Páginas

12 março 2020

"A Sulamita"...

... de Mestre Lima de Freitas,
pela primeira vez em exposição
na Biblioteca Nacional de Portugal.
.
A pintura da autoria do artista Mestre Lima de Freitas (1927-1998) dedicada ao Cântico dos Cânticos, intitulada “Sulamita”, personagem feminina central do célebre poema bíblico de amor vai ser apresentada pela primeira vez na exposição: “Beija-me com os beijos da tua boca – o Cântico dos Cânticos – baseada na coleção do poeta Gonçalo Salvado.
Trata-se de uma pintura realizada pelo histórico artista português para ser reproduzida na edição do Cântico dos Cânticos publicada em 1993 (ilustrada por Mestre Lima de Freitas, e pelo escultor António Duarte) da autoria de Sam Levy, que traduziu o poema a partir da língua original que contou com uma introdução do poeta David Mourão-Ferreira 
.
Gonçalo Salvado com Helle de Lima Freitas
viúva do artista, mostrando a edição do Cântico dos Cânticos,
ilustrada por Lima de Freitas, em 1993, por debaixo do quadro "O jardim das Hespérides", da autoria do pintor setubalense.
.
A pintura de Mestre Lima de Freitas, de grande importância para a História do Cântico dos Cânticos, em Portugal e a sua influência na cultura de língua portuguesa, pertence a uma colecionadora particular e poderá ser apreciada, em estreia, pelo público, na citada mostra.
De referir ainda que uma aguarela de Mestre Lima de Freitas, criada para a tradução de Sam Levy, será a imagem de cartaz do ciclo de conferências :"Grava-me como um selo em teu coração" - O Cântico dos Cânticos -, Paradigma Universal da Cultura Portuguesa que vai decorrer nos dias 18 e 19 de Maio de 2020, na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa.

Um Colóquio integrado na Exposição sobre o mesmo tema: "Beija-me com os Beijos da tua Boca", com inauguração em 7 de Maio e que estará patente até 11 de Setembro co corrente ano.

Lima de Freitas foi um dos maiores artistas intelectuais do séc.XX português, cuja obra pictórica, de ilustração, de reflexão filosófica e ensaísta dificilmente encontra paralelo na comtemporaneidade, fazendo dele um caso único e singular  no meio cultural e artístico do nosso País e um autor de referência no contexto Europeu.
.
Lima de Freitas
.
"Pintor, entre outras vertentes, dos grandes mitos amorosos portugueses, fundadores (e reveladores) da nossa mais intrínseca identidade, do amos Visionário do Erotismo Sublime; na sua obre, a Mulher e o Feminino ocupam um lugar privilegiado  e são considerados como arautos da iniciação às verdades primeiras e últimas do Ser e à própria transcendência", como refere Gonçalo Salvado.

Beija-me com os beijos da tua boca", exposição bibliográfica e iconográfica sobre o Cântico dos Cânticos  será constituída por mais de uma centena de livros pertencentes à vasta coleção privada do poeta Gonçalo Salvado e que representam a grande influência da poesia deste autor .
nesta coleção privilegiam-se as obras em língua portuguesa editadas em Portugal e no Brasil, algumas de grande raridade e inacessibilidade.
.
Gonçalo Salvado com Helle de Lima Freitas.
.
A mostra será completada e enriquecida com obras pertencentes ao acervo da própria Biblioteca Nacional e de outras entidades do nosso País e pretente reconstituir a atmosfera e recriar o imagiário d célebre poema bíblico de amor reunindo as imagens mais emblemáticas que em Portugal lhe foram dedicadas.
.
in "Reconquista"

27.02.2020

Sem comentários: