Páginas

15 fevereiro 2022

Setubalense - 1974 - Abril

 .
03.04.1974
Artistas em terra de Artistas
Setúbal ouviu “Les Petits Chanteurs”.
Um sucesso cultural num serão inolvidável”.
Com 3 fotos dos pequenos Cantores e duas fotos da assistência.
(reportagem de Guilherme Figueira).
.
05.04.1974
A limpeza da cidade
Com Artur Agostinho e Augusto Cabrita, em Setúbal.
… Recebemos uma comunicação do Gabinete de Informações e Relações Públicas do Município que nos dá conta de, por seu convite, terem estado em Setúbal os conhecidos, e não menos populares, Artur Agostinho e Augusto Cabrita.
Vieram para colaborar na campanha da Limpeza . Para isso se deslocaram à Escola Preparatória de Bocage, acompanhados pelo Vice-Presidente da Câmara e director daquele gabinete, onde foram recebidos pelo Director do Estabelecimento.
Na sua linguagem clara e comunicativa, Artur Agostinho proferiu: “Vim falar convosco porque desejei conhecer as pessoas que fizeram da Escola Bocage, a escola mais limpa do país. E se este bocadinho de Setúbal que é a vossa Escola, se mantem permanentemente impecável porque vocês assim o desejam, também Setúbal inteira poderá ser tão limpa quanto todos nós quisermos. É um pouco por isso que vimos pedir a vossa ajuda. Estais dispostos a colaborar com a Câmara Municipal nesta campanha de limpeza da cidade?”
.
05.04.1974
INTP
Dr. Artur Ferrão
O Sub Delegado do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência, dr. Artur Eugénio Pinto de Oliveira Ferrão, foi nomeado Delegado em Beja.
.
05.04.1974
Exército
O Coronel Carvalho Fernandes é o Comandante do RI 11
.
15.04.1974
Óbito
Faleceu Antoine Velge (em 13 de Abril)
.
22.04.1974
CMS
Estudo sobre o lixo
Com o fim de instalar em Setúbal uma estação incineradora ou transformadora de lixo, com subsídio do ministério da Saúde, foram recebidas cartas de três empresas que se propõem estudar o tipo de estação conveniente e elaborar o respectivo projecto.
Foi resolvido adjudicar o estudo pela importância de 80 contos ao Dr. Lobato de Faria.
.
26.04.1974
(sexta-Feira)
Fazendo o ponto da situação.
Libertação da liberdade
Última hora:
Definição de orientações com o Programa do Movimento das Forças Armadas Portuguesas.
.
26.04.1974
O momento actual
Setúbal comportou-se como seria de esperar. O nobre exemplo da noção de civismo estava patente nas reacções das suas gentes.
… A vida na cidade decorreu sem acidentes de qualquer espécie. Tudo normal.
.
29.04.1974
Manifestação popular
Setúbal viveu horas de emoção (com 2 aspectos de “ordeira reacção popular", em Setúbal. (reportagem de Rogério Severino, com fotos de Pedro Gomes).
.
29.04.1974
Manifestações de júbilo à passagem dos militares por Setúbal.

Sem comentários: