Páginas

06 novembro 2019

Setubalense - 1972 - Setembro

.
02.Setembro
GNR
Assumiu o cargo de 2ºComandante da GNR, em Setúbal, o Sr. Ten. Luís Filipe Reis e Moura
.
02.Setembro
À cerca de um acidente ocorrido na praia da Figueirinha, quando um barco a motor vitimou um garoto de 11 anos, Armando Trindade faz o artigo “…Pelos Henriques de todo o mundo!...” 
.
02.Setembro
A Câmara recebeu uma carta de Sequeira e Costa, presidente do Concurso Internacional Viana da Mota, pedindo colaboração no sentido de utilizar o piano da Câmara Municipal…mas o Dr. João José Matos, responsável pelos Serviços Culturais declarou que, se se encontrar uma sala que ofereça condições se deve ceder o piano, visto que tanto se pode estragar na Câmara como fora dela.”
.
02.Setembro
Vitória FC
O uruguaio Câmpora (ex-Barreirense) assinou contrato com o Vitória.
.
02.Setembro
Raínha do Sado
Ana Paula Ventura foi eleita “Raínha do Sado-1972
.
04.Setembro
Óbito
Faleceu o Sr. Raúl Dias dos Santos Quintas.
.
09.Setembro
Oferta de uma obra de arte
D. Albertina Álvares da Silva, neta do Dr. Aníbal Álvares da Silva comunicou à Câmara eu tem em seu poder um quadro a óleo com a figura do seu Avô e que gostaria de o oferecer à Câmara Municipal de Setúbal.
Foi resolvido agradecer a generosa oferta e iniciar os necessários contactos para concretização da oferta que ficará sendo património Municipal.
.
09.Setembro
Voto de pesar
A terminar a sessão, o Sr. Dr. João José Matos pediu que fosse aprovado um voto de pesar pelo falecimento de Raúl Quintas, prestigiosa figura da numismática e que tinha sido uma das individualidades encarregadas pela Câmara Municipal, para organizar a colecção de moedas romanas, encontradas em Setúbal.
.
11.Setembro
Quartel dos Bombeiros
Foi iniciada a construção do novo Quartel dos Bombeiros, em cerimónia de grande brilhantismo.
O Sr. António Xavier de Lima juntou mais 150 contos à dádiva de 100 que já havia ofertado aos Bombeiros Voluntários
.
13.Setembro
Força Aérea 
Foi promovido a Coronel o Sr. José Lemos Ferreira
.
13.Setembro
O Eng. Bartissol, autor do projecto de uma das pontes sobre o rio Douro e antigo proprietário da Herdade do Pinheiro, comprou a casa onde nasceu o poeta Bocage, na então chamada rua de S.Domingos, a qual veio a oferecer à Câmara Municipal de Setúbal, para que lhe fosse dada a devida finalidade.
A Câmara Municipal de Setúbal prepara-se para fazer a sua inauguração no dia do próximo aniversário do seu nascimento.
.
15.Setembro
Exército
Foi promovido a Coronel o Sr. Ernesto Carrilho do Rosário, por portaria de 13/5/1972.
Continua colocado no Distrito de Recrutamento e Mobilização nº11.
.
15.Setembro
Taça UEFA
Vitória, 6 – Zaglebie, 1
O Vitória europeu deu show no Bonfim e foi aplaudido pelos polacos.
.
18.Setembro
A cidade
“No dia do 207º aniversário do nascimento de Bocage…”
Visita à casa onde nasceu o poeta.
Um concerto musical na Avenida Todi
Vasos e luz na estátua
Titulo acompanhado com uma foto onde se vêem o Vice-Presidente da Câmara falando com o Sr. Sousa Fidalgo e o Sr. Silva da Livraria Nun’Álvares.
Uma legenda acompanha a foto: “O Dr. João José Matos, incansável Vice-Presidente do Município e responsável pelo sector dos Serviços Culturais da CMS, esteve com a sua costumada gentileza, a receber os representantes dos órgãos de Informação. E ele próprio reconheceu que o que se fez no dia de Bocage foi muito pouco. “Mas com tão pouca gente e tão poucos recursos…”
.
18.Setembro
Hospital de S. Bernardo
O Dr. Luís Serra Pinto tomou posse do cargo de Director-Clínico do Hospital Regional de Setúbal.
.
20.Setembro
Obras na cidade
Começaram as obras no “largo” da Misericórdia
… e vai terminar, enfim!, a confusão de trânsito.
.
20.Setembro
Cantora
Andréa não aceitou ir à Grécia e à Itália, por ter receio de atuar no Líbano…
.
20.Setembro
Dr. Ernesto Vitorino
O conhecido e conceituado professor do Liceu Nacional de Setúbal, Sr. Dr. Ernesto Vitorino foi nomeado reitor do Liceu Nacional do Barreiro.
.
22.Setembro
Foi hoje inaugurada a loja de Setúbal, do Pão de Açucar.
.
29.Setembro
Falecimento
Faleceu em Lisboa, o Dr. Melo e Castro.
Antigo Governador civil de Setúbal, tinha 58 anos e era casado com a Sr.ª D. Ada Maria Ana Arrais Falcão Beja Pidwell da Costa de Melo e Castro.
.
29.Setembro
Em resposta a um artigo saído no “Setubalense” de 20 de Setembro de 1972, assinado pelo “mercenário” Homero Serpa e que intitulou “Bocage só para os “seus” pombos…”e no qual confessa “ter ficado muito surpreendido com a modéstia das comemorações do nascimento de Bocage que me foi dada a conhecer através da imprensa diária…”, o Presidente da Câmara “aproveitou a oportunidade de se falar em arte e, implicitamente, cultura, informou que os Serviços Culturais são uma actividade que, se bem que integrada na Câmara, não estão oficializadas pelo que não lhe deverá culpá-los de falta de actividades comemorativas do aniversário de Bocage.
Informou também que Bocage não está esquecido… e frisou as grandes Comemorações Nacionais de 1965 que trouxeram a Setúbal personalidades brasileiras. Disse o Dr. Constantino de Goes que: “não se podem fazer festividades todos os anos e até há necessidade de separar em realizações diferentes, quer de Bocage quer de Luisa Todi, de forma a sair do âmbito das conferências e dos recitativos”.
Não é a Comissão de Festas que só tem a seu cargo a Feira de Santiago, o Carnaval e outras festas de caracter popular que vai meter ombros à organização de tais comemorações.

Sem comentários: