Páginas

29 junho 2022

Numa "Carta ao Director"...

 ... assinada por Carlos J. F. Sampaio
ontem, dia 28 de Junho, no "Público".
.
"Dizem que pode ser arriscado comer bivalves nos meses sem "R". Parece que hoje, com a evolução da análise e o acompanhamento da toxicidade das águas, já nos podemos deliciar com umas amêijoas à Bulhão Pato em pleno verão sem risco.
Como novo risco temos o bacalhau à Brás, que poderá ter salmonelas se não for bem cuidado. Julgo que os riscos de intoxicação alimentar vão bem para lá deste, mas a novidade é ficarmos também a saber que devemos adoecer nos meses sem "R", porque, ao contrário do das amêijoas cujo risco está controla, o nosso SNS descontrola-se nessa época.
Enfim, coisas da natureza e, no caso do SNS, de uma natureza organizativa deficiente. O verão é um período diferente, em que a maior parte das pessoas goza férias, em que as organizações que necessitam de manter continuidade pra isso se preparam e em que, naturalmente, as rotinas de cada um serão diferentes. Obviamente que se já em situação normal o SNS está deficiente, nesse período é ainda mais complicado. Um cidadão pode afirmar que é melhor não adoecer no Verão; agora que quem tem  (i)rresponsabilidade apele à população para não ficar doente nos meses sem "R" é surreal. Falta aqui algo mais do que os "R"."
.
Carlos J.F. Sampaio
Esposende.

Sem comentários: