Páginas

21 outubro 2013

Morreu António Mourão…

… o homem que cantou “Ó tempo volta p’ra trás”
.
António Mourão
numa foto antiga, talvez de 1970.
.
O fadista António Mourão foi ontem a enterrar. Faleceu ontem na Casa do Artista, em Lisboa. Era natural do Montijo e tinha 78 anos.
Estreou-se como profissional em 1964 e ficou conhecido, um ano depois, quando interpretou a canção “Ó tempo volta para trás”, da autoria de Manuel Paião, na letra, e de Eduardo Damas, na música.
Esta canção constituiu um grande êxito na música ligeira.
.
Que descanse em paz.
.
NB - Após a Revolução de Abril, já durante os tempos do PREC e dos “delírios” que se lhe seguiram, António Mourão foi “votado ao ostracismo”… A partir de certa altura os “donos do prec e seus sucessores” fizeram pressão para que a “canção a que ficou ligado” fosse banida da RTP e das Emissoras de Rádio de então… A cada passo se ouvia nas ruas, cantada em surdina, a canção “Ó tempo volta para trás!!...
Embora, inicialmente, nada tivesse a ver com a política, esta canção tornou-se um símbolo para todos os “descontentes”… E os “mandantes”, de então, que a cada passo reclamavam a liberdade, resolveram o mal pela raiz, isto é, a canção deixou de ser ouvida nos emissores de rádio e televisão.
E viva a liberdade…
.
"Ó tempo volta para trás
Dá-me tudo o que eu perdi
Tem pena e dá-me a vida
A vida que eu já vivi."

.
Começava assim a letra do "mestre" Eduardo Paião... 

Sem comentários: