El Greco
1677 – 79
Nesta tela de modestas dimensões o artista atinge um altíssimo nível de perfeição técnica e de espiritualidade. As três figuras têm tais delicadezas que nelas a forma humana aparece como um simples apoio para o espírito. A Virgem, sentada no trono de nuvens sobre uma lua de forma maravilhosa que parece de mármore polido, é coroada pela Santíssima Trindade.
A composição, talvez inspirada numa gravura de Dürer, atinge o máxima da perfeição: articula-se num losango perfeito, cujos vértices são constituídos pelas três cabeças sublimes e pelo Paracleto. Tal simetria não tem, porém, nada de rígido e assenta no eixo bem definido da torrente luminosa que desce do Espírito Santo sobre a Virgem, a cujos pés estão cabeças de anjos. Outras coroações da Virgem, conquanto não tão belas, existem em várias igrejas de Toledo e da sua província.
A obra que se encontra no Prado foi adquirida, graças ao legado de D.Pablo Bosch, em 1915.
A composição, talvez inspirada numa gravura de Dürer, atinge o máxima da perfeição: articula-se num losango perfeito, cujos vértices são constituídos pelas três cabeças sublimes e pelo Paracleto. Tal simetria não tem, porém, nada de rígido e assenta no eixo bem definido da torrente luminosa que desce do Espírito Santo sobre a Virgem, a cujos pés estão cabeças de anjos. Outras coroações da Virgem, conquanto não tão belas, existem em várias igrejas de Toledo e da sua província.
A obra que se encontra no Prado foi adquirida, graças ao legado de D.Pablo Bosch, em 1915.
Cfr. Marco Valsecchi
In “Grandes Museus do Mundo”
Ed.Verbo – Novembro/1973
In “Grandes Museus do Mundo”
Ed.Verbo – Novembro/1973
Sem comentários:
Enviar um comentário