Páginas

07 dezembro 2020

D.Ascenso de Siqueira...

Tendo ficado, durante muitos meses , sem acesso às minhas mensagens no Outlook, consegui agora voltar a receber aqueles contactos. Mais de 400 daquelas mensagens estão agora a ser lidas e... a maior parte delas a ser enviadas para a "reciclagem". Mas ontem surgiu uma que terá um interesse muito especial para todos os alunos que frequentaram o nosso Liceu no início da década de 60.
Trata-se de todos os alunos que naquela data faziam parte do

Orfeão Maior do Liceu Nacional de Setúbal 

e que devem lembrar-se de um Senhor que dava pelo nome 

Ascenso José Vitor Maria de Todos os Bens de Siqueira
(infelizmente não guardo nenhuma fotografia deste nosso Colega)

Dizia esta mensagem que eu devia ter recebido em 19. Set. 2020 :

“Caro senhor,
Acabei de ler com natural prazer uma referência simpática que faz, no seu blog, ao meu tio Ascenso de Siqueira, professor de música. É o único sobrevivente de sete irmãos (nove, se se contar com dois gémeos que morreram praticamente à nascença), entre os quais se contava a minha mãe, Maria da Graça de Siqueira. O meu tio acabou de fazer 98 anos no passado dia 16. Esteve muito bem até há uns dois anos atrás, está agora infelizmente muito surdo e pouco mais capaz de se mexer que do quarto para a sala e vice-versa. Mas mantém o seu fino sentido de humor, e a sua impecável educação e delicadeza - desfaz-se em desculpas sempre que entra uma senhora na sala e não se consegue levantar. Casou, já depois dos quarenta, com Maria do Carmo d'Orey Quintela; não tiveram filhos. O tio Ascenso foi e é um tio muito querido de todos os sobrinhos, e em particular de mim, que sou o mais velho deles. Vou só fazer uma pequena correcção ao seu apontamento: o meu tio era de facto filho do Conde de São Martinho (e da Condessa de Azambuja), mas o título passou, como era natural, para o mais velho dos irmãos dele, o meu tio António (António de Siqueira Freire, embaixador). Ele foi sucessivamente filho, irmão, e agora tio do Conde de São Martinho, nunca o Conde. O seu erro não tem a mínima das importâncias, mas tenho a certeza que o tio Ascenso, se soubesse, seria o primeiro a querer corrigir a coisa.

Fui professor durante bastantes anos (no Instituto Superior de Agronomia, Lisboa), e tenho estupendas memórias dos meus antigos e distintos professores de Liceu (Liceu Francês Charles Lepierre, Lisboa - um liceu oficial francês que muitos tomam erradamente por colégio, de onde saí para a Universidade em 1973). Muitos dos meus amigos e amigas passaram pelo Liceu Pedro Nunes e pelo Liceu Maria Amália, respectivamente, e têm memórias comparáveis. Fico muito contente de ver alguém que também se lembra dos antigos professores de liceu.

Fico ao seu dispor se quiser que eu diga qualquer coisa ao meu tio, ou outra coisa qualquer.

Melhores cumprimentos

Luís de Siqueira Castro e Solla”


Quanto aos possíveis antigos alunos que integraram o Orfeão Maior do Liceu Nacional de Setúbal e recordem D. Ascenso de Siqueira, deixo aqui um testemunho de que está ainda entre nós o Maestro que dirigiu os êxitos de um Orfeão que também deixou muitas saudades...


NB - Também eu fiquei ligado ao Liceu Charles Lepierre... Quando, em 1963 fiz o meu estágio pedagógico no Liceu Pedro Nunes fui nomeado para fazer parte de um Júri de Exames no Liceu Charles Lepierre que era presidido por um Professor de História do Liceu Pedro Nunes cujo nome não recordo.

11 comentários:

Unknown disse...

D. Ascenso foi também professor no/a Gil Vicente, onde privei com ele, enquanto sua colega. Saudade de um Senhor.
Mª do Rosário Pinto

Gratidão por um grande Professor disse...

Caro Senhor,

Fiz os 7 anos do Liceu no Gil Vicente, na década de 60 do séc. XX, e um dos Professores que recordo com mais saudade é o D. Ascenso de Siqueira, Professor de Música (na época dizia-se de Canto Coral).

Lembro-me de aprendermos com ele algumas das mais belas páginas da Música, como por exemplo coros do Nabucco, de Verdi, incluindo o magnífico Va Pensiero. Também cantámos trechos do Barbeiro de Sevilha e ouvíamos em Gira-Discos grandes obras como belas sinfonias de Beethoven e Schubert. Estudámos e cantámos também obras de um reportório mais popular, como canções italianas (por ex. Santa Lucia) e belas canções de Natal. Claro que o estudo das diversas obras era precedido de interessantes informações / explicações referentes ao seu conteúdo e à sua história.

Para criar ainda mais gosto e interesse pelas suas aulas, o D. Ascenso intercalava a Música com pequenas partes / episódios de obras literárias. Lembro-me especialmente do Miguel Strogoff, de Júlio Verne, que ele tão bem sabia contar.

