Páginas

02 janeiro 2016

O Ano Velho e o Ano Novo...

Vasco Pulido Valente
inicia hoje um Novo Ano
com os seus artigos de Opinião,
nas colunas do Público

.
Vasco Pulido Valente
.
     "Como Eça descobriu numa noite de 1870, em Portugal, quando o Ano Novo passa pelo Ano Velho tem sempre muitas perguntas para lhe fazer. Ontem, a conversa foi difícil.
     A.Novo - Vamos começar pela política. O que é isto aqui?
     A.Velho - Eles dizem que é uma democracia. Mas, pelo que vi, não me parece: é um país muito pobre em que ninguém se entende e toda a gente protesta com imensa razão.
     A.Novo - De qualquer maneira, quem manda?
     A.Velho - Agora que o Dr.Salgado não manda, manda o Dr. António Costa.
     A.Novo - E ele o que quer?
     A.Velho - Quer o Estado social, uma coisa que acabou por volta de 1964/65, mas não chegou cá a notícia. Entretanto dá umas migalhas por aqui e por ali e assusta os desgraçados que pensam em investir um tostão nesta balbúrdia. É por isso que as pessoas o acham de esquerda.
     A.Novo - E mais nada?
     A.Velho - Engordou, o que não lhe fica bem. Devia almoçar dia sim dia não, como o Marcelo: uma sanduiche de queijo e uma bolacha Maria. Vivia mais tempo.
     A.Novo - E o país gosta dele?
     A.Velho - Não houve tempo para perceber. O PC gosta, porque não quer morrer; o Bloco gosta, porque já se acha crescido - uma pura ilusão. O célebre português da rua ainda não se decidiu.
     A.Novo - E esse "novo ciclo" de que se fala tanto?
     A.Velho - Entraram uns, saíram outros: e os que entraram continuam a obedecer à Europa. É como o ditado: quem não tem dinheiro não tem vícios.
     A.Novo - Consta que está marcada a eleição do Presidente para o fim do mês. Quem irá ganhar?
     A.Velho - Olhe que me ia esquecendo. Apareceram dúzias de candidatos, que se dão importância com esses festejos. E um candidato que come bolachas Maria, porque julga que Belém é um convento.
     A.Novo - Que conselho é que o sr. me dá?
     A.Velho - Não fale seja com quem for em vias de ser seguido, ou acusado, ou a dois passos da cadeia. Cada vez que ouvir a frase "Tenho a consciência tranquila", fuja e chame a polícia."
.
NB - VPV começa bem o ano...

Sem comentários: