Páginas

21 agosto 2015

Teresa Lago

A Astrónoma já disse sentir-se honrada por ter sido eleita 
secretária geral adjunta da União Astronómica Internacional
"Terei uma responsabilidade grande, mas será muito interessante.",
afirma a cientista que presidiu à Porto 2001.
.
Teresa Lago
.
O Ministério da Educação e Ciência felicitou o astrónoma Teresa Lago pela eleição para o cargo de Secretária-Geral adjunta da União Astronómica Internacional.
A eleição de Teresa Lago ocorreu na XXIX Assembleia Geral da organização, que terminou na 6ªfeira no Havay, nos Estados Unidos.
Em comunicado, o Ministério refere que a eleição da Astrónoma traduz o "reconhecimento profissional" e o "reconhecimento internacional do mérito alcançado" por Teresa Lago e a "competitividade" dos astrónomos portugueses, que "têm desenvolvido trabalho de grande impacto internacional".
Teresa Lago já disse (à Renascença) que ficou "muito satisfeita" por se terem lembrado dela para este cargo
"Irei fazer o melhor possível. Terei uma responsabilidade grande mas será muito interessante."
.
Doutorada em Astronomia pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, fundou o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, foi membro do Conselho do Observatório Europeu do Sul e coordenou o Conselho Científico Nacional das Ciências da Terra e do Espaço da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Foi igualmente presidente da Sociedade Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, Professora Catedrática do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e membro fundador do conselho científico do Conselho Europeu de Investigação.
A astrónoma foi ainda conselheira da Sociedade Astronómica Europeia e da Agência Espacial Europeia.
Fundada em 1919, a União Astronómica Internacional tem como missão promover a divulgação e a investigação em astronomia através da cooperação internacional, sendo formada por astrónomos profissionais, ao todo mais de 12 mil de vários países. Com sede em Paris, França, a organização conta com mais um astrónomo português na sua estrutura, Pedro Russo que preside à Comissão de Divulgação 
da Astronomia.
in."Observador
20.08.2015
.
NB:
Em 18 de Maio de 2011, publiquei, num post sobre a primeira professora de Aritmética, que tive no Jardim Escola João de Deus, em Castelo Branco, um "apontamento" sobre a Prof.ª Doutora Teresa Lago que era ilustrado por uma foto desta ilustre investigadora quando ela tinha a idade de... um ano e quatro meses (!) ainda ao colo da Mãe. Teresa Lago era sobrinha da minha professora D. Luísa Roberto Vaz
.
Teresa Lago com os Pais e com a irmã mais velha
em 7 de Maio de 1948
.
 "Esta foto mostra o casal de noivos, agora já com as duas filhas - 07/05/1948 - de saída para Angola.
O tio João, licenciado em Ciências Ultramarinas e, anos mais tarde, doutorado, foi Governador durante 24 anos (no Uíge e em Duque de Bragança).
filha mais nova que está ao colo da mãe é a Teresa Lago, investigadora e directora do Centro de Astrofísica do Porto.
Ocupou o cargo de presidente do Conselho de Administração da Capital Europeia de Cultura 2001.

.
Como o mundo é pequeno... Quem nos diria que a DrªTeresa Lago tem raízes aqui no nosso concelho, na freguesia da Póvoa de Rio de Moínhos??!!...

Maria Teresa Vaz Torrão Lago ( Lisboa, 18 de Janeiro de 1947) é astrónoma portuguesa fundadora e primeira directora do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (até Fevereiro de 2006).
Viveu em Angola, de 1948 a 1965.
Tirou o bacharelato em Matemática e licenciou-se em Engenharia Geográfica na Universidade do Porto, para seguir astronomia na mesma universidade.
Mais tarde partiu para Brighton, onde fez um curso no Observatório de Greenwich
. Viveu e estudou ali, tirou o mestrado e o doutoramento, regressando a Portugal em 1979.
Mais tarde foi convidada para dirigir os destinos da Porto 2001, onde para além de realizar a obra física, aprendeu muito sobre relações humanas, sobre qualidades das pessoas e do próprio Porto
.
.
Foi isto ( e mais algumas coisas...) que escrevi neste blogue, em Maio de 2011.

Sem comentários: