Páginas

25 fevereiro 2022

Setubalense - 1974 - Maio

.
03.05.197
1º de maio – Dia do trabalhador
“O povo unido jamais será vencido”
.
03.05.1974
Na 1ª Página
O soneto “25 de abril” de Odília Batel.
...e também na 1ªPagina
O título do artigo de Cabral Adão
“Livre! Livre! Livre!”
.
03.05.1974
Manuel José Canaveira faz um comunicado (com fotografia) “a desmentir a notícia, posta a circular, segundo a qual teria sido preso por ser um conhecido informador da Pide”.
.
03.05.1974
Comício no Clube Naval de Setúbal:
“O povo é quem mais ordena.”
Presidiu à mesa o democrata Carlos Lopes, acompanhado por Fernando Rodrigues, José Afonso, Jorge Luz, Dimas Pereira e Adílio Costa.
Falaram Jorge Luz, a abrir a sessão, Carlos Lopes, o Teodósio, Carlos Nascimento. Depois foi a vez do incansável Abílio Ferreira que falou em “a feroz ditadura de Marcelo Caetano e Salazar…”
.
03.05.1974
A bandeira do Partido comunista esteve içada na Câmara.
.
06.05.1974
Foram afastados os Corpos gerentes do Grémio do Comércio. Na ausência de qualquer membro dos corpos Gerentes, a sessão foi presidida por Amadeu Silveira Guedes ladeado por João Envia e Fernando Rodrigues.
.
06.05.1974
O Serviço de Informação e Relações da Câmara emite um comunicado “expressando o desejo de que uma imediata reestruturação nacional de municípios permita a rápida solução dos graves problemas existentes, nomeadamente o das remunerações condignas de todos os trabalhadores camarários e assimilados”
.
08.05.1974
Última hora
Moradores de bairros de lata tomam casas económicas em Setúbal.
.
10.05.1974
CMS
Presidente e Vice presidente da Câmara de Setúbal pedem exoneração
.
10.05.1974
Na página 8, com o mesmo título (anterior)
Foram do seguinte teor as palavras proferidas pelo Dr. Manuel José Constantino de Goes, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, no final da sessão da Vereação, efectuada na passada 4ªfeira, dia 8 do corrente:
“Ao estar aqui há 11 anos sempre servi a população da minha terra. Soube que na minha terra, aqui em Setúbal, andam listas de mão em mão, para recolher assinaturas para a minha demissão. No momento em que se chega a este ponto, eu não posso obrigar a minha presença à frente dos destinos da Câmara. Portanto, irei amanhã pedir a exoneração deste lugar onde estive 11 anos e deixei muitas recordações E é com emoção que o digo.
Conversas havidas, o Sr. Vice-Presidente acompanhou-me neste pedido de exoneração.
Eu, que não sou de grandes elogios, não posso deixar de agradecer ao Vice-Presidente a sua lealdade.
À Camara nada tenho que agradecer pois representa o povo. E os vereadores não são mais do que os representantes do Povo.
Ao Dr. Callapez aqui publicamente lhe agradeço o auxílio que o pessoal tão sacrificado desta Casa, apenas neste momento em que pode dar largas à liberdade também reivindicou, mas só o fez agora e no Dr. Calapez figuro todo o pessoal da Câmara para lhe dizer o meu muito obrigado.
Nada mais há a dizer. Assim como se entra para presidente da Câmara, com a mesma simplicidade se deve sair.
Vou pedir a minha exoneração e a do Sr. Vice-Presidente e espero que no mais breve possível ela me seja dade para sossego dos setubalenses.
Se sou um estorvo à paz, que não seja eu que aqui deva estar.
.
10.05.1974
João Agostinho da Silva Santos (vendedor de jornais e com direito a fotografia)
Vítima de difamação negava qualquer ligação à Pide.
.
13.05.1974
Falecimento
Na sua residência, na rua Gen. Daniel de Sousa, 12-1º, faleceu ontem a Sr.ª D.Maria Eduarda Pereira Barreto de Almeida, de 70 anos. Era esposa do Sr. Capitão José Augusto de Almeida.
.
13.05.1974
Declaração da Junta de Salvação Nacional
Dizendo que os Srs. Eduardo Manuel de Sousa Teixeira e Frederico da Assunção Martins, não constam nos ficheiros da rede de DGS
.
15.05.1974
A Câmara Municipal de Setúbal demitiu-se.
“Tendo o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Setúbal apresentado o seu pedido de demissão e reconhecendo a Vereação que a legitimidade de funções que desempenham é contestável, resolveu pôr os seus cargos à disposição da Junta de Salvação Nacional e pedir que considere findo o seu mandato.
.
15.05.1974
Delegado da Junta de Salvação Nacional
O Comandante do RI-11, Senhor coronel Carvalho Fernandes comunicou que foi nomeado Delegado da Junta de Salvação Nacional. Junto da Câmara que se encontra dissolvida, ficará o Senhor major Amável Velez Serra, do RI-11, enquanto decorrer a diligência em curso no sentido ser constituída a Comissão Administrativa, a gerir interinamente os serviços municipais.
.
17.05.1974
Administração Municipal
Realizou-se ontem a cerimónia para a Comissão Administrativa que, provisoriamente, ficará a gerir os destinos co Concelho de Setúbal, até à realização de eleições livres.
A Comissão ficou constituída pelos seguintes cidadãos: Júlio Severino Marques do Santos (Presidente), Vitor Zacarias da Piedade Sousa, Dr.ª Maria Odete Santos, Ag.Téc. Alberto Manuel de Sousa Pereira, Francisco Rodrigues Lobo, Dr. Mário José Brandão Ferreira, Arquiteto Renato Custódio Nogueira.
.
20.05.1974
Justificação
O presidente da Comissão Administrativa da CMS vem justificar ao público em geral, a escolha do Arq. Renato Nogueira, para a Comissão Administrativa.
 .
24.05.1974
Não compres o “Setubalense”
“O Setubalense é CIA
“O Setubalense é um jornal “Antes do 25 de abril
Foram “grafitis” que apareceram nas paredes da cidade
Em título de 1ªPágina, a toda a largura e a tinta vermelha:
Em nome da autêntica democracia:
A opinião pública deve ser inalienável
.
27.05.1974
Um comunicado:
Em comunicado da Comissão Provisória representativa dos Professores do ensino primário do Concelho de Setúbal, constituída por José Inácio Costa, Amílcar dos Santos Lages Martins, Maria Lucinda Tavares Pontes de Oliveira e Maria Odete Correia Leitão Macedo Varela, pede-se “a destituição imediata que tem vindo a exercer na orientação e fiscalização das actividades gimnodesportivas das escolas do Ensino Primário, do Inspector Orientado de Educação Física Eurico da Conceição Serra Pinto e dos instrutores Maria Gabriela Tomás dos Santos, Francisco Camarada que publicamente humilharam e hostilizaram os mais sacrificados elementos da classe trabalhadora do Ensino.
.
27.05.1974
A Junta de Salvação Nacional comunica que os Srs. Alfredo Figueiredo da Silva e sua filha Maria Amélia Coelho Figueiredo da Silva não constam dos ficheiros da Pide DGS (Direcção Geral de Segurança)
.
31.05.1974
O “Nestum com mel” era vendido no Delta, por 17$50.

Sem comentários: