.
Respigos de um Editorial
“…já Marçal Grilo escreveria depois um livro…”Difícil é sentá-los” onde terá percebido, ao escolher para título o desabafo que captara ao falar com um professor de ensino básico, onde começam os problemas de muitas escolas.
“…já Marçal Grilo escreveria depois um livro…”Difícil é sentá-los” onde terá percebido, ao escolher para título o desabafo que captara ao falar com um professor de ensino básico, onde começam os problemas de muitas escolas.
.
(…)
A leitura desse livro talvez tivesse evitado o disparate que a maioria socialista impôs esta semana, ao aprovar alterações a um já de si muito disparatado Estatuto do Aluno.
Supostamente o objectivo desse documento é dar mais instrumentos aos professores para estes imporem uma disciplina na escola e dentro da sala de aula, mas lendo o documento fica-se aterrado…
(…)
A leitura desse livro talvez tivesse evitado o disparate que a maioria socialista impôs esta semana, ao aprovar alterações a um já de si muito disparatado Estatuto do Aluno.
Supostamente o objectivo desse documento é dar mais instrumentos aos professores para estes imporem uma disciplina na escola e dentro da sala de aula, mas lendo o documento fica-se aterrado…
.
(…)
Quando as condições em que se envia um aluno para a rua durante uma aula passam a ser estabelecidas por lei, ninguém deverá surpreender-se que um dia destes actos tão banais como esse acabem nalgum tribunal e com o professor no banco dos réus.
(…)
Quando as condições em que se envia um aluno para a rua durante uma aula passam a ser estabelecidas por lei, ninguém deverá surpreender-se que um dia destes actos tão banais como esse acabem nalgum tribunal e com o professor no banco dos réus.
.
(…)
…e incomoda pela insensatez: se há domínio em que valem muito mais as regras não escritas, a cultura de disciplina e exigência, o bom senso e a capacidade de liderança, esse domínio é o da disciplina nas escolas. Dar ao que devia decorrer do bom senso ou da autoridade natural a forma de uma lei geral para todas as escolas e todos os professores é do domínio do surrealismo.
(…)
…e incomoda pela insensatez: se há domínio em que valem muito mais as regras não escritas, a cultura de disciplina e exigência, o bom senso e a capacidade de liderança, esse domínio é o da disciplina nas escolas. Dar ao que devia decorrer do bom senso ou da autoridade natural a forma de uma lei geral para todas as escolas e todos os professores é do domínio do surrealismo.
.
(…)
Diz o ministério que se quer, desta forma, impedir que saiam muitos alunos do sistema, que as escolas percam estudantes, o que é sempre negativo. E de facto é. Mas não é menos negativo dar àqueles que faltam por sistema, que ficam a jogar à bola ou a fazer patifarias quando os colegas estão nas aulas o prémio de poderem “recuperar” através de uma prova cujos termos são muito nebulosos
(…)
Diz o ministério que se quer, desta forma, impedir que saiam muitos alunos do sistema, que as escolas percam estudantes, o que é sempre negativo. E de facto é. Mas não é menos negativo dar àqueles que faltam por sistema, que ficam a jogar à bola ou a fazer patifarias quando os colegas estão nas aulas o prémio de poderem “recuperar” através de uma prova cujos termos são muito nebulosos
.
(…)
…por mais voltas que se dê à cabeça, só se encontra uma justificação plausível para esta medida: o Governo comprometeu-se com um determinado objectivo no que respeita ao abandono escolar e, estando-se muito longe da meta, o “atalho” de permitir a passagem de alunos que, mesmo não indo às aulas, “continuam” na escola pode resultar numa excelente estatística.
Se não é essa a ideia, então cabe à equipa ministerial explicar muito melhor qual o objectivo da medida.”
.
Vamos esperar pela explicação?!... ou nem isso as “sumidades” serão capazes de fazer direito?...
(…)
…por mais voltas que se dê à cabeça, só se encontra uma justificação plausível para esta medida: o Governo comprometeu-se com um determinado objectivo no que respeita ao abandono escolar e, estando-se muito longe da meta, o “atalho” de permitir a passagem de alunos que, mesmo não indo às aulas, “continuam” na escola pode resultar numa excelente estatística.
Se não é essa a ideia, então cabe à equipa ministerial explicar muito melhor qual o objectivo da medida.”
.
Vamos esperar pela explicação?!... ou nem isso as “sumidades” serão capazes de fazer direito?...
Sem comentários:
Enviar um comentário