Páginas

30 outubro 2022

O Eng.Barroso e ...

(Escrito em 07/08/1997)

 ... O Seminário do Fundão 

Por volta das 17h 30m, fui para o Clube dos Oficiais onde os Coronéis Miquelina, Carvalho Fernandes e Carrilho do Rosário já estavam, comentando “as contas do Bar e a falta de receitas, que era preciso inventar, e são necessárias para fazer os pagamentos aos fornecedores”. E Eng. Barroso estava também presente. E é com este que se desenvolve a conversa, toda ela, desta vez, centrada em pessoas de Castelo Branco nossas conhecidas por um ou outro motivo.

Falou-se no Dr. Vitor Santos Pinto, pai do Padre Feytor Pinto, de que o Eng. Barroso se lembrava muito bem, como Director do Instituto de Santo António, em Castelo Branco. Lá lhe recordei toda a família, dos filhos e filhas 
deste professora Manuela, o Vitor, o Pedro e a Fátima... 

A Fátima e o Pedro
No Centenário da nossa Professora 
D. Maria Amália do Jardim-Escola João de Deus
(Castelo Branco em 8 de Agosto de 2008) *
.
Estão ambos nesta fotografia de 1941/42
A Fátima, na 3ªfila, é a 5ª a contar da direita,
O Pedro, na fila 2, é do meio.
.
O Pedro e a Manuela
(Castelo Branco em 8 de Agosto de 2008) *
.
O Padre Vítor Feytor Pinto
(em 8 e Agosto de 2008,
na Sé de Castelo Branco)
.
O (*) Dr. Pedro Feytor Pinto teve um papel destacado nos dias imediatos ao "25 de Abril". Foi ele que serviu de "pombo-correio" entre os revolucionários de Abril e o Primeiro-Ministro Marcelo Caetano quando este se refugiou no Quartel da GNR, do Largo do Carmo.
.
Voltemos ao Clube do Oficiais. 
Por arrastamento, falei ao Eng .António Barroso, e ele também recordava, do Dr. Manfredo Nunes Roque que morou na casa do Arco, na Praça Velha, e da D. Maria Luísa e dos filhos Júlio, Maria Luísa e Mariazinha, com quem brincávamos nos “idos de 1940” ...

Fiquei a saber, se é que não sabia já e já tinha arrumado na prateleira do esquecimento, que o Eng. Barroso foi seminarista no Seminário do Fundão... E ali teria tido como colega o Virgílio Ferreira, da Manhã Submersa, "um bom aluno em tudo, menos em Matemática."

Virgílio Ferreira
(1916-1996)
.
O Eng. Barroso conta-me vários episódios passados com Virgílio Ferreira e confirma uma ideia que eu tinha ouvido em tempos ao Padre Feytor Pinto e em que este, tendo frequentado o mesmo Seminário, com dez anos de atraso em relação ao Engenheiro e ao Escritor, não reconhecia na Manhã Submersa o Seminário que ele Feytor Pinto conheceu uns anos depois... O Eng. Barroso acha que Virgílio Ferreira foi um grande “sacana” em relação a um padre do Seminário, que descreve no romance e ao qual ficou devendo a vida quando ficou enfermo com uma pneumonia... e o padre tratou de o conduzir ao Sanatório da Guarda... 

Já no Liceu de Castelo Branco, ainda no Liceu Velho, o Eng. Barroso recorda colegas do 7ºano. O Carlos Barata “King Kong”, a Dr.ª Maria da Guia, o Eduardo Salavisa que foi coronel, o “Carvão de Estila” que morreu comunista... entre outros.

Esta conversa sobre Castelo Branco surgiu a partir de uma pergunta que ele me fez sobre o Ricardo Salvador da Costa que também costuma ir ao Clube onde estávamos. Informei-o que também ele estava ligado a Castelo Branco pelo casamento com a Cristina que era sobrinha da D. Lídia Borba e do seu irmão sr. Vítor Dias Ferreira que foi gerente do Banco de Portugal, em Castelo Branco, aqui em Setúbal e no Porto. Eram ambos de Castelo Branco.

E foi o sr. Dias Ferreira, o primeiro de uma série de pessoas ligadas a Castelo Branco, que constituiu o pontapé de saída para a nossa conversa, esta tarde, no Clube dos Oficiais.
.

Deixei aqui algumas fotos recordando algumas das figuras que menciono neste breve apontamento e deixo aqui também o Eng. António Barroso numa Sessão de Observação, do Núcleo de Astronomia do Liceu Nacional de Setúbal.

Eng. António Barroso
.
Cor. José Alves de Carvalho Fernandes
(1916-1996)
que foi Comandante do RI 11
.

Sem comentários: