Páginas

24 janeiro 2020

O General Lemos Ferreira...

...deixou-nos ontem.
Nascido em Portalegre, em 23 de Junho de 1929, faleceu com 90 anos.

Foi Chefe do Estado-Maior da Força Aérea em 1977 e exerceu também o cargo de CEMGFA durante cinco anos, entre 1984 e 1989.
.
Gen. José Lemos Ferreira
.
Numa nota publicada do "site" da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa
recordou o general pela sua "forte liderança" e "uma firme postura institucional e carismática", além de "uma visão inovadora e corajosa".
José Lemos Ferreira "moldou a Força Aérea do século XXI, criando e edificando uma verdadeira revolução na instituição, engrandecendo-a e adaptando-a aos novos desafios", lê-se na nota.
.
Lemos Ferreira foi várias vezes agraciado pelo Estado português, nomeadamente com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis e com a Medalha de Prata de Valor Militar com Palma e ainda com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito, pelo Presidente da República Mário Soares, em 1989.
.
O Gen. José Lemos Ferreira terminou o Curso Liceal no Liceu Nacional de Setúbal, no ano-lectivo de 1945/46, fazendo parte de uma turma que deixou nome na cidade. Dela faziam parte muitos alunos que honraram, com o seu nome, a história de Setúbal:
Manuel José Constantino de Goes, Carlos António Alves, Henrique Soudo, Rodrigo Pinto Soares, Luís Serra Pinto, Maria Inês Pedrosa Forte, Domingos Carrilho do Rosário, Irene Perienes, Domingos da Costa Ribeiro.
.
Apresento as minhas condolências
aos filhos que deixo entregues ao
José Augusto, meu antigo aluno.
.
Que descanse em Paz
.
Deixo algumas fotos do Gen. Lemos Ferreira,
todas elas já antigas:

Em Novembro de 1967 - O Gen. Lemos Ferreira ao lado do Prof. Domingos Carrilho do Rosário. Estão também presentes o Dr.António Maurício, o Dr.José António Constantino de Goes e jjmatos.
.
José Lemos Ferreira com Henrique Soudo
(em Junho de 1981, no Clube Setubalense)
.

.
O Gen. Lemos Ferreira na cerimónia da "reposição" 
de uma placa comemorativa da passagem de Bocage pelo RI-11.
(em 21 de Dezembro de 2014).

Sem comentários: