Páginas

30 junho 2010

Setubalense - 1960 - Outubro

1 de Outubro
Aniversário
Faz hoje anos o sr.Cap.Ernesto Carrilho do Rosário.
.
3 de Outubro
Sessão Solene no Liceu
Realizou-se ontem a sessão solene de abertura das aulas, no Liceu Nacional de Setúbal., a que residiu o sr.Dr.Eduardo Albarran, presidente da Junta Distrital e da União Nacional.
Usou da palavra o Reitor Dr.José de Mendonça e Costa que dirigiu uma saudação aos novos Alunos e exortou-os a bem cumprir o seu dever escolar e ás famílias solicitou toda a colaboração na educação dos mesmos.
Procedeu-se à distribuição dos prémios aos alunos internos mais classificados.

.
Prémio Bocage - Maria Clara Dias Costa Correia - 15 valores - 2ºCiclo
Prémio Soc. Amigos do Liceu - António Manuel Freire Cardoso Ferreira - 16 valores - 1ºCiclo
Prémio Soc. Amigos do Liceu - Aurora Pinto Baltazar - 17 valores - Filosofia
Prémio Rotary Club de Setúbal - Domingos Manuel Silva Farinha - 16 valores - História 2ºciclo
Prémio Sapec - Carlos de Almada Contreiras - 17 valores F.Químicas 7ºano
Prémio Grémio do Comércio - Maria Teresa Farréu de Sousa Rama - 15 valores - 1ºano
Prémio Grémio do Comércio - Luís Filipe Ferreira Fernandes - 15 valores - 1ºano
Prémio Grémio do Comércio - António Manuel Freire Cardoso Ferreira - 16 valores - 1ºciclo
Prémio Grémio do Comércio - Maria de Jesus Costa Jerónimo - 16 valores - 1ºciclo
.
10 de Outubro
O novo Hotel de Setúbal
Ao contrário do que poderia supor-se, dado o silêncio que se verifica, a Comissão que se propõe construir um Hotel na zona da Beira Mar, não desiste do seu louvável intento...
.
12 de Outubro
Vitória FC
Emídio Graça e Galaz voltam a vestir a camisola do Vitória.
.
17 de Outubro
Cidade
Novo estabelecimento, na rua Antão Girão; chama-se "Rio Azul" e é propriedade dos srs.Francisco Ahrens Novais, José Luís Ahrens Novais, Dr.Vaz Pinto, Alberto Maria e António Eugénio da Silva.
.
19 de Outubro
Praceta Dr.António Manuel Gamito
Na sessão do passado dia 11, a Cãmara Municipal de Setúbal tomou conhecimento de um ofício do Sr.Governador Civil do Distrito que, em seu nome pessoal e no de um grupo de setubalenses que o procurou, propõe que o Largo existente em frente ao edifício do Liceu seja dado o nome do Dr. António Manuel Gamito que foi durante largos anos professor e Reitor daquele estabelecimento de ensino.
Concordando inteiramente com a proposta, deliberou a Cãmara recomendar o assunto à Comissão de Toponímia, recentemente constituida.

29 de Outubro
Socel
Começaram os trabalhos de terraplanagem da Fábrica de celulose na Mitrena

29 junho 2010

Brincar com a inteligência e cada um...

...só de um tipo "parvo"...(1)
.
Pinto Monteiro
.
"A Justiça não está bem, mas não está tão mal como isso. Se corrermos a Europa, não encontramos Justiça melhor do que a portuguesa",
Pinto Monteiro dixit...
.
(1) - em italiano...

Escrito na pedra...

in "Público"
22 06 2010
.
"Em todas as almas há coisas secretas cujo segredo é guardado até à morte delas."
.
Mário de Sá-Carneiro
poeta e escritor português
1890 - 1916

28 junho 2010

Uma fotografia antiga...

Campo Vale do Romeiro
(traseiras da bancada central...)
Castelo Branco 1957 (?)


O Opel Olympia mais famoso da década, em Castelo Branco...
ficou escondido por de trás desta "matula"!...
.
Identificação (apoiados no Opel):
À frente: Júlio "Moçamedes"(?), José Galvão, Porfírio Lima, NN e Rui de Oliveira Costa.
Em cima: Luís Grilo, jjmatos e Belmiro(?) Lima.
Creio que fomos todos no Opel do Porfírio, até ao Campo do Vale do Romeiro!
.
De registar ainda, a "magnífica" estrutura da Bancada Central do campo de futebol.

27 junho 2010

A Opinião...

...de Vasco Pulido Valente.
.
Hoje, no "Público"
27 06 2010


Vasco Pulido Valente
.
O prémio Nobel não garante a importância literária de ninguém. Basta ver a longa lista de mediocridades que o receberam. Pior ainda, o prémio Nobel é atribuído muitas vezes por razões de nacionalidade ou pura política, sem relação alguma com a obra, que num determinado ano a Academia Sueca resolveu escolher. Que Saramago fosse o único escritor de língua portuguesa a receber essa mais do que duvidosa distinção não o acrescenta em nada, nem acrescenta em nada a língua portuguesa. Só a patriotice indígena (de resto, interessada) a pode levar a sério e protestar agora indignadamente porque o Presidente da República se recusou a ir ao enterro do homem. Por mais que se diga, e até que se berre, Saramago não era uma glória nacional indiscutida e universalmente venerada.
Pelo contrário, desde sempre que viveu do escândalo e da polémica. Devoto do Partido Comunista e ateu militante, não lhe custou muito. E Sousa Lara, com ignorância contumaz da nossa direita, acabou por lhe dar uma grande ajuda. O Evangelho segundo Jesus Cristo, qualquer que seja o seu mérito literário (e, para mim, é pouco), não passa de um repositório de lugares-comuns sobre o Cristianismo (alguns dos quais do século III), que não revela sombra de pensamento original e só pode perturbar um analfabeto.
Para defender a sua fé, ao que parece acrisolada, Sousa Lara teria feito melhor em proibir A Relíquia e O Mandarim, dois livros de facto subversivos, que justamente não incomodaram a burguesia de uma época em que o Catolicismo era a religião do Estado
.
De qualquer maneira, a fama de incréu beneficiou Saramago. Como também a fama de comunista, adquirida no DN em artigos que suavam ódio e, dia a dia, pediam violência e, mais tarde, num ou noutro romance em que mitificou o povo à boa maneira neo-realista. Mas nem essa fidelidade à esquerda e ao PC merece muita consideração. Ele, que denunciava tão depressa tanta gente, nunca condenou a sério os crimes sem nome (e sem número) do “Socialismo real” e, no fim da vida, gostava de se apresentar como um campeão dos direitos do homem, um exercício para que obviamente lhe faltava toda a autoridade. Apesar disso, o Estado democrático, manifestamente impressionado com o Nobel, não o tratou mal. Instalada na Casa dos Bicos, mesmo no centro da Lisboa antiga, a Fundação Saramago é homenagem bastante.

1955 - Liceu de Castelo Branco - 7ºAno

Reuniram-se em Castelo Branco para comemorar
o 55ºano sobre a sua saída do Liceu.

Na escadaria do Liceu, a foto da praxe

Da esquerda para a direita :
1ª fila: Fernando Luís Antunes Milheiro,Isabel Neves Siborro Maia, Maria Regina d'Oliveira Reis, Maria Emília Salavessa e António Figueiredo
2ª fila: João Videira de Amaral, Paulo Nina de Oliveira , Mário da Silva Freire , Alcina Elisa Magalhães, Joaquina Domingos Magno e Cremilde Gigante
3ª fila: Manuel Brás Venâncio , José Figueiredo Martinho, Manuel Pina de Carvalho, o João Bártolo e o Salvado da Silva.
.

O Programa destacava, para a manhã do dia 19 de Junho, três eventos importantes:

Às 11h, na Sé foi celebrada uma missa pelo Bispo Emérito de Angra D.Aurélio Granada Escudeiro que foi professor de Moral, no Liceu daquela época.
Às 12 h, os Antigos Alunos foram recebids no LIceu, pela presidente do conselho directivo e visitaram o planetário anexo à actual escola secundária.
Mais tarde, às13h 30m realixou-se o Almoço comemorativo no Hotel da Colina do Castelo.

Dizem-me que faltam três pois não chegaram a tempo de ficar na fotografia,,,.

Um dos atrasados, segundo me informam, foi o António Manuel Pires Carreto. E esta informação deixou-me particularmente satisfeito. Como ele, chegaram a destempo para a foto, o José Simões de Mendonça e o Preto Pedro.
.
Verificam-se algumas ausências...
Umas porque, infelizmente, alguns dos nossos colegas já "por cá não andam"...e, de entre eles, não podemos deixar de recordar a Maria Gabriela Ramos Correia que não resistiu aos efeitos do tornado de fustigou Castelo Branco, exactamente à hora da saída dos alunos, no fim do período da manhã, no dia 6 de Novembro de 1954.
Pertenceram também a este Curso a Fernanda Rodrigues, o Raúl Romãozinho, a Maria Luisa Goulão, o Joaquim Semedo Toco, o José Cabaço Neves e o José Pires Fernandes (Zé Pequeno);
Outras ausências ter-se-iam dado por motivos diferentes. E de entre elas, chamaram-me a atenção, as dos amigos João Leão Meireles, João Ramalho Eanes, Natália Melo de Almeida, Graça Carreto e o Abel Pedroso.
Esperamos vê-los de novo numa próxima reunião do Curso.

26 junho 2010

Escrito na pedra...

in. "Público"
24 06 2010
.
"Se tens medo da solidão, não te cases."
.
Anton Tchekhov
esctitor russo
1860 - 1904

As "bonecas" de Augesert

Humor antigo
com o traço de
Bernard Augesert



- Ai que sorte!... Parece-me que esta é uma "Notívaga"!...

25 junho 2010

Vitória Margarida...

Uns dias antes, nós já sabíamos que ia haver festa... Uma qualquer "linguaruda" já nos tinha avisado que a Vitória Margarida ia fazer anos no dia 06 de Maio. 18 anos!... E 18 anos só se tèm uma vez!…

Vitória Margarida em 6 de Maio de 1982

Que bom seria voltar a ter 18 anos… Este desabafo é para mim… não para a Vitória Margarida porque ela, a Vitória, está na mesma…
Bem!... quase na mesma… para continuar a ser rigoroso como sempre fui.

A Vitória actual

A Vitória está agora bem mais bonita do que já então era.
.
Um pedido de amizade apareceu-me no Facebook!
Um “pé a trás” para estas “amizades” que costumam nada ter de Amizade… Um nome que eu não conhecia (Vitória Batista…) e… antes de remeter para o lixo com tal pedido, tive a curiosidade de abrir uma fotografia da “requerente”...
.
"Não posso crer!!!!!... Nem quero acreditar que "isto" esteja a acontecer... És a Vitória Margarida Mateus Silva??!!... Só pode ser "milagre"..."

“Com o nome Baptista, à frente de Vitória, ia deixando passar ao lado uma das alunas que mais gratas recordações me deixou. Especialmente aquela "comemoração" do dia dos teus anos, no dia 6 de Maio de 1982... Ainda te lembras Vitória Margarida?!...”

Na Escola Secundária nº1, aos Quatro Caminhos (06.05.1982)

“Nunca mais soube de ti, nem sequer tive a oportunidade de seguir o teu trajecto académico. Mas, pelas fotos que já tive oportunidade de ver, dominando um belo "rocinante"... eu presumo que tivesses seguido Veterinária ou Agronomia. Estou certo?Claro que vamos ser Amigos no Facebook, Vitória Margarida. Um beijinho"
.
Há surpresas que não têm preço!... Esta foi uma delas.
.

A Vitória no dia do seu aniversário, com a Olímpio Brotas, a Ana Paula Laginha, a Ana Leonor, a Ana Machete, a Ana Quadrilheiro e a Maria Manuel Azeda. Lá atrás a Ana Maria Pinho, a Ana Maria Botas e a Helena Gonçalves

A Vitória Margarida tal como é agora... uns "anitos" passados.

"Olá Professor, que bom que é encontra-lo tão bem e tão jovem! Claro que me lembro do dia 6 de Maio de 1982; as fotos que me tirou fazem parte do meu álbum dos 18 anos e sempre que olho para elas recordo-me de como foi bom ter sido sua aluna". (Ainda me pões a chorar, rapariga...)

Não sabes como "faz bem à alma" ler e ouvir "mimos" como este que me enviaste... Claro que fico feliz e satisfeito e cada vez mais convencido de que… “valeu a pena”… todo este longo tempo que passei com os meus alunos.
.

Esta fotografia foi tirada no dia 2 de Maio de 1982...
E a Vitória até parece estar bem disposta!... Quem é que vai acreditar que, naquele mesmo momento, ela estava a fazer um teste de Biologia?!...
.

"Quase que acertou na minha formação académica. Tirei Eng.Zootécnica na Universidade de Évora, continuo a viver em Setúbal, sou casada e tenho uma filhota de 16 anos que está no Liceu, no 11º ano (como o tempo voa)."

A Mãe e a "filhota"...

"Ainda bem que as novas tecnologias nos dão a oportunidade de "rever" e manter contacto (mesmo que seja virtual) com as pessoas que de uma ou outra forma foram importantes na nossa vida.
Obrigada por ser meu amigo!
Bjs
Vitória Margarida “

...Oh! Como o tempo voa...

…ia deixando passar ao lado uma das alunas
que mais gratas recordações me deixou…

. Vitória Margarida no dia dos seus 18 anos
.
E para terminar, a Vitória com um "amigão"... bem "pequenino"...
Bem te podias juntar a umas colegas que eu tenho, também elas amigas de cães. Só que elas têm de comprar, lá para casa, uns sofás novos, semana sim… semana não… O Alfa e a Maggie também não lhes dão descanso. E o teu "cachorrinho" que nome tem?
Também faz umas "pilantices" de vez em quando? É que se não faz... ele não é cão nem é nada!... E já agora uma pergunta pertinente: Como é que esse "bicho" consegue ver o caminho que pisa, com essa "trunfa" imensa caída em cima dos olhos?!...

24 junho 2010

A Praça Velha

Desenho de Molina


A Praça Velha - Castelo Branco

23 junho 2010

Parabéns!... 23 de Junho

O Olímpio faz hoje anos.
Um grande abraço de Parabéns,
do irmão Amigo.


Eng. Olímpio Mendes de Matos

22 junho 2010

As "bonecas" de Augesert

Humor antigo
com o traço de
Bernard Augesert

Sem palavras

21 junho 2010

Setubalense - 1960 - Setembro

3 de Setembro
Estreia literária muito auspiciosa
Carlos Manuel Tavares da Silva, aplicado aluno do 4ºano do Externato Frei Agostinho da Cruz, trouxe-nos a amável e muito penhoradamente oferta do seu primeiro trabalho impresso, segundo julgamos. Trata-se de um breve ensaio sobre "O Infante D. Henrique" que o jovem autor, com natural modéstia, apresenta como a sua colaboração nas Comemorações do V Centenário do príncipe de estirpe que tinha como divisa "Talant de bien faire"
.
10 de Setembro
Cultura
O Dr. Agostinho de Carvalho, meritíssimo Juiz de Direito, passa a colaborar no Setubalense.
.
14 de Setembro
Casamento
No passado dia 3, no Santuário de Fátima, na Cova da Iria, celebrou-se o enlace matrimonial da Sr.ª D. Maria Luisa Galvão Palma de Carvalho... com o Sr. Dr. Antero Bernardino Torres, distinto professor do Liceu.
À cerimónia religiosa dignou-se presidir o Vigário Geral de Setúbal, Revº Padre Fernando Martins.
.
14 de Setembro
Pinto de Almeida é treinador do Sesimbra.
.
21 de Setembro
Óbitos
Foi hoje a enterrar o locutor Domingos Lança Moreira
.
24 de Setembro
Câmara Municipal
Domínio público
Em face de uma informação dos Serviços de Viação e Obras da C.M., segundo a qual, há cerca de 30 anos foi abusivamente construído um muro no Beco das Lobas, donde teria resultado a indevida apropriação de parte daquele logradouro foi por aquela entidade solicitado o parecer do advogado Sr. Dr. João da Silva Cavalheiro, sobre o assunto, com vista a reintegrar no Domínio Público Municipal a respectiva área que se diz usurpada.
.
26 de Setembro
Hipismo
O capitão Xavier de Brito, montando o fogoso cavalo "Anómalo" venceu o "Grande Prémio" do Concurso Hípico de Setúbal.
Estiveram presentes, entre outros, os seguintes cavaleiros:
Cap. Xavier de Brito, montando o cavalo "Saladino"
Ten. Paiva Morão, montando o cavalo "Grana"
Ten. Brito da Cruz, montando o cavalo "Carpa"
Cap. Semedo de Albuquerque, montando o cavalo "Clinty"
Cor. Correia Barrento, montando o cavalo "??????"
Cap. Henrique Calado, montando o cavalo "Caramulo"
D. Ana Maria Ribeiro Ferreira
Cap. Neto Rebelo, montando o cavalo "Invento" e "Discutido"
Cap. Craveiro Lopes, montando o cavalo "Granadeiro"
Cap. António Romeiras, montando o cavalo "Vénus"
Cap. Duarte Pinto (Serafim?) montando o cavalo "D'Artagnan"

20 junho 2010

Uma fotografia antiga...

Castelo Branco 1958 (?)
No "Coreto do Parque"...
misteriosamente desaparecido.

O Rafael Gamas, o Sebastião Morão (lá no alto...), o Júlio "Moçamédes", o
Zé Galvão, o Rui de Oliveira Costa e o jjmatos.

19 junho 2010

Escrito na pedra...

No "Público"
em 18.06.2010
.
"Memória... um diário que carregamos connosco."
.
Oscar Wilde
poeta e escritor irlandês
1854-1900

National Gallery - Washington

A disputa
Donato Creti
1671 – 1749

A disputa

Segundo os biógrafos de Creti, esta cena é inspirada por uma recordação autobiográfica. Como Alexandre da Macedónia, Creti, quando era novo, discutiu violentamente com o pai e, em consequência disso, abandonou a casa. Algumas das pessoas representadas no quadro parece que retratam membros da família de Creti; em particular, parece, que a senhora de perfil, atrás da figura de elmo na cabeça, era a mulher do artista. Creti, cujos desenhos à pena tiveram apaixonados coleccionadores no século XVIII, não é muito conhecido na América, e este é o único quadro importante existente num museu americano. A arte de Creti representa a passagem dos últimos estádios da tradição barroca dos Carracci aos primeiros fermentos do neoclassicismo.
.
Cfr. Hereward Lester Cooke
In “Grandes Museus do Mundo
Ed.Verbo – Setembro/1973

18 junho 2010

As "bonecas" de Augesert

Humor antigo
com o traço de
Bernard Augesert

17 junho 2010

Beira Baixa - 1961 - Setembro

03 Setembro
A Fábrica da Sicel, em Alcains
A mais importante Unidade Fabril Portuguesa de derivados de milho, foi visitada pelo Ministro do Estado e pelo Secretário do Comércio respectivamente Dr. Correia de Oliveira e Dr. Dias Rosas.
.
10 Setembro
“Itinerário de uma viagem ao Médio Oriente” (título de 1ªpg,)
“O Reverendo Cónego Anacleto Martins partiu para a Terra Santa no passado dia 7” (com foto junto da avião e a legenda” O Sr. Cónego Anacleto Martins, pároco de Castelo Branco, momentos antes da sua partida para a Terra Santa, foi especialmente fotografado para o nosso jornal".)
.
10 Setembro
Capitão Simão Malcata
Num dos últimos contingentes militares partiu para o Ultramar (norte de Angola) o Sr. Capitão de Infantaria Simão Antunes Malcata que depois de uma estadia de dois anos e meio, na Índia Portuguesa prestou serviço nesta cidade de Castelo Branco.
Ultimamente estava colocado no RI 12, em Coimbra.
.
10 Setembro
José de Paiva Morão
Na reunião semanal do Município, o Sr. Presidente em exercício congratulou-se pela presença naquela reunião, do vereador Sr. José de Paiva Morão que se tem encontrado afastado do exercício das suas funções devido a um grave desastre de que foi vítima.
.
17 Setembro
Plano de Actividade – base do orçamento ordinário
do Município de Castelo Branco, para o ano de 1962.

.
Melhoramentos Urbanos……………………………4.710.000$00
Melhoramentos rurais…………………………………..897.500§00
Abastecimento de águas e saneamento.... 3.247.000§00
Instrução………………………………………………………….90.000§00
Outros melhoramentos………………………………….380.000§00
.
17 Setembro
O Palácio da Justiça
Vai ser encarada no próximo ano a construção do Palácio da Justiça (Tribunal, Conservatórias do Registo Civil, Predial e Notariados)
Já foi entregue ao Município a importância de 1.500.000§00 que se encontra cativa para aquele fim.
.
17 Setembro
União Nacional
Foram nomeadas as Comissões Distrital de Castelo Branco
e Concelhias de Oleiros e de Vila de Rei.
A Comissão Distrital ficou assim constituída:
Presidente: Dr. Simplício Barreto Magro
Vice-Presidente: Dr. Carlos Coelho
Vogal: Dr. Augusto Duarte Beirão
Vogal: Eng. Gabriel Costa Gonçalves
Vogal: Dr. José Catana Diogo
Vogal: Prof. Manuel de Jesus Silva Mendes
Vogal: Eng. Ernesto de Melo e Castro
.
Pela Comissão Executiva da UN foram nomeadas as Comissões Concelhias da UN de Oleiros e de Vila de Rei
Ficaram assim constituídas:
.
Oleiros
Presidente: Dr. Armindo da Silva
Vice-Presidente: Sr. José Maria Martins
Vogal: Álvaro Ferreira de Matos
Vogal: António Barata Júnior
Vogal: João Dias
Suplente: Nuno Augusto Martins
.
Vila de Rei
Presidente: Dr. António Melo Vieira Ponces de Carvalho
Vice-Presidente: Rev. Padre Sebastião Esteves Calvário
Vogal: Prof. José Lucas Martins
Vogal: João Nunes de Sousa
Vogal: João Vicente Lopes
.
17 Setembro
Vestido de Chita
Idalina da Conceição Nabais foi a vencedora do concurso do Vestido de Chita, organizado pelo Sport Benfica e Castelo Branco (última página com a fotografia da vencedora)

.
17 Setembro
D. Maria Pratas de Abrunhosa
Após longo sofrimento faleceu na nossa cidade, confortada com todos os Sacramentos, a Sr.ª D. Maria Pratas de Abrunhosa, mãe do nosso muito querido amigo Sr. Dr. João Caetano Abrunhosa, casado com a Sr.ª D. Maria Taciana Vaz Preto de Abrunhosa e da Sr.ª D. Laura de Abrunhosa Mansinho, casada com o Sr. Dr. João do Nascimento Mansinho e avó dos meninos Maria Bárbara, João António e Maria João Vaz Preto Abrunhosa e da menina Maria Inês de Abrunhosa Mansinho.
.
17 Setembro
Casamento
Com grande solenidade religiosa, realizou-se no dia 9, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, o casamento da Sr.ª D. Maria Cecília Queiroz Pereira Bacelar Carrelhas, filha da Sr.ª Dona (sic) Cecília Queiroz Pereira de Bacelar Carrelhas e do Sr. Dr. António Huet de Bacelar Carrelhas, com o Sr.
Carlos José Sanches Vaz Pardal, finalista do IST, filho da Sr.ª D. Maria Amália Sanches Vaz Pardal e do Sr. Dr. Ulisses Vaz Pardal, família de grande importância social na nossa província.
(…)
Durante as cerimónias de impressionante ambiente religioso, fez-se ouvir o Coral “Stella Vitae” em “Cristão cantai o hino”, de Bach e “Magnificat”, de Perrochot, “Kyrie, Sanctus e Agnus Dei”, de Franco Vittadini e “Ave Verum”, de Mozart
.
24 Setembro
Casamento
No Santuário de Fátima realizou-se, no passado dia 16, o casamento da Sr.ª D. Maria Regina Vieira de Almeida Álvares Pereira Vaz de Carvalho, filha da Sr.ª D. Maria Isolina Vieira de Almeida Vaz de Carvalho e do Sr. Albertino Álvares Pereira Vaz de Carvalho, com o Sr. António Carvalho Gonçalves Varão Romão, filho da Sr.ª D. Maria da Conceição Carvalho Gonçalves Varão Romão e do Sr. Dr. Domingos Martins Romão, já falecido.
Da noiva foram padrinhos seus tios Sr.ª D. Maria Alice Guedes de Oliveira Vieira de Almeida e o Sr. Prof. Doutor Francisco Vieira de Almeida e do noivo, sua mãe e seu irmão Sr. Joaquim Carvalho Gonçalves Varão Romão.
A cerimónia foi celebrada pelo Revº Padre Dr. José Vaz de Carvalho, S.J., primo da noiva.

16 junho 2010

As "bonecas" de Uber...

Humor antigo
com o traço de
Ubber.

- Não senhor!... Quem encontrou a luva fui eu!
Sou eu, portanto, quem a vai entregar àquela senhora!...

15 junho 2010

Jacarandás em Setúbal...

O prometido é devido...
.
Avenida 5 de Outubro
.
Avenida 5 de Outubro
.

Praça de Bocage

Praça de Bocage

No Largo do Quebedo

Avenida Rodrigues Manito

14 junho 2010

Amar...

Florbela Espanca

Florbela Espanca

(Serigrafia de Artur Bual)
.
Amar
.
Amar! Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui... além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente
Amar! Amar! E não amar ninguém!

Recordar? Esquecer? Indiferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!

Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!

E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...
.
(Florbela Espanca, «Charneca em Flor», in «Poesia Completa»)

13 junho 2010

Uma mensagem que recebi...

Estávamos no fim do ano anterior quando recebi, através do meu blogue. uma mensagem bem simpática. Para mal dos meus pecados, o "sistema" não me indica o endereço electrónico de quem comigo contacta... e a própria mensagem era também omissa nesse aspecto.
.
Não tive a oportunidade de responder quando dei conta deste facto... mesmo depois de já ter "alinhavado" umas palavras de agradecimento que desejava ter enviado ao Rodrigo. Que continuo a não saber quem é...

Transcrevo agora a mensagem do Rodrigo:
.
De: Anónimo [mailto:noreply-comment@blogger.com]
Enviada: segunda-feira, 28 de Dezembro de 2009 23:06
Para: jjmatos@netcabo.pt
Assunto: [Memoria recente e antiga] Novo comentário sobre Escrito no vento....
Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "
Escrito no vento...
.
"Olá. Muito boa noite.
Eu chamo-me Rodrigo, tenho 17 anos, e digo-lhe que fiquei fascinado com o seu blog.
Eu também sou natural de Castelo Branco e frequento a Escola Secundária de Nuno Álvares.
Fiquei bastante surpreendido por encontrar este blog fabuloso acerca do antigo Liceu e de todas as turmas, fotos, plantas, tudo...
E todo este blog é orientado por um senhor de 73 anos.
Maravilhoso.
Com todo o respeito, fiquei fã do seu blog.
Muito obrigado por investir em algo com o qual as pessoas já não se preocupam: a história, o passado.
Obrigado mais uma vez, e começarei a visitar frequentemente esta "relíquia".
Um abraço,
Rodrigo Vaz
.
(Publicada por Anónimo em Memoria recente e antiga a 03:47)

.

…e, no topo da outra ala do edifício do Liceu, a célebre alocução de Salazar que nos diz: “A charrua penetra o solo mais do que o ferro da espada; o espírito afeiçoa e transforma os homens e a natureza mais profundamente que a força material”.

.
Só um mês depois tentei responder a este meu jovem leitor...
Sem èxito, como poderão constatar...
.
sex 29-01-2010 18:36

"Olá, Rodrigo
.
Provavelmente já te esqueceste de mim… E eu bem o mereço!
Sem motivo aparente, ou suficientemente forte, fui deixando de dia para dia a resposta ao teu gentil email de 28 de Dezembro… e depois esqueci mesmo! Ao fim de um mês fui verificar o que é que estava sem resposta e… surgiste de novo à minha frente.
Peço desculpa pelo meu lapso.
Gostei imenso das palavras que me dirigiste mas não concordo com alguns dos termos que a tua bondade te levou a escrever…
Claro que não é um “blogue fabuloso”!... Claro que não se trata de uma “coisa” Maravilhosa… É apenas o resultado de um trabalho metódico que me levou a “bem observar” e a “bem registar”, na memória ou no papel (ou, agora, no disco rígido) factos e outros acontecimentos que, à priori, podem não ter qualquer importância
Mas, tudo aquilo que observamos e conhecemos, tem a devida importância quando passar algum tempo… E o tempo passa sempre mais depressa do que aquilo que pensamos.
Como sabes, temos em comum, sermos alunos da mesma Escola que para nós, os mais velhos, há-de ser sempre o Liceu…
Apenas há uma diferença… Eu estava no 1ºano do curso liceal quando o nosso liceu foi inaugurado!...
Também “gostei” que me tivesses tirado dois anos… És meu Amigo!
Quanto a teres ficado fã do meu blogue acho que isso me enche de vaidade. Espero continuar a escrever com o mesmo nível com que idealizei este meu “passatempo”.
Quanto a ti, agradeço as tuas palavras cheias de entusiasmo e apenas te dou um conselho que eu sei não ser necessário… Em toda a vida que te espera e tens pela frente, nunca deixes de te lembrar da tua Escola (da nossa Escola…) e faz os possíveis para manter o seu bom nome de modo a que, daqui por muitos anos possas, também tu, vir a receber um elogio como aquele que agora me dirigiste

.
Um abraço Amigo do
jjmatos

12 junho 2010

O "governo" de Sócrates...

Sábado
12.06.2010
in "Sol"

Testes de paternidade vão ser vendidos nos supermercados.
Os super e hipermercados poderão vender testes de paternidade, depois da autoridade que regula o sector do medicamento ter proibido a comercialização nas farmácias, disse à Lusa o responsável da empresa produtora.

.
O único teste de paternidade que esteve à venda nas farmácias chama-se UNODNA Trust e é um dispositivo que compara os perfis de ADN do homem e da criança, através de dois kits para recolha de amostras de saliva que são posteriormente enviados para um laboratório.
Os resultados finais chegam por meio informático, depois de o cliente instalar um programa no computador, que é enviado com o teste.
Mário Mendes, responsável da empresa UNODNA, que comercializa o teste, disse que as vendas têm estado «a correr bem» e que o objetivo da empresa era disponibilizar o produto em pelo menos 1800 farmácias.
Contudo, o Infarmed decidiu na terça-feira impedir a venda deste teste nas farmácias, alegando que «os testes de paternidade não são considerados dispositivos médicos para diagnóstico in vitro por não se destinarem a um fim médico».
Em declarações à agência Lusa, Mário Mendes concorda com o argumento do Infarmed, sendo o primeiro a lembrar que o teste «não é um dispositivo médico».
Mário Mendes lamenta, no entanto, esta postura da autoridade que regula o setor do medicamento que, segundo diz, não entende os propósitos da empresa ao querer disponibilizar um produto desta natureza «num estabelecimento de confiança, onde trabalham pessoas sérias».
«Tentámos fazer um produto diferente, de uma empresa que existe e é nacional, e vendê-lo num local de confiança. Apostámos na segurança e na transparência e tentámos fugir aos meios de distribuição duvidosos como a Internet, mas pelos vistos isso não interessa nada para o Infarmed», disse.
O responsável da UNODNA anunciou que o produto vai continuar a ser vendido e que existem várias alternativas em análise, como sejam os super e hipermercados.
«Estamos a estudar outros canais de distribuição, como a Internet, meio que queríamos evitar por se desenvolver num terreno obscuro. Mas o Infarmed empurra-nos para tal», adiantou.
O teste em causa custa cerca de 250 euros e «não tem validade judicial».

As "garotas" de Bosch Penalva


A revista Can Can nº31
publicava na sua capa em
25 de Agosto de 1960
esta "garota gulosa"...


Desenho de Bosch Penalva
.
Junto dela, o "artolas" do costume fazia um "exercício de introspecção"...



- Parece que sou estúpido! Para que
preciso eu desta lente de aumentar?!...
.
Para "fechar a página", Don Flowers desceu à praia...


- Primeiro usei fatos de banho de uma só peça...e os homens não repararam em mim; depois de duas, e a mesma coisa... Estou a ver que tenho de vir para a praia como quando nasci...

11 junho 2010

O Hotel de Turismo...

...em Castelo Branco já não existe há muito tempo! Mas faz ali muita falta...
.
Consta que os autores do seu desaparecimento... nunca mais tiveram um dia de sossego com a sua consciência!

Foi inaugurado em 30 de Maio de 1945
.

A foto que se segue, fornecida pelo João Carlos Sousa, é da "Sociedade Gestora" e foi obtida no dia da inauguração do Hotel de Turismo em 30-05-45

Em 1ºplano: Joaquim Martins Bispo, Dr.Augusto Duarte Beirão, Dr.João Lobato Carriço Goulão, Martinho Dias Coutinho e Ten.Cor.Pina Lopes.
No 2ºplano: Arq.Cunha Barros, Dr.Simplício Barreto Magro, Dr.Jaime Lopes Dias, Dr.Laia Nogueira e Elísio José de Sousa.
(obrigado, Maria Luisa Salavisa Salazar Antunes, por esta informação)

O ministério anti-professor

O ministério da educação já não existe na realidade. Os pedagogos da 5 de Outubro só existem no mundo do humor. E, no meio deste humor involuntário, lá vão destruindo a figura do "professor".
by Henrique Raposo


Henrique Raposo

9:04 Quinta-feira, 10 de Junho de 2010.

I. Nas últimas semanas, o humor do ministério da educação começou no grau de exigência das provas de final de ano. Numa prova do 6.º ano, os alunos foram confrontados com este desafio brutal: ordenar palavras por ordem alfabética. Repito: a prova era para o 6.º ano.

Uma prova de matemática, também do 6.º ano, tinha perguntas complicadas como esta: "quantos são 5 + 2?". Tal como disse a sociedade portuguesa de matemática, 14 perguntas deste teste de aferição do 6.º ano poderiam ter sido respondidas por alunos da primária. Em nome das suas estatísticas, os pedagogos da 5 de Outubro estão a destruir qualquer noção de empenho e rigor. Isto até seria cómico, se não fosse realmente grave.
.
II. Há dias, o humor chegou à própria arquitectura das escolas.
Um génio da "Parque Escolar" decidiu que a sala de aula já não pode ser o centro da escola, porque isso representa o passado, porque isso representa um ensino centrado, imaginem, no professor. A "Parque Escolar" quer "uma escola descentrada da sala de aula, em que os alunos se espalham por espaços informais, com os seus computadores portáteis, cruzando-se com os professores na biblioteca e discutindo projectos" . Alguém tem de explicar à "Parque Escolar" que uma escola não é um campo de férias. Alguém tem de explicar à "Parque Escolar" que o centro da escola é mesmo o professor. O aluno está na escola para aprender.
.
III. Já agora, aproveitando esta onda de humor involuntário produzida pela pedagogia pós-moderna, eu queria deixar uma proposta à "Parque Escolar" e ao ministério: que tal acabar de vez com o professor? Que tal substituir o professor por babysitters?
Porque nesta escola "moderna" os professores são isso mesmo: babysitters.

Uma salva de palmas para a 5 de Outubro.
.
Para quê comentários?!
Ainda tenho esperanças de os ver a serem julgados... pelos crimes que vêm cometendo impunemente.

09 junho 2010

Nuno Crato

No mesmo dia em que colaborou numa "Conferência/Debate" sobre "O Estado da Educação em Portugal - Algumas perspectivas", realizada no "Anfiteatro de Física", do Liceu Nacional de Setúbal (actual E.S.Bocage), conjuntamente com o Dr.Paulo Guinote, Nuno Crato foi nomeado presidente executivo do Taguspark.
.

Prof. Nuno Crato

"Nuno Crato é o novo presidente executivo do Taguspark, substituindo Américo Thomati, decidiram ontem os accionistas do parque tecnológico em assembleia geral realizada em Oeiras." (in."Público" - Economia, em 09.10.2010)

Nuno Crato é professor catedrático de Matemática e Estatística no Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa e presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática.
.

O cartaz da autoria de Rui Silva Branco

Anunciada há já algum tempo... com a presença de três figuras mediáticas com Nuno Crato, Paulo Guinote e Medina Carreira, a sessão decorreu a partir das 11horas com uma "baixa um pouco frustrante". Na verdade, foi marcada uma "falta de presença" ao Dr.Medina Carreira!... Uma "pequena" falha de coordenação devidamente explicada por Nuno Crato levou à justificação da ausência do Professor Medina Carreira.

Apenas lhe faltou ali "uma corda a cair-lhe do pescoço" para que Nuno Crato se transigurasse num autêntico Egas Moniz, quando justificou o desencontro que o levou a deixar em Lisboa o Dr.Medina Carreira.

Todos desculpámos o lapso havido... E até ficámos com a promessa e a firme esperança de ver neste Anfiteatro, num tempo próximo, a figura ilustre de Medina Carreira num outro "Debate" que, desde já, adivinhamos ser um êxito do tamanho deste a que assistimos agora.
.

Paulo Guinote e Nuno Crato

Os dois "especialistas" presentes justificaram plenamente
o interesse dos docentes da nossa Escola que encheram por
completo o Anfiteatro onde decorreu esta sessão
.
Com o organizador deste encontro, Dr.João Paulo Maia, a seu lado, a Directora da Escola, Drª Maria José Oliveira, faz a apresentação dos convidados desta reunião.
.
O Prof. Dr. Paulo Jorge Alves Guinote
.
Licenciado em História e Mestre em História Contemporânea pela F.C.S.H. da Universidade Nova de Lisboa.
Doutorando em História da Educação na F.P.C.E. da Universidade de Lisboa.
.
O Prof. Doutor Nuno Paulo de Sousa Arrobas Crato
.
Foi professor na Escola Secundária Rainha Dona Leonor, no Instituto Superior de Economia, na Universidade dos Açores, no Stevens Institute of Technology e no New Jersey Institute of Technology. Desde2000 é professor no Instituto Superior de Economia e Gestão. É também Pró-Reitor da Universidade Técnica de Lisboa.
.
Apesar das aulas que decorriam àquela hora, o Anfiteatro
esteve completamente cheio de professores interessados
no "Estado da Educação em Portugal"
. A intervenção de Paulo Guinote foi seguida com atenção por todos nós e antecedeu o debate extensivo aos assistentes que durou até quase às 14 horas... Provavelmente, nem todos os professores presentes almoçaram neste dia... tal foi o interesse que puseram na sua participação.

Setubalense - 1960 - Agosto

1 de Agosto
Liceu
O Liceu de Setúbal passa a preparar para todos os cursos superiores, à excepção da Licenciatura em Ciências Germânicas (Título de 1ªPágina)
O Liceu de Setúbal que nos últimos anos tem visto aumentar a sua frequência de maneira notável e regular, tendo subido o número dos seus alunos de 320 para 850, não possuía, infelizmente, todas as alíneas dos cursos Complementares atribuídas a liceus de cidades menos populosas e até, talvez, de menor projecção económica na vida nacional.
Mercê de diligências que o Reitor daquele estabelecimento de ensino, Sr. Dr. José de Mendonça e Costa põe no desempenho da sua missão e da lúcida compreensão do problema, por parte do Sr. Ministro da Educação Nacional, foi, por despacho de 25 do mes findo, autorizado o funcionamento, no nosso Liceu, no ano lectivo de 1960/61, de todas as alíneas dos Cursos Complementares, excepto a alínea b), o que significa que no Liceu de Setúbal poderá ser feita a preparação paro todos os Cursos Superiores, à excepção da licenciatura em Ciências Germânicas (Inglês e Alemão)
Está de parabéns Setúbal, que neste ano de 1960 festeja o seu Centenário de elevação a Cidade e festeja ainda o Centenário do seu Liceu. O nosso melhor agradecimento deverá ser manifestado ao Sr. Prof. Eng. Leite Pinto e, também, a expressão do nosso reconhecimento patenteadas ao Sr. Dr. José de Mendonça e Costa.
.
1 de Agosto
VI Campeonato Nacional de Caça Submarina
A equipa do CAIMF conquistou o 2ºlugar em Sesimbra e o 1º em Peniche.
Décio e Manafaia no campeonato mundial em Itália.
A equipa do CAIMF era constituída por Carlos Manafaia, Décio Gomes e Dr.Vitor Dias.
.
3 de Agosto
GNR
O capitão Tiago do Nascimento deixou o comando da Companhia da G.N.R.
.
6 de Agosto
Vitória FC
A Assembleia-Geral do Vitória deu à Direcção que elegeu, a garantia financeira que lhe foi pedida para o equilíbrio financeiro do Clube e o seu possível regresso à 1ªdivisão.
.
8 de Agosto
Vitória FC
Novos Corpos Gerentes do Vitória FC
Direcção:
Presidente - Virgílio Ferreira Fernandes
Vice-Presidente - Dr. Gonçalo Vaz Pinto
Vice-Presidente - Fernando Batalha Lopes Pedrosa
Secretário - Máximo Ferreira da Costa
Secretário - João Augusto Oliveira
Tesoureiro - Dr. Manuel José Constantino de Goes
Vogal - Henrique Paulo Neves Soudo
Vogal - Sérgio Martins Pintado
Vogal - Júlio da Silva Tavares
Vogal - Daniel da Silva Frixell
Vogal - João Lúcio Monteiro
Substitutos - Dr. Vitor Dias
Substitutos - Dr. Álvaro de Matos
Substitutos - Carlos José Pinto
Substitutos - Dr. José O'Neill
.
8 de Agosto
Parque do Bonfim
Decorrem com intensidade os trabalhos de ajardinamento do Parque do Bonfim.
.
13 de Agosto
Novo Comandante da GNR
O Sr. Cap. José Alfredo de Melo Cardoso Corte Real Manteigas (?) assumiu o comando da Companhia da GNR, em Setúbal.
.
17 de Agosto
Dr. Agostinho de Carvalho
O Setubalense honra-se com a transcrição feita pelo jornal "O Benfica" de um artigo por si publicado e assinado por este meritíssimo Juiz.
.
27 de Agosto
Vitória FC
Sensação Vitoriana:
Artur Vaz foi dispensado com a "carta" na mão!!!
.
29 de Agosto
Tenente-Coronel Pereira Santana
Foi promovido ao actual posto de Tenente-Coronel de Infantaria, o Sr. António Pereira Santana que, como major, já exercia as funções de 2ºComandante do RI 11

08 junho 2010

Ainda não se riu hoje?!...

"Por tudo o que foi feito e por tudo o que deixei esboçado e proposto, saio de consciência tranquila".

Vitor Constâncio
Ex-Governador do Banco de Portugal
.
in."Público"
08.06.2010

São quadras, meu bem... são quadras!...

Poisar na vida de um Homem
Como poisa numa flor
É coisa de borboleta
Tocada pelo Amor...

07 junho 2010

Beira Baixa - 1961 - Agosto

06 Agosto
Arquitecto Luís Marçal Grilo
Na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, defendeu tese, tendo ficado aprovado com a alta classificação de 17 valores, o nosso muito estimado amigo e assinante, Sr. Arquitecto Luís Carrega Marçal Grilo
A tese apresentada, como é do conhecimento dos nossos leitores através de uma entrevista oportunamente publicada nas colunas deste semanário, foi a do projecto de um Pavilhão de Desportos em Castelo Branco,
Ao jovem e brilhante arquitecto apresenta a “Beira Baixa” as suas felicitações com os desejos do maior êxito na sua vida profissional.
.
06 Agosto
Espectáculos
Hoje – Sob dez bandeiras, com Van Hefflin e Charles Laugthon
3ªf - O inimigo da minha mulher. Com Vitorio de Sica e Giovana Ralli
5ªf - O jogo da vida, com Richar Burton e Angie Dickinson
Dom - Será para mim, com Clark Gable e Carrol Baker
.
13 Agosto
O Sr. Cónego Anacleto Martins foi alvo de uma expressiva homenagem dos católicos em Castelo Branco,
.
13 Agosto
D. Aida Nunes de Sousa Palmeiro
Vítima de uma queda quando se encontrava ainda em Castelo Branco, momentos antes de partir para férias na Figueira da Foz, encontra-se internada na Casa de Saúde de São Julião, daquela Vila(?!) com diversas fracturas, a Sr.ª D.Aida Nunes de Sousa Palmeiro, esposa do Sr. Dr. Francisco José Palmeiro, Presidente da Câmara em exercício do nosso Concelho.
À ilustre Senhora, deseja “Beira Baixa” o mais rápido restabelecimento.
.
20 Agosto
Castelo Branco não merecerá também espelhos auxiliares de trânsito?”
É um título acompanhado de uma foto no cruzamento junto à Farmácia Vaz Oliveira.
.
20 Agosto
Quadras populares (na pg.5)
.
“O meu amor é um tolo
Quando pensa que o adoro
Pensa que eu choro por ele
Mas só eu sei por quem choro”
.
“Entre o trevo nasce trevo
Entre o trevo nasce salsa
Antes uma feia firme
Do que uma bonita falsa”.
.
27 Agosto
De luto
Na madrugada do passado dia 17, faleceu na sua casa em Lisboa, a Sr.ª D. Maria da Ressurreição Baptista Saraiva, esposa do conhecido historiador Sr. Dr. José Saraiva, mãe dos Srs. Capitão de Engenharia Mário José Baptista Saraiva, Dr. António José Saraiva, escritor e ensaísta, que actualmente se encontra em França; Dr. José Hermano Saraiva, advogado, escritor e deputado da Nação; D. Maria José Baptista Saraiva Lopes da Silva; Eng. Fernando Baptista Saraiva e D. Florinda Baptista Saraiva.
O funeral que se realizou no dia 19 para o cemitério das Donas, constituiu enorme manifestação de pesar.
.
27 Agosto
Henrique Silva capitaneará a equipa do Sport Benfica e Castelo Branco.”
Acedendo ao convite que lhe foi feito pela secção de futebol do clube, o defesa central do grupo albicastrense, Henrique Silva, albicastrense nato, será uma vez mais o capitão do “onze” de Castelo Branco.
.
27 Agosto
Espectáculos
Hoje – Nunca aceites nada de um estranho
3ªf – O homem que ninguém deteve, com Robert Middleton
5ªf – Romeu e Julieta com Cantinflas
Sab – Quando o céu é maia azul, com Willy Birgel
Dom – Um estranho nos meus braços, com June Allison e Jeff Chandler

06 junho 2010

O turismo de Sócrates

Na Coluna de Vasco Pulido Valente
"Opinião" - no "Publico" em 06.06.2010


Vasco Pulido Valente

O eng. José Sócrates, como é sabido e lamentado, anda por esse mundo a pedinchar dinheiro para Portugal. Começou com farroncas de “modernizador” e acabou caixeiro-viajante de nossa miséria. Uma actividade que ele provavelmente considera heróica e a que chama, para consumo interno, “diplomacia económica”: com certeza para não lhe chamar coisa pior. Esta diplomacia parece que lhe permite fazer declarações de amor ao repelente sr. Chávez da Venezuela, o inventor do “bolivarismo” e um populista autoritário, sem educação e sem vergonha. O português, coitado, assiste ao espectáculo caladinho e quieto, porque tem um longo hábito do vexame e porque a experiência histórica já o ensinou que a cavalo dado não se olha o dente. Mas mesmo o português não engole tudo.
.

"O sr. Sócrates"

Digo isto porque ultimamente o sr. Sócrates resolveu juntar à pedinchice uma espécie de turismo pessoal que nos compromete. Quando foi ao Brasil meteu uma lusitaníssima “cunha” ao Presidente Lula para conhecer o cantor (e compositor) Chico Buarque de Hollanda. Sendo primeiro-ministro, este extraordinário desejo de Sócrates significa, em princípio, que Portugal inteiro está interessado em Buarque de Hollanda e lhe atribui uma particular importância. Não se consegue imaginar que espécie de importância e não vale a pena fazer esforço, porque a certa altura se descobriu que a atracção de Sócrates pelo homem era meramente pessoal. Gostava dele como poderia gostar do Pato Donald ou de um actor de telenovela. São manias de criança (ou de adolescente), que ninguém lhe deve levar a mal.
.
Só que aproveitar uma situação privilegiada para satisfazer uma curiosidade infantil não assenta muito bem num primeiro-ministro, e Sócrates, percebendo isso, arranjou maneira de disfarçar a coisa. O Gabinete dele anunciou tudo ao contrário: afinal era o Buarque de Hollanda quem queria conhecer o celebérrimo e fascinante Sócrates do “Simplex” e do défice. Infelizmente, Buarque de Hollanda desmentiu logo essa versão dourada. O facto é que Sócrates se enfiou à força em casa dele (de fotógrafo à trela) não se imagina porquê nem para quê. Para arranjar um autógrafo, para ouvir a criatura “ao vivo”, para se inscrever no clube dos fãs? Não há maneira de tirar o caso a limpo. A única verdade incontestável é que, por um capricho, o primeiro-ministro abusou do seu cargo e humilhou o país. Para mim, basta.
.

A cunha...

No ambito das actividades do Núcleo de Astronomia que na "passagem" do século funcionava na nossa Escola, foi criado um Boletim trimestral que viu a "luz das estrelas" (...e também a luz do Sol, claro!) durante dois anos. Se bem me lembro, saíram oito números... o último dos quais em 1 de Dezembro de 2001. Já eu tinha entrado de "folga permanente"...

Era este o aspecto tipo do "cabeçalho" de todos os Boletins publicados.
.
A par de notícias, textos, artigos científicos e outros veículos com interesse para os "aprendizes" de Astronomia que eram os nossos alunos membros do Núcleo, surgia sempre (quase sempre...) uma "Nota de abertura" sobre temas que diziam respeito à comunidade escolar... Sugestões, críticas, gritos de alarme...
.
Deixo aqui uma em que relato um "caso" passado comigo no ano lectivo de 1980/81. Ficou escrita no "Boletim nº7", publicado em 01 de Setembro de 2001
Nota de abertura
.
No decorrer do ano lectivo iniciado em Outubro de 1980 tive a meu cargo as turmas de Biologia do 12ºAno de Escolaridade, na Escola Secundária nº1 acabada de inaugurar. Eu tinha aceite um convite para um destacamento naquela Escola que ia ser o local onde os alunos em regime diurno iam continuar os seus estudos.
Alunos, das mais variadas proveniências, adaptaram-se com maior ou menor facilidade ao rigor dos novos programas e nem da falta de tempo se podiam queixar muito, já que dispersavam o que tinham disponível apenas por três disciplinas...
Talvez por dificuldades resultantes de um tardio arranque das aulas, talvez por qualquer outra razão que a distância no tempo não deixa recordar, as primeiras classificações apenas surgiram no final do 2ºPeríodo.
Dos muitos alunos que então frequentaram a minha disciplina recordo uma jovem recém chegada àquela Escola, transferida há pouco de uma região interior menos favorecida em condições de aprendizagem e progressão escolares, invadida um pouco antes por uma “famigerada” acção das brigadas de “alfabetização” promovida pelos “militares” saídos da revolução...
Aos testes realizados então, a que qualquer “bom aluno” respondia com classificações acima de 15, e a que qualquer aluno “menos bom” facilmente ultrapassava um “mísero”10, a nossa jovem aluna, carregada de insuficiências de base, deficiente em matérias simples que deviam ter sido “absorvidas” em anos anteriores, incapaz de perceber as mais simples noções concernentes àqueles novos programas, ficava-se regularmente, nos testes, pelos 4(quatro) valores!!
Recordo com alguma mágoa que em dado momento, quase no final daquele mesmo 2ºperíodo, recebi um “recado” proveniente de alguém que há uns meses havia sido colocado, como professor, na minha Escola de origem... na nossa Escola!...
Mandava-me esse “artista”, essa “estrela”, uma “informação” que eu deveria “arquivar” na memória... Mandava-me dizer que ele era Professor efectivo no Liceu e que era familiar de fulana... a tal aluna com graves e irreversíveis sintomas de ignorância...
É claro que eu não o conhecia ainda... É óbvio que também ele não me conhecia mim... Ficou então a conhecer!...
E é aqui que este tão triste episódio justifica a sua evocação neste Boletim de Astronomia.
Na verdade, aquele “recado” foi para mim um choque que me fez “ver as estrelas”...
Como é que se pode não “ver as Estrelas” quando se depara com um acto premeditado de corrupção vindo de um indivíduo que deveria ser um exemplo para os seus alunos, para todos os Alunos desta casa que é a nossa e para toda a comunidade escolar?!...
Podem dizer-me: “Mas essas estrelas que viste há vinte anos... são estrelas do passado!...”
Não meus Amigos!... Essas “Estrelas” ainda agora se podem observar na nossa Escola... no mesmo local do Universo onde pairavam há vinte anos... Continuam a actuar da mesma maneira. Corruptamente... pela defesa das suas “Próximas”...
.
jjmatos