Retrato de Willem Croes
Franz Hals
1581/5 – 1666
Retrato de Willem Croes
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Ainda criança, Franz Hals mudou-se, com os pais para Haarlem, onde nasceu o seu irmão Dirck, também célebre pintor. Discípulo de Karel van Mander, não sofreu a influência do mestre de uma forma determinante. Torna-se um dos maiores retratistas de todos os tempos, escolhendo os seus temas, contrariamente ao que fez Rembrandt, exclusivamente no ambiente burguês. De grande importância para os trabalhos futuros foram os seus grupos (Os Arcabuzeiros), nos quais uma impetuosa força vital perturba os cânones da tradição compositiva renascentista. Característica peculiar dos seus quadros, até 1640, é a casualidade das atitudes e a naturalidade dos movimentos das personagens retratadas, que parecem surpreendidas e fixadas na tela num determinado momento da sua vida. A esta espontaneidade corresponde também a técnica pictórica que se serve de pinceladas largas e soltas. A partir de 1640, a livre vitalidade das composições juvenis dá lugar a formas mais contidas e ponderadas, em retratos em que o indivíduo aparece livre de todos os ouropéis da exterioridade, segundo um fenómeno que domina a pintura holandesa em geral, nessa mesma época. Pertence a este período o Retrato de Willem Croes.
A pose é reduzida a uma essencialidade que torna o retrato simultaneamente mais monumental e íntimo: Hals tem preferência pelas figuras em meio-corpo; as cores tornam-se mais pobres, reduzindo-se ao preto e ao castanho; assim se encontram os dois grandes pintores da Holanda, Rembrandt e Hals, embora partindo de premissas diferentes.
Cfr. Hermann Bauer
In “Alte Pinakothek”In Ed.Verbo – Dezembro/1973
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