prosa”… E Cobarde também, por omitir o seu nome no final do texto publicado no Setubalense deste dia.
O Dr. Maurício já pertencia ao Quadro do Liceu Nacional do Barreiro quando se deu o 25 de abril. Ele apenas fez o que centenas de professores fizeram por todo o país quando viram terminadas as suas Comissões de Serviço no pós-revolução de abril: apresentar-se na Escola onde era Professor efectivo e ali deu aulas durante um ano, até concorrer, como professor-efectivo a uma das vagas existentes no Liceu Nacional de Setúbal.
.
25.11.1974
Olhem o que eu fui encontrar neste dia do Setubalense.
Algumas transcrições retiradas da “Gazeta Setubalense”, publicada em 1869.
Outros tempos!...
“Fita Verde
(Feira de S.Thiago)
“Mulher, anjo ou demónio? Para que te conheci eu? Tu matas-me.
A cor symbólica da tua fita predilecta é um embuste; que esperança posso eu alimentar a respeito de tal borboleta? Tu namoras o P., enganas o M., sacrificas o B., e trazes atrelados ao carro da tua vaidade mais três adoradores!
C.
(da Gazeta Setubalense, de 1 de Agosto de 1869
.
C. – Feira de S.Thiago
Desejo falar-lhe. Tenho pena de se me não haver proporcionado ainda ocasião favorável, aliás convencê-lo-ia de que não sou borboleta, mas uma mulher infeliz. O M., o B. e o P, de que me fala, nada têm comigo, são apenas caluniadores. De sua só – até à morte.
Fita Verde.
(da Gazete Setubalense, de 8 de agosto de 1869)
.
C. – Feira de S.Thiago
Debalde tenho lançado mão de lápis para te dizer que venhas a minha casa. Os sofrimentos moraes têm-me despertado os phizicos, por conhecer que sou demasiadamente tola em supor que me amasses!
Esta tarde vou ao Bonfim e hei-de sentar-me à esquerda do bazar; suplico-te que não faltes e procura lugar junto de mim porque tenho a fazer-te algumas confidências.
Fita Verde
(da Gazete Setubalense, de 15 de agosto de 1869)”
Que pena não sabermos o resto…
.
27.11.1974
“As forças armadas estão atentas à reacção porque não estão dispostas a permitir que volte o sistema de opressão popular”, afirma o capitão Moura”, em reportagem de G. Figueira.
.
27.11.1974
Desporto
Fernando Valério deixa a arbitragem abandonando o cargo de presidente da Comissão Regional dos Árbitros de Futebol, de Setúbal.
.
29.11.1974
Foi vendido o automóvel da presidência.
O Dr. Brandão Ferreira felicitou a Comissão Administrativa, por ter prescindido do automóvel, dado que o produto da sua venda pode ser aplicado na aquisição de veículos que mais sirvam os interesses da Câmara.
O Mercedes foi vendido por 203.700 escudos (Nota: ao desbarato!... Tinha apenas alguns meses.

Sem comentários: