Páginas

14 março 2018

Stephan Hawking

Faleceu hoje, em Cambridge.
Tinha 76 anos.
.
Stephen Hawking
.
Hawking era portador de esclerose lateral amiotrófica, uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, sendo uma doença que ainda não possui cura. A doença foi detectada quando tinha 21 anos

Hawking, cujas investigações sobre o Universo são consideradas das mais relevantes da história da ciência, disse que “no passado, antes de entendermos a ciência, era lógico acreditar que Deus criou o Universo”, mas que atualmente tal crença não fazia sentido.
Agora a ciência oferece uma explicação mais convincente. O que quis dizer quando disse que conheceríamos ‘a mente de Deus’ [escreveu isso no livro “Breve História do Tempo”] era que compreenderíamos tudo o que Deus seria capaz de compreender se por acaso existisse. Mas não há nenhum Deus. Sou ateu. A religião acredita em milagres, mas estes são incompatíveis com a ciência”, disse.
A afirmação do cientista surge depois de anos de alguma especulação sobre as suas verdadeiras crenças, uma vez que, se em Breve História do Tempo dissera que era possível conhecer “a mente de Deus”, noutras intervenções e no livro O Grande Desígnio (ambos publicados em português pela Gradiva) admitia a hipótese de o Universo se ter criado a partir do nada.
Em Breve História do Tempo, Stephen Hawking tinha exposto a sua ideia de que, um dia, seria possível à Humanidade saber tudo sobre tudo. E, ao El Mundo, reitera a sua posição. “Penso que sim, que conseguiremos entender a origem e estrutura do Universo. Na verdade, agora já estamos perto de atingir esse objetivo. Na minha opinião, não há nenhum aspeto da realidade fora do alcance da mente humana”, afirmou.

Sem comentários: