Páginas

17 outubro 2022

Citações da Bíblia...

 ... in "Público"
em 12.10.1997
(Já lá vão 25 anos ...)
.

Citações da Bíblia por Paulo Moura no artigoQuem roubou o céu da Babilónia?”, na revista "Pública" que hoje saiu com o Público.

O Livro Sagrado
.

(Jeremias, 50,13):

Pela ira do Senhor ficará despovoada, e será convertida em solidão. Todo o que passar pela Babilónia se espantará com tamanha destruição, e sobre as suas ruínas gritará vaias e apupos!

(Isaías 13, 1-22):

Eles virão de terras distantes, dos confins dos céus, o Senhor e as armas da sua ira, para destruir o país. Tremei, pois o dia do Senhor está próximo. Chegará como uma onda de destruição do Todo-Poderoso. Todas as mãos amolecerão, o coração de cada homem derreterá.”

  Babilónia, a joia dos reinos, a glória e o orgulho dos babilónios, será destruída como Sodoma e Gomorra. Nunca mais será habitada, por todas as gerações. Nenhum árabe lá montará a sua tenda, nenhum pastor lá descansará os seus rebanhos. As criaturas do deserto instalar-se-ão na Babilónia. Chacais encherão as suas casas, onde habitarão as corujas, e onde as cabras selvagens saltarão. Hienas uivarão nos seus castelos, chacais nos seus palácios luxuosos. O seu tempo chegou ao fim e os seus dias não serão prolongados.”

O terror tomará conta de todos, a dor e a angústia cercá-los-ão, contorcer-se-ão como uma mulher em trabalhos de parto. Olharão uns para os outros com horror, os rostos em chamas. Vejam, o dia do Senhor está a chegar. Um dia cruel, de ira e ódio, que tornará a terra desolada e destruirá os pecadores que nela habitam.”

“O sol será escurecido, a lua apagar-se-á. As estrelas do céu e as constelações esconderão a sua luz.”

“Punirei o mundo pela sua maldade, os corruptos pelos seus pecados. Porei fim à arrogância dos insolentes e humilharei o orgulho dos impiedosos.(...)”

“Farei os céus tremer, e a Terra será abalada no seu lugar pela ira do Todo-Poderoso.

Quem for capturado será trespassado. Quem for apanhado cairá sob a espada. Os seus filhos serão feitos em pedaços perante os seus olhos. As suas casas serão saqueadas e as mulheres violadas.(...)

Vejam: aqui vem um homem numa quadriga puxada por cavalos. Ele traz a novidade: a Babilónia caiu. A Babilónia caiu. Todas as imagens dos seus deuses foram deitadas por terra.”
.
 E num “Destaque” do Público com o título “Sozinhas em casa, com os filhos”, Joana Ferreira da Costa e Rita Moura Oliveira iniciam o seu trabalho como se segue:

São quase sempre mulheres. Viúvas, solteiras ou divorciadas, têm em comum o facto de um dia se terem visto sozinhas com filhos para criar. Filhos que, muitas vezes, talvez a maior parte das vezes, não entendem nem aceitam a opção ou o comportamento dos seus pais. Ou que os culpam. Algumas dessas mulheres que ficaram sozinhas conseguiram ultrapassar o isolamento e as carências económicas. Mas a verdade é que em Portugal, as famílias monoparentais vivem com dificuldades e, muitas vezes, o dia de amanhã continua a ser uma incógnita.

São situações muito próximas de todos nós e que nos tocam de certa forma.

Sem comentários: