Páginas

11 novembro 2012

Isabel Jonet...


9 de Novembro de 2012
in. blogue "O arrumadinho"

Isabel Jonet

"Há dois dias que as redes sociais estão inundadas de piadas sobre Isabel Jonet. Há um manto de indignação que se espalhou por todo o lado onde vou. Já circula uma petição a exigir a demissão da presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, que agora virou alvo de chacota nacional. Parece que de repente esta senhora é uma bandida trafulha que nos quer fazer mal a todos.
Confesso que só tinha apanhado por alto as tais "declarações explosivas" anunciadas por todo o lado. Então, lá perdi seis minutos e 22 segundos para ouvir tudo o que Isabel Jonet tinha a dizer. E, bom, confesso que não entendo esta indignação geral.


Isabel Jonet

Há muitos anos que a Isabel Jonet é 
uma mulher que me merece todo o respeito, pelo trabalho exemplar que tem feito à frente do Banco Alimentar Contra a Fome. São 20 anos de voluntariado, de trabalho em prol dos outros, 20 anos a travar uma luta contra a miséria humana, a ajudar quem não tem o que comer. Logo por isso pensaria muito bem antes de atirar pedras a uma pessoa que faz isto.
Mas vamos então às declarações de Isabel Jonet. O que ela diz, basicamente, é que durante muitos anos andámos a viver todos acima das nossas possibilidades e que vamos ter de aprender a viver com menos, e ensinar os nossos filhos que é preciso viver com menos. E é isto. Onde é que está a polémica? Onde é que está a novidade? Quantas pessoas é que já disseram isto?
Onde Isabel Jonet falha é nas imagens que cria, em alguns exemplos que dá. Até a questão de lavar os dentes com o copo ou com a água a correr me parece um exagero estúpido de quem a critica. Sim, os meus avós também foram educados a lavar os dentes com um copo. E eu não. Às vezes uso um copo, sim - e a minha mulher até goza comigo e diz que é coisa de miúdos - mas às vezes deixo a água correr um pouco. E digo sempre ao meu filho para usar o copo - ele próprio o faz porque na escola lhe dizem que é assim que deve ser.
Depois, toda a gente goza e se indigna com a comparação "ir a um concerto" ou "tirar uma radiografia". Uma vez mais, acho que as pessoas só querem indignar-se, só querem criticar por criticar. Basta ver as declarações com atenção para perceber que o que ela está a querer explicar é que há muitos jovens que "forçam" os pais (e acho que todos sabemos o que é a idade parva da adolescência) para que nos possibilitem determinadas coisas. Queremos ir aqui, fazer isto ou aquilo, que nos comprem esta ou aquela roupa de marca, e não queremos saber como estão as contas em casa. Muitas vezes os pais cedem, por amor aos filhos, para ver a felicidade dos filhos, ainda que para isso tenham de deixar de comer um bife à noite e tenham de comer Nestum. Eu faria isso pelo meu filho. A questão das radiografias, sim, parece-me um exemplo mal aplicado, porque acho que ninguém deixa de proporcionar cuidados básicos de saúde a um filho para lhe proporcionar momentos de prazer como ir a um concerto. Mas pronto, é isso, um mau exemplo. Agora toda esta indignação!? A demissão de Isabel Jonet? Virar chacota nacional?
A memória das pessoas é, de facto, muito curta. Se aplicassem na sua própria vida essa tolerância zero ao erro que têm para com os outros tenho a certeza de que a nossa sociedade seria muito melhor. E, já agora, se todos os que a julgam e parodiam se dedicassem, por uma semana, a fazer o que ela faz há 20 anos, também teríamos um país um pouco melhor e mais justo."
.
Há na verdade uns "tochas" armados em críticos que nem se dão conta do "ridículo idiota".que lhes preenche o vazio em que se tornou o seu cérebro no qual devia ter existido um mínimo de capacidade de raciocínio... É preciso dizer mal de tudo e de todos!... É preciso denegrir quem se distingue da mediania!... E eles fazem-no sem escrúpulos, com todo o ar do "intelectual diplomado" bolsando sentenças e convencidos que estão fazendo justiça...

Sem comentários: