Páginas

24 março 2020

A.Uderzo...

...faleceu esta manhã, em Neuill- sur-Seine, em França.
.
A.Uderzo
.
Uderzo iniciou a sua carreira de artista em Paris a seguir à guerra, em 1945, com Flamgerge ou Clopinard, um pequeno idoso perneta que vencia todas as contrariedades.
Em 1947-1948.,cria novos personagens, como Belloy e Arys Buck.
Uderzo conhece Goscinny em 1951. Tornam-se grandes amigos, e em 1952 decidem trabalhar juntos na delegação de Paris da empresa belga World Press. Os seus primeiros trabalhos foram Oumpah-pah, Jehan Pistolet e Luc Junior. Em1958,, as aventuras de Oumpah-pah são adaptadas e publicadas na revista Le Journal de Tintin, até 1962.

.
                                    
O regresso dos Gauleses
(um dos últimos livros desenhados por Albert Uderzo)
.
Em 1959, Goscinny torna-se um editor e Uderzo um director artístico da revista de banda desenhada para crianças Pilote criada em 29 de outubro. A primeira edição da revista publica pela primeira vez a série Asterix, a qual torna-se um êxito na França até hoje. Em 1961, após dois anos a serem publicadas na revista Pilote, as histórias com êxito da nova série são publicadas individualmente em livro – o primeiro, chamando-se Asterix, o Gaulês...
Em 1967, depois do êxito do primeiro livro, ambos os autores decidem dedicar-se apenas a essa série.
Mesmo depois da morte prematura de Goscinny em 1977, Uderzo segue a ilustrar os livros da série (a uma média de 1 álbum por cada 3 a 5 anos, comparados aos dois livros, por ano, em vida de Goscinny). A autoria dos livros ainda indica Goscinny e Uderzo.

Durante a 2ªGuerra Mundial, o jovem Uderzo deixa Paris e viaja para a Bretanha, onde trabalha em uma quinta, e ajuda o seu pai Silvio no negócio de mobílias.
Anos mais tarde, ao optar-se por uma localização adequada para a Aldeia gaulesa central da série Asterix, René Goscinny deixou essa decisão a Uderzo, que prontamente optou pela Bretanha.

Sem comentários: