Páginas

20 junho 2019

Uma palestra com interesse...

Carlos Mouro 
falou sobre 
Agripino da Silva Maia
perante uma assistência "curta" mas interessada.
Acompanhando a sua dissertação por uma eficiente projecção de trabalhos de Agripino Maia, ficámos a saber que se tratava de um "artista desenhador nato e exímio" que foi "empregado na oficina litográfica da Companhia Nacional Editora, dirigida por Roque Gameiro"e que se tornou "colaborador assíduo da imprensa setubalense", tendo utilizado também os pseudónimos de "Gustavo Doré" ou "Sá Lagedo".
É sob este último pseudónimo que Agripino Maia assina a caricatura de José Maria da Rosa Albino cuja Família descendente teve nome na nossa Cidade. (Ver "Memoria recente e antiga" - post publicado em 24 de janeiro de 2010).
.
José Maria da Rosa Albino
.
Agripino Maia fez parte do grupo fundador do Germinal - hebdomadário anarquista, publicado em Setúbal entre 1903 e 1911. Colaborou com Ana de Castro Osório ilustrando a 10ªsérie de "Para as Crianças", aquela que dizia respeito a "Os Animais".
Carlos Mouro continua dizendo-nos que: "Tanto quanto sabemos, apenas por duas vezes Agripino Maia Expôs os seus trabalhos. Em 1918, numa "2ªExposição de Pintura e Desenho" promovida pelo Asilo Bocage e, depois, em 1930, aquando da grande "Exposição Regional do Distrito". A propósito desta, escreveu Fernando dos Santos, o pintor setubalense que o acompanhara naquela outra mostra de 1918: "Expõe ali, na primeira sala ao lado dos Mestres, discretamente, modestamente, mas não sei que força irradia desses desenhos tão simples, que os olhos cansados de cor, tontos de luz que vem das telas, vão lá pousar e ficam-se embevecidos…"
Agripino Maia não chegou a ver essa exposição."
.
Deixo, para finalizar, um desenho que Agripino Maia dedicou a Fran Paxeco e que eu acho uma maravilha.
.
Fran Paxeco
retratado por Agripino Maia,
in "O Raio" - 2ªSérie,
publicado em 11 de Setembro de 1898.
.
NB - Para lá da palestra, fiquei também encantado por ter podido conversar um pouco com uma antiga, e muito boa aluna, que tive no ano lectivo de 1985/86. 
Já não via a Ana Cláudia Maia há mais de doze anos… 
.

Dina Cláudia Maia
12ºAno - Turma E
em 1985/86.
.
Fiquei a saber mais uma coisa… O nome "Maia" da família está ligado ao homenageado desta noite. A Ana Cláudia é "apenas" bisneta de Agripino Maia e estava acompanhada pelo pai, que também já não via há muitos anos, e se chama Agripino Maia, tal como o avô. Parabéns a todos...

1 comentário:

pino maia disse...

Os meus agradecimentos pelas suas palavras amigas e que vêem proporcionar e permitir aos muitos seguidores do vosso blogue tomar conhecimento de quem foi afinal esse Agripino Maia. Um pormenor: A bisneta é Dina e não Ana.(diga-se de passagem que ela nunca usa o Dina ,´prefere e é realmente conhecida apenas por Cláudia ).Respeitosos cumprimentos