A minha Mãe tinha o curso de Piano do Conservatório, onde foi discípula do Professor Campos Coelho, que também foi Professor da nossa ilustre Pianista Maria João Pires. Recordo-me, aliás, de a minha Mãe me levar à audição dos discípulos daquele Professor e de ouvir tocar tão bem esta ainda pequenina Pianista. A minha Mãe também foi Professora de Música e desde a mais tenra idade aprendí a cultivar o gosto por esta maravilhosa arte. O D. Ascenso soube assim ampliar esse gosto e merece todo o meu apreço e gratidão. Não o esquecerei nunca. Bem haja, que Deus lhe dê saúde e felicidade!

Com todo o respeito e estima,

Jorge Manuel Ferreira Ribeiro

rosa nunes disse...

Só hoje, dia 31/07/2021 li esta publicação e os respetivos comentários.
Tenho tão boas recordações do "meu" mui querido maestro D. Ascenso de Siqueira.
Conheci-o quando entrei para o grupo coral dos CTT, do CDCR de Lisboa, do qual D. Ascenso era o maestro. Tinha uma forma de estar que o distinguia dos demais:muito correto, educado, simples e até humilde, mas com um excelente sentido de humor. Sempre demonstrou ter uma cultura acima da média e não se limitava a ensinar a música: explicava-nos o contexto e todos ficávamos a ganhar com esse saber.
Dizia com frequência:"Cantar bem é rezar duas vezes" e muito se esforçou para conseguir ter um coro que cantasse da música sacra à musica popular, passando pela ópera, ou pêlo canto gregoriano.
Após a minha saída do coro, por razões profissionais, eu ficava muito feliz quando tinha oportunidade de o ver no "nosso" bairro de Campo de Ourique.
Com frequência me lembro dele, dos sítios a que nos levou e do muito que com ele aprendi.
Ainda hoje pensei nele.
Espero que continue entre nós.
Tenho muitas saudades dele e daqueles tempos.
Que alguém lhe faça chegar um beijinho meu, com todo o respeito.

Rosa Nunes (Rosinha)

Unknown disse...

Fico feliz por saber que D. Ascenso de Siqueira continua entre nós.
Foi também professor no Liceu Gil Vicente, em Lisboa, onde o conheci.
A que se deverá o esquecimento da sua passagem pelo Gil Vicente?
Cordiais saudações
Armando Oliveira

Unknown disse...

Bom dia, tropecei por acaso neste simpatico blog de memoria/homenagem a um Tio que deixa muitas saudades. Faleceu infelizmente uns dias atras.
Com os melhores cumprimentos,
Nuno Lorena

Rui disse...

Fui aluno do liceu Gil Vicente e conhecia de vista o prof.Ascenso..as vezes encontrava o no elétrico 28 a ler as partituras de música.
Rui

Unknown disse...

Soi natural de Lisboa . Morava na Graca com a minha familia .em 1980 andei no Liceu Gil Vicente. Na altura o curriculo obrigava a ter uma de duas disciplinas para poder passar de ano.musica oi teatro. NAO me imaginava a fazer teatro porque era muito timida.mas escolhi musica. Lembro-me que era de yma das piores e mal comportadas turmas da tarde ! Faziam buylling , chegaram a bater numa professora, ate saiu no jornal e tudo.!
Odiava o ambiente.e sentua-me sempre apatica .Quando entrei na sala de aula do profesdor SIqueira, lembri-ne de ele me pedir para tocar piano. Durante varias aulas.levou-nos a opera aos ensaios da AIDA de Verdi.hoje posso dizer que sou prifessora de artes plasticas na Polonia, a minha filha toca piano, eu toco piano e pinto, a musica nunca mais saiu da minha vida.tenho miotas saidades desse professor e foi um previlegio ser sua aluna !

Anónimo disse...

Soi natural de Lisboa . Morava na Graca com a minha familia .em 1980 andei no Liceu Gil Vicente. Na altura o curriculo obrigava a ter uma de duas disciplinas para poder passar de ano.musica oi teatro. NAO me imaginava a fazer teatro porque era muito timida.mas escolhi musica. Lembro-me que era de yma das piores e mal comportadas turmas da tarde ! Faziam buylling , chegaram a bater numa professora, ate saiu no jornal e tudo.!
Odiava o ambiente.e sentua-me sempre apatica .Quando entrei na sala de aula do profesdor SIqueira, lembri-ne de ele me pedir para tocar piano. Durante varias aulas.levou-nos a opera aos ensaios da AIDA de Verdi.hoje posso dizer que sou prifessora de artes plasticas na Polonia, a minha filha toca piano, eu toco piano e pinto, a musica nunca mais saiu da minha vida.tenho miotas saidades desse professor e foi um previlegio ser sua aluna !

rosa nunes disse...

Nuno Lorena, os meus muito sentidos pêsames para toda a família.
Sabe dizer-me em que dia faleceu?
D.E.P.

Gratidão por um grande Professor disse...

Os meus muito sentidos pêsames. Que Deus o premeie pelo bem que realizou enquanto esteve entre nós e lhe dê o dascanso que bem merece.

Jorge Manuel Ferreira Ribeiro (ex-aluno do Liceu Gil Vicente)

Gratidão por um grande Professor disse...

Os meus muito sentidos pêsames. Que Deus o premeie pelo bem que realizou enquanto esteve entre nós e lhe dê o dascanso que bem merece.

Jorge Manuel Ferreira Ribeiro (ex-aluno do Liceu Gil Vicente)