Páginas

24 agosto 2019

Merece ser destacado...

… no Diário de 
Vasco Pulido Valente
no "Público" de hoje, 24 Agosto 2019.

.
Vasco Pulido Valente
.
No dia 19 de Agosto, VPV escreveu no seu Diário:
"A Câmara de Santa Comba Dão quer ganhar uns dinheiros com o seu velho conterrâneo e ditador António de Oliveira Salazar. Nada de mais louvável e de mais inócuo. Mas eis que se levanta um "movimento" de cidadãos zelosos contra esta ideia. Porquê? Porque temem que Santa Comba se transforme num lugar de peregrinação para a extrema-direita. Só a ignorância pode ter inspirado estes receios.
O salazarismo foi uma ditadura clerical e nunca, desde o princípio ao fim, um regime fascista. O meu amigo Manuel lucena, reconhecendo a realidade, passou a vida a tentar provar que o Estado Novo era um fascismo sem movimento, ou seja, que um círculo era um quadrado.. He got no satisfaction. O que, infelizmente, não impediu a oposição republicana e o PCP de fazerem com que a palavra "fascista" servisse para insultar qualquer espécie de adversários e para mover a esquerda a qualquer espécie de acção.
Seja como for, não há em Portugal uma memória de militância salazarista como, por exemplo, houve e ainda há em Itália o culto da memória dos camisas negras e de Mussolini. O cabeça de lista do PS de Viseu escusa de exibir os seus sentimentos democráticos, condenando o "Museu Salazar". Santa Comba Dão nunca será uma segunda Predappio. E os milhares de signatários deste último protesto bateram à porta errada. O mais que vão conseguir, se por acaso conseguirem alguma coisa, é que o dono do café de Santa Comba Dão não ganhe uns patacos com turistas.
A estupidez disto tudo aflige-me."
.
No dia 19 de Agosto, VPV escreveu no mesmo Diário:
"Afinal confirmou-se: o dr.Pardal Henriques é candidato à Assembleia da República pelo partido de Marinho e Pinto. Quem pretender estudar o populismo português, em todo o seu esplendor, deve levar estes dois exemplares para o laboratório."

Sem comentários: